O que é o movimento de reconceituação do Serviço Social?

Perguntado por: gxavier . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.

Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 84, ano XXVI, 2005. afirma que a Reconceituação pode ser considerada uma desconformidade política com o saber acadêmico instalado, em uma crítica negativa, tanto para o exercício profissional, como para os arranjos institucionais em que o exercício profissional tem lugar.

José Paulo Netto em Ditadura e Serviço Social (2007), o qual interpreta o referido movimento de reconceituação por meio de três vertentes teóricas, quais sejam: modernização conservadora, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura.

Alguns autores, como José Paulo Netto (2001), por exemplo, dizem que a reconceituação do serviço social brasileiro foi impulsionada pelo seminário realizado em Porto Alegre no ano de 1965, o que há de convir que foi um grande marco para a profissão, mas este momento de críticas e de revisões da prática profissional se ...

O Movimento de Reconceituação no Brasil: o projeto profissional da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais (1964-1980).

Destarte, longe de possuir uma homogeneidade, tal movimento se expressou, de acordo com Netto (2010), em três vertentes: vertente modernizadora, vertente de reatualização do conservadorismo e a vertente de intenção de ruptura.

Tal processo se dá em três direções: perspectiva modernizadora, reatualização do conservadorismo e ruptura com o Serviço Social “tradicional”.

No período de 1965 a 1975 ocorre um marco importante no Serviço Social na América Latina: o movimento de reconceituação, impulsionado pela intensificação das lutas sociais no continente que se refratavam na universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, com nítidas particularidades nacionais.

Assim, a partir do Movimento de Reconceituação, segundo Netto (2001), é desenvolvida uma disputa entre projetos políticos que divergem no interior da profissão. Tal disputa é polarizada por três vertentes teórico-metodológicas denominadas: Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura.

Na prática, o que os assistentes sociais fazem é elaborar, coordenar, analisar e executar programas em diferentes áreas, como educação, habitação, assistência social, cultura e saúde. Além disso, são eles que ficam em contato direto com as pessoas em situações de vulnerabilidade.

O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.

Naquela Escola foi formulado o conhecido “Método Belo Horizonte”, expressão do Movimento de Reconceituação latino- americano na particularidade brasileira.

É correto afirmar que o Movimento de Reconceituação se inicia em plena ditadura militar brasileira. d) É correto afirmar que o Movimento de Reconceituação se inicia em 1965.

O projeto ético-político hegemônico na profissão está vinculado a um projeto de transformação da sociedade, que propõe a construção de uma nova ordem social, sem dominação e/ou exploração de classe, etnia e gênero.

O documento de Araxá surge durante o Movimento de Reconceituação como manifestação de inquietação da categoria na profissão, e compõe marco histórico para o Serviço Social, tendo como objetivo principal romper com o assistencialismo, comportamento herdado do tradicionalismo na prática profissional.

Respalda-se que o Projeto Ético Politico possui três pilares, sendo: a Lei de diretrizes e bases, o Código de ética de 1993 e a Lei de regulamentação da profissão.

O documento de Araxá, como ficou conhecido, foi elaborado por 38 Assistentes Sociais, diz respeito ao “rompimento” com as bases mais tradicionais da profissão, com os processos de Casos, Grupos e Comunidades. O que foi proposto não foi um rompimento propriamente dito, mas o tradicional sobre novas bases.

A intervenção profissional do assistente social pode ser caracterizada pelo atendimento às demandas e necessidades sociais de seus usuários, que podem produzir resultados concretos, tanto nas dimensões materiais, quanto nas dimensões sociais, políticas e culturais da vida da população, viabilizando seu acesso às ...

Alternativas: a)É correto afirmar que a fenomenologia esteve presente junto a perspectiva modernizadora no Movimento de Reconceituação do Serviço Social brasileiro.