O que é o Modo WISP?

Perguntado por: rassis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

De seguida, poderá partilhar a ligação à Internet com os seus dispositivos via Wi-Fi e Ethernet. Com o modo WISP, pode definir a sua própria rede com maior facilidade e rapidez, sobretudo quando a rede pública não está encriptada.

Um operador WISP pode ser qualquer ponto de acesso ou hotspot Wi-Fi, uma empresa de telefonia com uma infra-estrutura Wi-Fi ou WiMAX um hotel que fornece Wi-Fi, pagamento prévio ou qualquer pessoa em sua casa que monta um roteador WISP com Wi-Fi.

Entretanto, o modo de relé de Wi-Fi sincroniza o nome e a senha do Wi-Fi do roteador upstream, e o endereço IP do dispositivo de acesso à Internet conectado é alocado pelo roteador upstream.

Dicas para deixar o roteador mais rápido e seguro

  1. Mude o canal do seu roteador. Os roteadores podem atuar em algumas faixas de frequência, chamados comumente de canais. ...
  2. Priorize dispositivos e aplicativos. ...
  3. Use sempre as velocidades mais altas. ...
  4. Atualize o firmware.

Sendo assim, como escolher? De modo geral, o mais indicado é que – numa frequência de 2,4 GHz, o bandwidth esteja configurado em 20 MHz. Afinal de contas, uma largura de 40 MHz pode causar transferências, comprometendo o sinal da rede e fazendo com que a transmissão de dados fique muito fraca.

Como vimos, na ONU bridge, o equipamento joga o sinal para o roteador e é ele que vai gerenciar o sinal. Mas há ainda a ONU router, em que o roteador tem o PPPoE dentro dele, que é o protocolo de rede que permite a conexão com o servidor. Ou seja, a ligação do roteador com o provedor.

Caso já exista um roteador na rede que faça a distribuição do sinal de internet entre outros dispositivos, e o objetivo seja ampliar a cobertura sem fio, o ideal é utilizar um Access Point.

O modo bridge faz com que a autenticação tenha que ser feita por outro aparelho, no caso o seu servidor. E o modo PPPoE exige que o modem atue como roteador. Por isso eu sugeri que vc use um firewall na sua rede, fazendo a autenticação PPPoE e servindo sua página.

Serviço de banda larga sem fio
Esta solução usa a mesma tecnologia celular que um telefone inteligente. Uma antena é instalada fora da residência, fornecendo conectividade com ou sem fio para dispositivos na casa. Em muitas áreas, a banda larga sem fio doméstica está competindo diretamente com serviços DSL e a cabo.

Proporcionar acesso a uma página WEB localizada em qualquer lugar. Regenerar e retransmitir sinais de dados.

8. (0,4) Qual conexão conecta fisicamente o dispositivo final à rede? R: Placa de Rede.

Em roteadores modernos há uma função que permite que seu sistema realize interconexões de pontos de acesso em uma área. Essa opção é chamada de WDS (Wireless Distribution System) e pode ajudar muito qualquer tipo de pessoa. Com isso, um usuário pode ampliar sua rede de Wi-Fi sem precisar de cabos.

Desvantagem: um ponto negativo no uso do repetidor é o fato de que esse tipo de dispositivo prejudica o desempenho de rede. Por usar sinal Wi-Fi para se comunicar com o roteador e com os aparelhos conectados, o repetidor acaba dividindo a banda pela metade.

  1. Passo 1. Para alterar o modem Wi-Fi para o modo bridge, é necessário fazer login na interface do modem Wi-Fi.
  2. Passo 2. Esta é a página principal da interface do modem Wi-Fi. ...
  3. Passo 3. No campo Modo NAT, clique no símbolo de seta.
  4. Passo 4. Clique em Bridged.
  5. Passo 5. Clique em Aplicar.
  6. Passo 6. Clique em RELOAD. ...
  7. Passo 7.

No caso da frequência 2.4 GHz, é possível contar com 13 canais, sendo esta a forma de conexão mais comum atualmente. Entre esses canais, apenas os de número 1, 6 e 11 contam com uma interferência menor entre eles, podendo oferecer um melhor desempenho na comunicação.

Na banda de 5 GHz, defina a largura do canal para 40 MHz e veja se isso melhora a confiabilidade. Tenha em mente que as larguras de canal de 80 MHz e 160 MHz podem carregar a promessa de velocidade extra, mas também interferirão e receberão interferências de muitas fontes a mais do que 40 MHz.

A frequência 2.4 GHz tem maior alcance, mas é mais propensa a interferências. Já a 5 GHz tem um alcance menor e proporciona maior velocidade e qualidade de sinal.

Depende do seu modem. Se ele estiver roteado, use Dynamic IP no roteador. Se estiver como bridge, use PPPoE (o que não significa que o IP ficará fixo).

O tipo de conexão da WAN geralmente é determinado pelo Provedor de acesso à Internet (ISP). Se você tiver dúvidas sobre quais configurações usar, consulte seu ISP. Nas configurações da WAN, é possível ver o endereço IP dessa rede e configurar usando um dos métodos de conexão abaixo: DHCP.

Os endereços IP estáticos são usados para dispositivos importantes com acesso a sistemas sensíveis (como os servidores do Netflix). Os endereços IP dinâmicos são atribuídos a dispositivos domésticos, como seu computador ou smartphone. Os provedores de internet preferem usar endereços IP dinâmicos.

Mais adequado para residências, o repetidor não oferece recursos avançados que o access point possui. Uma outra diferença fundamental do repetidor em relação ao access point é que por ele usar o sinal Wi-Fi para se comunicar com o roteador e com os dispositivos conectados, o repetidor divide a banda pela metade.