O que é o Naps?

Perguntado por: umoreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

A declaração Universal dos Direitos da Vítima preconiza que esta receba assistência material, médica, psicológica e social necessárias, através dos meios governamentais, ressaltando a importância para a restituição da paz social.

Segundo a Portaria 336/2002 do Ministério da Saúde, o CAPS deve possuir uma equipe multiprofissional constituída de psiquiatras, neurologistas, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, ...

Os Centros de Atenção Psicossocial - Caps são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em ...

O NAPS nasceu em 1989, tendo como eixo a desconstrução do manicômio, produzindo uma instituição que não segregue e não exclua. O NAPS possui algumas estratégias que são fundamentais para a realização de seus objetivos.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são destinados ao atendimento de pessoas com sofrimento mental grave, incluindo aquele decorrente do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.

Os CAPS podem ser de tipo I, II, III, álcool e drogas (CAPSad) e infanto- juvenil (CAPSi). Para sua implantação deve-se primeiro observar o critério populacional, cujos parâmetros são definidos da seguinte forma (Ref.:Portaria GM nº.

Dados fornecidos por estudo realizado pela Universidade de Harvard indicam que, das dez doenças mais incapacitantes em todo o mundo, cinco são de origem psiquiátrica: depressão, transtorno afetivo bipolar, alcoolismo, esquizofrenia e transtorno obsessivo-compulsivo (MURRAY E LOPEZ, 1996 apud BRASIL, 2003).

O CAPS i II é direcionado para atender crianças e adolescentes. Já o CAPS ad II oferece atendimento para os pacientes com transtornos resultantes do uso e dependência de substâncias psicoativas. As populações acima de 200.000 habitantes contam com a regulamentação de um tipo específico de CAPS III, o CAPS ad III.

Ensino Superior Completo (Formação em Enfermagem); Registro no Conselho de Classe Ativo; Pós Graduação em Saúde Mental ou Enfermagem Psiquiátrica, concluída ou cursando. Experiência mínima de 06 meses devidamente comprovada na função de Enfermeiro em Saúde Mental.

Estes componentes são constituídos por um elenco de pontos de atenção, dentre os quais se destacam os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) em todas as suas modalidades: CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPS i, CAPS ad e CAPS ad III.

São diretrizes da Rede de Atenção Psicossocial:

  • Eixo 1: Ampliação do acesso à rede de atenção integral à saúde mental.
  • Eixo 2: Qualificação da rede de atenção integral à saúde mental.
  • Eixo 3: Ações intersetoriais para reinserção social e reabilitação.
  • Eixo 4: Ações de prevenção e de redução de danos.

Antes de entrar no sistema, o paciente passa por uma triagem feita por um profissional ligado ao serviço. Uma vez aceito, passará por uma avaliação psiquiátrica. Caso tenha possibilidade de ser reabilitado profissionalmente é encaminhado para a SeRP.

A rede é composta por serviços e equipamentos variados como: os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em suas diversas tipologias e portes; os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT); os ambulatórios multiprofissionais, os Centros de Convivência e Cultura, as Unidades de Acolhimento (UAs), os leitos de saúde mental ...

Manicômio é o nome dado ao estabelecimento ou hospital psiquiátrico especializado em tratar de pessoas com problemas mentais. O manicômio, também conhecido como hospício, alberga pessoas com diferentes tipos de transtornos mentais, por norma aquelas que apresentam patologias mais severas.

Em geral, as pesquisas na área de saúde mental valem-se do termo família para designar aquela pessoa que cuida de um parente com sofrimento mental severo, pois o mais habitual é que entre os entrevistados nessas pesquisas haja apenas um representante da família, aquele que cuida sozinho do parente adoecido.

H

  • Hospício de Diamantina.
  • Hospício Pedro II.
  • Hospital Colônia de Barbacena.
  • Hospital Colônia Doutor João Machado.
  • Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Professor André Teixeira Lima.
  • Hospital Galba Velloso.
  • Hospital Nina Rodrigues.
  • Hospital Psiquiátrico Allan Kardec.

§ 1º A permanência de um mesmo paciente no acolhimento noturno do CAPS AD III fica limitada a 14 (catorze) dias, no período de 30 (trinta) dias. § 2º Caso seja necessária permanência no acolhimento noturno por período superior a 14 (catorze) dias, o usuário será encaminhado a uma Unidade de Acolhimento.

Nos CAPS III, especificamente, existem vagas de acolhimento integral, nas quais os usuários podem permanecer para tratamento durante os estados mais agudos da doença por até quinze dias.

Procure o CAPS. Os centros de Atenção Psicossocial (CAPS) fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), responsável pela formulação de diretrizes e estratégias em saúde mental. Estas unidades atendem todos os casos de depressão, mas são especialmente formulados para os níveis moderados ou graves.

Continuar lendo