O que é o mito da caverna tem a ver com a nossa realidade?

Perguntado por: smeireles . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

O Mito da Caverna é uma metáfora que sintetiza o dualismo platônico. Por exemplo, a relação entre os conceitos de escuridão e ignorância; luz e conhecimento e, principalmente, a distinção entre aparência e realidade, fundamental para sua teoria do Mundo das Ideias.

O Mito da Caverna nos dias de hoje
Em outras palavras, o filósofo defende que o verdadeiro conhecimento está acima do senso comum e do que aprendemos pelos sentidos – ele está, na verdade, no mundo das ideias.

Mito da Caverna ou Alegoria da Caverna é um diálogo platônico que alude à preponderância do conhecimento racional sobre o conhecimento vulgar. O Mito da Caverna, ou Alegoria da Caverna, é uma história metafórica narrada por Platão por meio de um diálogo em seu livro “A República”.

Segundo o filósofo, a caverna é o mundo atual, onde todos os seres humanos vivem. As correntes que aprisionavam as pessoas representam a ignorância. Hoje elas podem ser a cultura, as crenças e o senso comum, por exemplo.

A alegoria da caverna retrata a ideia de que os aspirantes à sabedoria devem descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. E a educação funciona como forma de desenvolver o homem moral, que deve dedicar todos os seus esforços para o seu desenvolvimento intelectual, físico, moral e espiritual.

09 – Que mensagem a reação das pessoas da caverna, que matam o 'feliz habitante', transmite? O novo sempre assusta as pessoas, por ser desconhecido, daí ninguém quer sair de sua zona de conforto.

O Mito da Caverna mantém-se muito atual. Fazendo uma analogia, bem contemporânea, pode-se associá-lo ao universo digital, das redes sociais e internet, do qual, praticamente, todos estão inseridos.

Resposta verificada por especialistas
Ele fala sobre um grupo de pessoas que vivem em cavernas, dos quais nunca saíram e conheciam apenas sombras nas paredes, que eram o reflexo de pessoas, animais e objetos.

Trazendo a Alegoria da Caverna para o nosso tempo, podemos dizer que o ser humano tem regredido constantemente, a ponto de estar, cada vez mais, vivendo como um prisioneiro da caverna, apesar de toda a informação e todo o conhecimento que temos a nossa disposição. As pessoas têm preguiça de pensar.

O conjunto mencionado: Mito da Caverna e Educação brasileira atual é configurado para nos fazer refletir sobre a vida, que é a centralidade da temática educação, ou seja a formação do cidadão, a visão de sociedade, enfim nos faz refletir sobre a vida.

O mito da caverna pode ser explicitado com base nas consequências dos alunos quando eles recusam a obter novos conhecimentos por meio de capacitações. A ideia é contar o Mito da Caverna com a maior riqueza de detalhes possível, para que no final se possa ter uma reflexão crítica explicando cada detalhe.

1- Sai da caverna: v.11asai
A caverna é um lugar de medo e covardia. Deus não quer seus servos escondidos e sim dispostos para lutar. Quantas vezes em nossas vidas, na hora dos problemas em vez de avançarmos recuamos e nos escondemos.

O principal tema de discussão desse mito é o conhecimento. Tudo o que os prisioneiros conhecem sobre o mundo e a vida é o que eles veem através de sombras em uma parede. Para eles, aquilo é tudo que há no universo.

Segundo o texto, como se conheceria a verdade ou a verdadeira realidade? A verdadeira realidade só pode ser conhecida, segundo Platão, através do mundo das ideias, que é justamente onde as coisas realmente se mostram do jeito que são.

Resposta. Quando estamos em um quarto escuro e usamos uma lanterna pra fazer com as mãos animais de sombras na caverna os homem usava a luz da Fogueira.

Em relação ao mito da caverna, em dias de hoje, é que nos prendemos a "correntes" , que são crenças, culturas e religiões, e não enxergamos relmente a vida, e quando nos libertarmos dessas " correntes", iremos viver de tal forma que iremos questionar a existência, a verdade e a lógica.