O que é o modo Legacy?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

O modo Legacy refere-se ao firmware do BIOS. Embora ainda esteja amplamente presente, os computadores evoluíram tremendamente e o BIOS não consegue fornecer recursos avançados do hardware moderno. O Suporte Legado (Legacy Support) é compatível com o Windows 10, porém, é necessário utilizar o particionamento MBR.

Como saber se o seu computador está em UEFI
Digite msinfo32 e aperte Enter (ou clique no ícone "Informações de sistema") No lado esquerdo, clique em "Recursos do sistema" No lado direito, confira o "Modo da BIOS". Se estiver "UEFI", seu Windows foi instalado em formato UEFI.

Uma vez na janela de informações do sistema, localize a opção “Modo da BIOS” e verifique o tipo de BIOS em seu computador. Se aparecer Herdado (Legacy) o seu computador usado o modo BIOS antigo. Por outro lado, se estiver escrito UEFI, ele é UEFI, que é o modo de BIOS usado atualmente.

O UEFI é uma especificação que define uma interface de software entre o sistema operacional e o firmware do seu computador. Basicamente, ele é a primeira coisa que se ativa assim que você liga o PC e antes de inicializar o sistema do dispositivo.

Entre as características extras do UEFI está a redução no tempo de inicialização e reinício, e tem um processo que ajuda a prevenir ataques do tipo bootkit e usar o modo Secure Boot. Estas são algumas das razões pelas quais o UEFI pode substituir o BIOS no sistema de inicialização dos computadores.

Para acessar a BIOS em um PC com Windows, você deve pressionar a tecla BIOS definida pelo fabricante, que pode ser F10, F2, F12, F1 ou DEL. Se o seu PC passa pelo processo de inicialização muito rápido, você também pode entrar no BIOS por meio das configurações avançadas de recuperação do menu Iniciar do Windows 10.

Clique em Solução de problemas. Clique em Opções avançadas. Selecione Configurações de firmware UEFI. Clique em Reiniciar para reiniciar o computador e entrar na UEFI (BIOS).

Depois de reconectar a energia e inicializar, pressione e segure a tecla delete ou a tecla F2 para entrar na BIOS para reinicializar. 2. Reinicie o PC, pressione DEL no teclado, entre na BIOS e pressione F5. Depois que "Load Optimized Defaults" aparecer, selecione Ok e o BIOS retornará ao valor padrão.

UEFI significa Unified Extensible Firmware Interface. Ela faz o mesmo trabalho que o BIOS, mas com uma diferença básica: ela armazena todos os dados sobre inicialização e início em um arquivo . efi, em vez de armazená-las no firmware.

MBR ou GPT, qual o melhor? Por se tratar de um sistema mais moderno, o GPT é a melhor opção por apresentar mais recursos e funcionalidades. Entretanto, em casos específicos de sistemas operacionais mais antigos e processadores 32-bit o MBR é a escolha a ser feita.

O que é Secure Boot? Secure Boot (Inicialização Segura) é um mecanismo de segurança criado para evitar que um software malicioso seja acionado durante a inicialização (boot) do computador. Para tanto, o recurso permite que apenas softwares assinados com chaves específicas sejam executados durante o procedimento.

video_content

Como aqui está sendo utilizado um notebook Dell, a tecla de atalho para a BIOS é “F2“. Ao entrar na BIOS, o primeiro passo e verificar se está no modo “UEFI” de boot. Podemos notar que na sequência de boot, já aparece o dispositivo que configuramos.

A configuração do modo UEFI pode ser feita por meio do prompt de comando na tela do gerenciador de inicialização. A Inicialização Segura é um recurso de segurança em sistemas UEFI para impedir a execução de software não autorizado quando o PC é inicializado.

Agora que sabemos os dois tipos de BIOS existentes atualmente, Legacy e UEFI, podemos verificar o avanço da tecnologia no tempo.

Reinicie o computador. Na tela de login, mantenha pressionada a tecla Shift e clique em Power > Restart. Depois que o computador reiniciar para a tela Escolher uma opção, selecione Solução de problemas > Opções avançadas > Configurações de inicialização > Reiniciar.

A BIOS é responsável por reconhecer os componentes da máquina e dar um boot na unidade definida no sistema operacional, que geralmente é o HD ou SSD do setup, e, em seguida, passar o controle ao sistema operacional. Ou seja, é ela quem inicia o funcionamento do PC toda vez que ele é ligado pelo usuário.

MBR é um sigla para “Master Boot Record”. Ele representa o padrão mais antigo, usado até o Windows 8.1, e não permite que o usuário faça mais do que quatro partições primárias no mesmo disco. Já GPT é uma sigla para “GUID Partition Table” e trata-se do padrão mais recente, implantado a partir do Windows 10.

Continuar lendo O que é Legacy Oprom?