O que é o modo de falar das personagens?

Perguntado por: ibaptista . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 10 votos

O discurso é a forma como as falas das personagens são introduzidas numa narrativa.

01 – Que tipo de linguagem o autor emprega na fala das personagens? Uma linguagem informal, com a presença de marcas de oralidade.

A maneira como o narrador introduz a voz dos personagens é chamada de discurso. É através dele que conhecemos suas opiniões, ideias e sentimentos. A combinação dos tipos de discurso é que dará o tom da narrativa.

O discurso direto é a maneira de dizer de forma exata a fala de uma personagem. O discurso indireto é a reprodução da fala de uma personagem por meio do narrador. Assim, ele fala pela personagem.

Observe que há sinais que marcam as falas dos personagens (dois pontos e travessões), e parênteses, que servem para colocar algumas explicações necessárias para a encenação do texto.

As falas dos personagens no texto teatral são indicadas por meio do nome dos personagens e um travessão logo em seguida. Essas são chamadas de rubricas.

O discurso indireto é a apresentação das falas das personagens feita pelas palavras do narrador.

Resposta. Resposta: No caso, precisa incluir o cartum.

Linguagem verbal é, portanto, aquela que utiliza palavras - o signo linguístico - na comunicação. A linguagem verbal tem duas modalidades: a língua escrita e a língua oral. Linguagem oral é a que se usa quando o interlocutor está frente a frente conosco e justamente podemos falar com ele.

2 Como o leitor descobre a que personagem pertence cada fala? Observando o nome do personagem escrito antes do texto que compõe a fala.

Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos. Fica ao seu critério. No caso da pontuação, optando por travessão, você deve iniciar a frase com travessão (–), colocar a falar do personagem, seguida de um novo travessão (–), a explicação de quem disse e, então, o ponto final.

Em um texto narrativo, o autor pode optar por três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Não necessariamente estes três discursos estão separados, eles podem aparecer juntos em um texto. Dependerá de quem o produziu.

O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto. Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem.

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

Os tipos de narração costumam se dividir em romance, novela, conto, crônica e fábula.

O discurso narrativo é o elemento que expõe as vozes, ou tonos, das personagens. Isso quer dizer que é por meio dele que saberemos como as personagens entonam seus pensamentos, falas, expressões, resmungos, introspecções, reclamações, etc.

Nos textos teatrais, pode-se tanto representar as falas por meio de travessão, quanto por espaço, centralizando o nome das personagens, pois logo no início do texto vemos a apresentação dos nomes que irão participar da peça.