O que é o monte do Senhor?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

O “monte do Senhor” refere-se ao templo. Em Isaías 2:2–4, Isaías contou uma visão e fez uma profecia que seria cumprida de muitas formas.

Um monte pode representar uma barreira protetora, mas também, uma presença clara e incontestável. E entendi que assim é Deus, sempre presente ao nosso redor.

“Vamos subir ao monte do Senhor, para que ele nos mostre o seus caminhos e nos ensine a cumprir os seus preceitos” (Is 2,3). O lugar do monte, na bíblia refere à interioridade, lugar de estar com Deus, lugar do cultivo intenso da oração.

3 Quem será digno de subir ao monte do Senhor? Ou de permanecer no seu lugar santo? 4 O que tem as mãos limpas e o coração puro, cujo espírito não busca as vaidades nem perjura para enganar seu próximo.

O “Monte Sinai” ou “Horebe”, o “monte de Deus”, é, de fato, um lugar especial no contexto bíblico; um lugar de encontro entre o humano e o divino.

Disse o SENHOR a Moisés: “Suba o monte, venha até mim e fique aqui; e lhe darei as tábuas de pedra com a lei e os mandamentos que escrevi para a instrução do povo”. Moisés partiu com Josué, seu auxiliar, e subiu ao monte de Deus. Disse ele às autoridades de Israel: “Esperem-nos aqui, até que retornemos.

1 SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? 2 Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.

Salmo 121:2
Aprendemos aqui que, para vencermos o medo, precisamos retirar o nosso olhar dos "montes" (situações adversas), colocando o nosso foco na presença de Deus, que está ao nosso lado nessa caminhada da vida, e nos protege do mal.

O texto sagrado fala que 600 000 homens cruzaram o Mar Vermelho para o Sinai.

31 Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.

São religiosos, a maioria evangélicos, que vão ao monte para orar e louvar a Deus. A prática é antiga. Há cerca de 4.000 anos antes do nascimento de Jesus Cristo, hebreus e samaritanos se encaminhavam às montanhas em busca de um local onde pudessem ficar reclusos, segregados.

, também conhecido como Monte Horebe, é uma montanha imponente localizada na Península do Sinai, no Egito. É um local de grande importância religiosa, especialmente para o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. Segundo a tradição bíblica, foi no topo do Monte Sinai que Moisés recebeu os Dez Mandamentos de Deus.

Jesus levou Pedro, Tiago e João ao cume de um monte bem alto para orar. Enquanto Jesus orava, a glória de Deus desceu sobre Ele. Seu rosto ficou brilhante como o sol. Dois profetas do Velho Testamento chamados Moisés e Elias apareceram a Ele.

Jesus, o Mestre dos Mestres, certa vez fez um sermão no Monte das Oliveiras, conhecido como o Sermão da Montanha.

Foi à beira do Mar da Galileia, aos pés do Monte das Beatitudes (ou Monte das Bem-Aventuranças), que Jesus Cristo pregou aos seus seguidores o Sermão da Montanha.

23 Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.

No monte, como na prece, o fiel age e pensa; seus pedidos, ou sentidos da eficácia são diversos; os sentimentos e a identidade do fiel na hora da prece lá no topo são vários, é a sua comunhão com Deus, a sua comunhão com o grupo que o acompanhou, com sua religião, com sua família; os grupos que costumam orar juntos, ...

Como orar

  1. Comece a orar. Antes de começar, encontre um lugar tranquilo onde se sinta confortável. ...
  2. Converse com Deus. Fale com o coração e partilhe as suas esperanças e desejos, assim como as suas preocupações e problemas. ...
  3. Termine a sua oração. ...
  4. Aja de acordo com os seus desejos justos.

Das duas maneiras oramos ao Senhor, mas de formas diferentes. Busca a face, vai além de orar em breves palavras, ou clamar por alguma ou várias causas. Buscar, isto é ir de encontro de algo, e no caso a face do Senhor. Muitos em nosso meio evangélico, oram, mas não buscam.

Jesus aproximou-Se deles, tocou-os e disse: “Erguei-vos, e não temais.” Quando olharam, viram que estavam novamente sozinhos com Ele. A impressão causada aos três apóstolos por esta manifestação não podia jamais ser esquecida.