O que é o motor MSI?

Perguntado por: lsalgueiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

– Motores MSI (multipoint sequential injection) são. todos aqueles com potência acima de 100 cv, ou seja, os 4-cilindros EA111 de 101/104 cv e o recente EA211. de 110/120 cv que, por enquanto, está no Gol Rallye e.

MSI – Multipoint Sequential Injection. R-Line – Linha esportiva. Sportline – Linha esporte. TSI – Turbocharger Stratified Injection.

O Volkswagen Polo MPI só difere do MSI por não ter os apliques nas laterais e nem o logotipo “MSI”.

104 CV

1) Desempenho e Consumo
Pensando nisso, o Voyage MSI 2019 não decepciona: seu motor 1.6 TOTALFLEX com 4 cilindros e 2 válvulas por cilindro tem uma potência de 104 CV e alcança a velocidade máxima de 186 km/h.

Volkswagen Virtus MSI – motor
Tal motor 1.6 MSI (Multipoint Sequential Injection) pertence à família EA-211 e deriva do 1.0 litro flex de três cilindros usado pelo up!, Gol e Polo.

A lubrificação ineficaz dos motores TSi podem provocar desgaste acentuado em bronzinas de biela e comando de válvulas. Folga no eixo da turbina também é um problema que este motor pode apresentar e provoca alto consumo de óleo.

A motorização de Polo e Virtus vai mudar na próxima linha 2023, junto com a reestilização de meia-vida da dupla, que deverá estrear no segundo semestre de 2022.

10/02/2022
Para atender às novas regras de emissões (poluentes e evaporativas) e ruídos do Proconve L7, a Volkswagen promoveu uma grande mudança em sua gama de produtos no mercado brasileiro. A marca tirou de linha o motor EA111 1.6 de 8 válvulas e 104 cv que equipava os modelos Gol e Voyage.

Para começar, o Polo MPI é a única versão equipada com o motor 1.0 aspirado de 3 cilindros (12 válvulas) que entrega 77 cavalos de potência com gasolina e 84 cv com etanol e 9,6 kgfm/10,3 kgfm (gasolina/etanol) de torque. Este propulsor é exclusivamente associado ao câmbio manual de 5 marchas.

Abandonou siglas no que diz respeito às versões convencionais, que recebem nomes como Trendline (de entrada), Comfortline (intermediária) e Highline (de topo), além da Sportline, hoje aposentada.

Diferente do Up MPI, o TSI vem com a transmissão MQ200. Assim, no Up TSI as relações de transmissão manual são as mesmas do modelo com o motor MPI. Mas o diferencial foi alongado para 3,625:1. Isso faz com que o motor trabalhe em rotações mais baixas quando o carro trafega em estradas.

A sigla TS que significa Touring Sport, cuja tradução para o português é Turismo Esporte também teve o “I” adicionado, devido ao uso de injeção eletrônica. Porém, do mesmo modo que a sigla GTI, atualmente ela não designa mais as versões dos carros, mas somente os motores da marca Volkswagen.

MPFI – Multipoint Fuel Injection (injeção de combustível multiponto). MPI – Multipoint Injection (injeção multiponto). RL – Ranking Low (ranking inferior).

9,5 km/l

Polo 1.6 MSI – 9,5 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina.

O motor 1.6 MSI tem duas variantes, uma com 8 válvulas e outra com 16 válvulas.

O Virtus, por sua vez, fará, com etanol, 9,6 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada e, com gasolina, 13,8 km/l e 16,3 km/l no trânsito urbano e rodoviário respectivamente.

Virtus 2023 é mais econômico
O Virtus TSI automático, com etanol, faz 8,7 km/l (cidade) e 11,0 km/l (estrada). A gasolina, são 12,4 km/l (cidade) e 15,6 kml (estrada). Para efeito de comparação, quando com álcool o Virtus 2022 faz 8,3 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada.