O que é o nardo puro?

Perguntado por: mprates . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Nardo (Nardostachys jatamansi), também conhecido como espicanardo, nardo Indiano e jatamansi, é uma planta originária do Nepal, China e Índia cujo óleo essencial é usado como perfume ou para fins medicinais.

Este óleo da unção feito de azeite virgem da Galiléia e Jerusalém, perfumado com óleo de nardo e essências de extratos de flores da terra da Bíblia. Também chamado nard, nardin e muskroot. Pode ser esmagado e destilado em um óleo essencial de cor âmbar intensamente aromático, que é muito espesso em consistência.

Possui propriedades: antiinflamatória, antipirética, bactericida, desodorante, fungicida, laxativa, sedativa, tônico cardíaco e do sistema nervoso. Recomendado para enxaqueca, problemas de pele (inflamação, psoríase, dermatite), pele madura (pela ação rejuvenescedora, nutre e suaviza).

E a casa encheu-se com a fragrância do perfume. No capítulo 14 de Marcos, é mencionado que o frasco de perfume em questão custava 300 denários, quantia que correspondia aproximadamente a 300 dias de salário, o que significa que era um óleo muito caro.

“Na Bíblia, os óleos eram usados para ungir uma determinada pessoa, normalmente com o objetivo de atribuir autoridade a uma pessoa que vai exercer alguma função, como um rei ou um profeta, por exemplo. Além disso, a unção com um óleo também ocorria quando alguém necessitava de cura.

Na Antiguidade o perfume estava ligado a questões de ordem religiosa, sagrada, mas conforme passam os séculos, as fragrâncias começam a adquirir um valor terapêutico, de higiene e de prevenção de contágio de doenças, para finalmente adquirir um uso essencialmente hedonista.

O vaso representa a sua vida e o conteúdo simboliza as coisas que você vem ajuntando dia a dia dentro de si. Vou ajudá-lo com as seguintes questões, que você deve responder somente pra você mesmo: 1 – Pela intervenção do Salvador, aquela mulher ficou livre do que a molestava.

Pela avaliação dos discípulos, o vaso de alabastro com o bálsamo valia mais de trezentos denários, o que correspondia aproximadamente ao salário completo de quase um ano de trabalho.

A mirra. A mirra é uma secreção vegetal que desde cedo acompanhou o incenso e era frequentemente utilizada em medicina, como desinfetante e analgésico.

O vaso de alabastro - ou frasco de alabastro - era uma espécie de recipiente para armazenar óleos, essências e perfumes. Por armazenar um material de valor, os vasos de alabastro eram objetos bem elaborados para a época. Essa espécie de cerâmica antiga era selada para conservar as propriedades do perfume ou óleo.

Os mais conhecidos são a mirra e o incenso que os Três Reis Magos oferecem ao bebê que acaba de nascer em Belém; ou o nardo que uma mulher usa para perfumar a cabeça e os pés de Jesus de Nazaré.

Estes vasos eram feitos de uma pedra encontrada perto de Alabastro no Egito, e por isso os gregos deram a eles o nome da cidade onde foram feitos. O nome foi dado então à pedra de que era feitos; e finalmente para todos os vasos de perfume, de qualquer material que eles fossem formados.

O ato de "derramar" nos traz três lições: Dedicação exclusiva - Tendo derramado todo o perfume sobre Jesus, Maria não poderia mais prestar essa homenagem a outra pessoa. Tendo o compromisso que temos com Cristo, não podemos tê-lo com um ídolo. Nada restou do nosso perfume que possa ser dado a um outro deus.

Lucas 7:37 (Vaso de alabastro) - Bíblia.

Os Produtos utilizados para a unção
Era utilizado para ungir os pés dos hóspedes, simbolizando a alegria pela chegada daquele hóspede, e desejando-lhe boas vindas (Jo 11.2; Dn 10.2-3; Rt 3.3). Óleos curativos: Usavam-se os óleos com poder curativos para amolecer feridas e purificá-las (Is 1.6, Lc 10.34).

de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.

Surgimento do perfume
Durante os rituais, eles tinham o costume de queimar madeiras, especiarias e ervas, o que deu origem a uma espécie de incenso.

E aquela mulher, da cidade de Betânia, fez isso. Derramou sobre Ele todo o seu unguento. Ela foi uma mulher sábia e aproveitou a oportunidade para dar a Jesus algo muito precioso.

Alabastro: s. m.-Miner. - Variedade maciça e translúcida de gipsita (gipso), com cristais diminutos, geralmente branca, com manchas alongadas e paralelas claras. As seguintes tonalidades podem ocorrer: amarela, cinza, vermelha, marrom e alaranjada. Muito usada na produção de objetos ornamentais.