O que é o mito do bandeirante?

Perguntado por: axisco4 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A mitologia bandeirante define o paulista, portanto, como o agente de construção da nacionalidade, e o bandeirante como o seu protótipo histórico, cuja herança atávica deve a qualquer custo sobreviver aos riscos da contemporaneidade.

O dia dos bandeirantes é comemorado em 14 de novembro. Os bandeirantes foram os desbravadores das terras brasileiras, que tinham como missão sair em busca de ouro e pedras preciosas, em expedições a pé, caminhando por milhares de quilômetros pelo território do Brasil.

Os principais bandeirantes foram Fernão Dias Pais, Manuel Borba Gato, Bartolomeu Bueno da Veiga (Anhanguera), Domingos Jorge Velho, Antônio Raposo Tavares, Nicolau Barreto e Manuel Preto.

Os bandeirantes
Os principais objetivos dessas expedições eram capturar indígenas para utilizá-los no trabalho forçado, resgatar escravos fugitivos e encontrar metais e pedras preciosas pelo caminho.

As expedições bandeirantes tiveram importância crucial para o povoamento, diversificação das atividades econômicas e expansão territorial do Brasil colonial. Ao longo das trilhas percorridas e dos caminhos abertos pelos bandeirantes foram surgindo diversos povoados.

Os bandeirantes organizavam expedições que saíam de São Paulo e adentravam o interior do Brasil para encontrar metais preciosos e capturar índios para serem escravizados. As bandeiras foram as primeiras expedições a encontrar ouro na região de Minas Gerais.

Durante muito tempo, os bandeirantes foram encarados como "heróis". Eles teriam sido os desbravadores que contribuíram para a construção de nosso país, expandindo nossas fronteiras.

Baden-Powell

Fundado em 1909 na Inglaterra por Baden-Powell, o Movimento Bandeirante chegou ao Brasil em 1919 e tem como missão “Ajudar crianças, adolescentes e jovens a desenvolverem seu potencial máximo como responsáveis cidadãos do mundo”, por meio do seu Programa Educativo.

Há controvérsias sobre cada data e detalhe de sua aventura, mas de que ela aconteceu não há dúvida. O primeiro a tentar refazê-la, em 1526, foi o veneziano Sebastião Caboto, enviado pela Espanha às Ilhas Molucas, na Malásia.

Raposo Tavares e Fernão Dias foram bandeirantes notáveis, muito conhecidos, que ajudaram a povoar o Brasil e ampliar seus limites territoriais ao fundar vilas, em busca de ouro e pedras preciosas pelo País afora. Ambos dão nome a duas das mais importantes rodovias brasileiras.

Um dos bandeirantes mais famosos foi Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Anhanguera, que descobriu ouro em Goiás no século XVIII. Outro importante bandeirante foi Fernão Dias Pais, que percorreu o caminho que hoje é conhecido como “Estrada Real”, ligando São Paulo a Minas Gerais.

"Era baseada em cereais e carnes curadas, que podiam ser transportadas em longas viagens feitas nos acampamentos", afirma Spagnolli. Os alimentos mais utilizados na época eram a farinha de milho, mandioca, o feijão, a moquecada, carne de caça e frutas desidratadas.

Movimento Bandeirante: Um pouco da sua história
A história começou em Londres, na Inglaterra, em 1909, com o Lord Robert Baden-Powell, o fundador do Escotismo.

Neste dia 14 de novembro, Bandeirantes completa 87 anos.

Quem eram os bandeirantes? Os bandeirantes foram líderes paulistas que viveram entre os séculos 16 e 18. Sua denominação vem das “bandeiras”, expedições militares chefiadas por esses líderes, que entravam pelos sertões para escravizar índios e localizar minas de metais e pedras preciosos.

Apesar de o apresamento indígena ser o principal objetivo dos bandeirantes, a busca por metais preciosos também era realizada. Por meio dessas prospecções, as primeiras regiões ricas em ouro foram descobertas no final do século XVII.

As bandeiras representam simbolicamente a soberania das nações mundiais, refletindo as suas respectivas origens, valores, história e outras características.

As principais consequências das Bandeiras foram:
- Aumento do território do Brasil. Ao penetrar pelo interior, os bandeirantes expandiram as fronteiras brasileiras além do Tratado de Tordesilhas. - Escravização de indígenas, atividade que teve reação dos jesuítas e posterior proibição da atividade.

Patrocinados por fazendeiros ou comerciantes, os bandeirantes partiam para descobrir novas terras, arranjar escravos e descobrir depósitos minerais. Eram viagens arriscadas, e muitas vezes sangrentas, organizadas para explorar o território brasileiro à procura de riquezas minerais, novas terras e escravos.