O que é o motivo dominante de compra?

Perguntado por: rgonzaga . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
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Um motivo dominante é aquele que tem a influência controladora de nosso movimento. Sendo assim, veremos a seguir os mais importantes motivos de compra demonstrados por muitos clientes: O desejo de continuar vivo e com saúde (auto conservação). O desejo de ganhar dinheiro (avareza ou ambição).

Desejos inconscientes e sociais no processo de compra
Como se pode notar, são muitos os fatores que influenciam uma compra, incluindo também elementos cognitivos, como motivação, memória, valores. Isso sem falar das características individuais, tais como idade, classe social, nível cultural, estilo de vida, renda.

Os principais fatores de influência na decisão de compra

  1. Classe social. Um ponto importante que vai influenciar a decisão de compra do consumidor é a sua classe social. ...
  2. Faixa etária e estágio de vida. ...
  3. Estilo de vida. ...
  4. Influenciadores. ...
  5. Off-line, online e mobile.

De acordo com Kotler (2000), “além do preço final de um produto, os prazos de pagamento, descontos e condições de créditos são aspectos diretamente relacionados ao seu custo e que, na maior parte das vezes, funcionam como fatores de influência na decisão de compra dos clientes”.

Quais são os 8 principais gatilhos mentais para vendas online?

  • Gatilho de escassez.
  • Gatilho de urgência.
  • Gatilho de novidade.
  • Gatilho de dor.
  • Gatilho de prazer.
  • Gatilho de confiança.
  • Gatilho de reciprocidade.
  • Gatilho de autoridade.

Para isso, organizamos um passo a passo de como despertar o desejo de compra no cliente.

  1. Quem está disposto a se mover agora. ...
  2. Sinais de urgência. ...
  3. Explore os sinais dos clientes. ...
  4. Forma como você faz as perguntas. ...
  5. Leve a conversa para a zona do negócio. ...
  6. Não deixe nada subentendido.

Solidez e Reputação
Assim como você busca conhecer mais sobre a empresa do seu futuro cliente, ele também busca informações sobre a sua. Na hora da avaliação, informações como tempo de atuação, presença no mercado, depoimentos e cases de clientes pesam bastante.

São vários os motivos para realizarmos nossas compras, considerando desde o nosso subconsciente, passando por uma briga interminável entre desejo e necessidade, somados a outros fatores e pelas influências sofridas diariamente. Sim, somos influenciados a todo momento. São pequenos momentos de impacto.

Uma pesquisa que avalia tendências do consumidor brasileiro (CXTrends 2019) mostrou que entre os principais fatores que fazem uma pessoa comprar novamente de uma empresa estão: a qualidade do produto/serviço, em primeiro lugar, e, em segundo, empatados, o atendimento e o preço.

Quais fatores que influenciam a compra?

  • Cultura. O primeiro e mais forte fator de influência no comportamento do consumidor é a cultura na qual ele está inserido. ...
  • Papel Social. ...
  • Medos e frustrações. ...
  • Desejos e necessidades.

Iniciador: pessoa que sugere comprar o produto ou serviço e reúne informações que ajudam na decisão. Influenciador: pessoa cujos pontos de vista influenciam a decisão. Decisor: aquele que decide se deve comprar, o que, como e onde comprar. Comprador: quem efetua a compra.

1. Consciência da necessidade. Consciência ou reconhecimento de uma necessidade ou problema é a primeira etapa de um processo de compra.

Os 7 Fundamentos da Estratégia de Vendas.

  1. Formação da equipe de vendas. Contratar e demitir custa muito caro. ...
  2. Metas e objetivos. Uma equipe vencedora compra a ideia de seu líder quanto à obtenção de metas. ...
  3. Técnicas de venda. ...
  4. Atitudes e habilidades. ...
  5. Motivação. ...
  6. Gerenciamento. ...
  7. Resultado.

Quais as 8 etapas do processo de vendas?

  • Planejamento e preparação.
  • Prospecção.
  • Abordagem.
  • Levantamento de necessidades.
  • Proposta.
  • Negociação.
  • Fechamento.
  • Pós-venda.

As principais etapas do processo de vendas

  • Atenção e Interesse. Uma das metodologias que cita essa etapa é a AIDA (que significa Atenção, Interesse, Desejo, Ação). ...
  • Investigação. ...
  • Solução. ...
  • Assinatura do Contrato.

Vários fatores influenciam o comportamento de compra e afetam escolha do consumidor. Como por exemplo, fatores sociais, familiares, culturais, econômicos e psicológicos agem e interagem em conjunto para criar um composto que vai basear todo o processo decisório do cliente.

O poder cultural das marcas está diretamente relacionado com as formas de comunicação de conteúdos, porque são eles que influenciam o modo de agir e a decisão de compra. Esse processo de “conquista” de uma marca começa com pequenas comunicações. Ou seja, mensagens que introduzem o tema para a sociedade.