O que é o modo PSV?

Perguntado por: abrito7 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

A ventilação por pressão de suporte (PSV) é um modo ventilatório espontâneo, comumente utilizado para desmame de paciente em VMI, faz uso de uma pressão predefinida e constante para todo o esforço inspiratório realizado pelo paciente e tem a sua ciclagem a fluxo (Gautam et al., 2016).

Tanto VCV quanto PCV permitem ventilação assistida ou controlada. A PSV exige estímulo inspiratório inicial do paciente, só funcionando, portanto, em ventilação assistida e também não garante volume corrente.

A Trombose Venosa Profunda (TVP) é uma patologia relativamente comum no dia a dia de emergencistas, clínicos e cirurgiões. Trata-se da formação de trombos nas veias do sistema venoso profundo promovendo obstrução parcial ou oclusão, sendo mais comum nos membros inferiores (80 – 95% casos).

Para corrigir a auto-PEEP, reduzir o volume-minuto e aumentar o tempo expiratório, pode ser necessário e, portanto, aceita-se uma hipercapnia permissiva até que o problema esteja resolvido (desde que o pH não caia abaixo de 7,20).

As Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânicas 2013 [5] são claras ao não recomendar o uso de SIMV como forma de ventilação rotineira, pois está associada ao prolongamento do tempo de ventilação mecânica.

Qual a diferença entre a ventilação mecânica invasiva e não-invasiva (VNI)? Como explicado acima, a principal diferença está na ausência de procedimentos extras e que possam ser incômodos ao paciente. Sem sedação, cortes e sem a necessidade de fisioterapias para reaprender a respirar após a extubação.

Sabemos entretanto, que o modo VCV nos permite os cálculos de ventilação mecânica ao avaliarmos a ventilação protetora, incluindo a drive pressure. Já o modo PCV nos permite melhores controles de paciente submetidos a altos valores de PEEP, e melhor controle da pressão de pico.

A PEEP é a pressão nos pulmões (pressão alveolar) no final de cada respiração (expiração). Nos pacientes em ventilação mecânica, a PEEP trabalha contra o esvaziamento passivo do pulmão e o colapso dos sacos de ar (alvéolos).

Caso o duplo disparo aconteça em PCV, pode-se aumentar o tempo inspiratório e/ou o valor da PC. Em PSV, sugere-se elevar o nível de pressão ou minimizar a % de ciclagem14.

O Modo SIMV (Modo de terapia de Ventilação Mandatória Intermitente Sincrona) é um modo de controle de volume. Neste modo, a terapia aplica as respirações Espontâneas, Assistidas e Mandatórias. O volume corrente inspirado é definido pelo usuário.

Ventilação com pressão controlada (PCV): aqui, o ventilador é ciclado a tempo, limitando a pressão inspiratória. O nível predeterminado é rapidamente alcançado no início da inspiração e se mantém durante toda a fase inspiratória.

A oximetria dentro dos valores normais indica boa troca gasosa pulmonar desde que a fiO2 esteja entre 20 a 40%. Valores de saturação normais não excluem ventilação mecânica. Independente da idade, ou suplementação de O2, valores abaixo de 90% indicam sério comprometimento na troca e oxigenação a nível pulmonar.

De maneira geral, utiliza-se valores ao redor de 5 cmH2O de PEEP (conhecido como PEEP fisiológico) independentemente do modo de ventilação escolhido.

Até o momento, nenhum modo ventilatório demonstrou superioridade em relação aos desfechos clínicos. O que podemos concluir é que o reconhecimento adequado da insuficiência respiratória, da mecânica ventilatória e dos modos ventilatórios, sem dúvida, facilitam o sucesso no manejo do paciente.

Perante gasometria arterial, pode ser observado que a relação entre PaO2 (pressão parcial arterial do gás) e FIO2 (fração inspirada de oxigênio) cai para menos de 300.

O represamento de ar, com aumento das pressões pulmonares, gera uma pressão maior que PEEP desejada, a qual denominamos auto-PEEP. Isso ocorre principalmente em paciente com obstrução das vias aéreas, como em paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), asma e em paciente com broncoespasmo.

A principal função do CPAP é manter as vias aéreas pérvias, enquanto que o BiPAP, além de mantê-las abertas, auxilia a musculatura inspiratória a encher de ar os pulmões.