O que é o mínimo em um relacionamento?

Perguntado por: alima . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

ai o mínimo é a pessoa te ligar todo dia. querer saber como foi o seu dia. e na verdade aí. a gente tá falando sobre algumas preferências. de comportamento. o mínimo na verdade.

Segundo Victor Dias, um relacionamento afetivo é composto de 3 pilares: o Pilar Amoroso, o Pilar da Conveniência e o Pilar Compensatório.

Existem seis tipos de limites: físicos, emocionais, sexuais, intelectuais, materiais e temporais. Todos eles são importantes em qualquer relação, e devem ser estabelecidos assim que se conhece alguém novo.

A relação entre duas pessoas pode estar baseada nas razões mais distintas. A maioria delas são saudáveis, como, por exemplo, as amizades afetivas, intelectuais, que partilham gostos e desgostos, ou as amorosas, formadas por paixão e erotismo.

Por isso, vale a pena conhecer os pilares mais importantes de um relacionamento, com a finalidade de melhorar a convivência e fortalecer a relação. A psicóloga e sexóloga Letícia García compartilha conosco os 4 pilares fundamentais de um relacionamento: comunicação, confiança, cumplicidade e criatividade.

Assim, pode haver um diálogo entre eles, alterando sua ordem e fazendo com que alguns desses estágios se repitam no tempo, por exemplo.

  • Fase 1 - Paixão. ...
  • Fase 2 - União. ...
  • Fase 3 - Desilusão. ...
  • Fase 4 - Amor. ...
  • Fase 5 - Deixar sua marca. ...
  • Casais em relacionamentos afetivos de longa duração.

É preciso ter em mente que uma das bases do verdadeiro amor é o respeito. Aliás, este sentimento nunca deve servir de justificativa para desrespeitarmos alguém. Por mais que você ame o seu parceiro(a), respeito mútuo deve ser essencial no seu relacionamento...

Um relacionamento saudável tem parceiros que se sentem livres para serem quem quiserem ser, e que se sentem amados por ser quem são. Você não precisa mudar para agradar o outro. Só mude se essa transformação agradar você.

- Diálogo: Esse é o pilar fundamental de qualquer tipo de relação. Sem diálogo, o relacionamento fica difícil, pois as pessoas não se entendem, não compartilham pontos de vista, não solucionam conflitos e etc.

Respeito
Esta é a base principal de um relacionamento. Sem respeito, não existe amor, já que somente através do respeito podemos chegar a amar o outro. Respeito às opiniões, respeito ao jeito de ser, respeito às vontades. Respeite TUDO no outro.

Amor, respeito, diálogo e confiança, por exemplo, são alguns sinais de um casal feliz. Segundo o psicoterapeuta Luciano Passianotto, o ideal é conseguir enxergar o parceiro como ele realmente é, sem expectativas irreais ou fantasias românticas. “Casais felizes entendem as aspirações e desejos um do outro”, comenta.

O carinho, amor e afeição ajudam muito, é claro. Esses sentimentos são a cola que une os casais, mas, para que a relação seja duradoura, também é preciso levar em consideração outros elementos. Construir uma relação afetiva saudável requer compreensão, empatia e paciência, além de amor.

Um relacionamento saudável precisa ter alguns pontos principais, como o diálogo, a confiança, o respeito e o amor. Para que se mantenha o relacionamento a dois, é necessário reinventar, sair da rotina, tratar um ao outro de uma maneira carinhosa e fazer elogios.

Um bom relacionamento precisa ser bem cultivado e constantemente estimulado por emoções positivas.

  • 1) Rotina: otimize. A rotina faz parte do nosso cotidiano. ...
  • 2) Viva o dia de hoje. ...
  • 3) Sorria mais. ...
  • 4) Crie projetos juntos. ...
  • 5) Não é conversa fiada! ...
  • 6) Sintonize-se! ...
  • 7) Ame-se para amar.

6 Pilares do relacionamento saudável

  1. Autoconhecimento. “Os relacionamentos genuínos dependem, primeiro, de um relacionamento saudável com nós mesmos.” — Sonia Choquette. ...
  2. Comunicação. “Felizes para sempre não é um conto de fadas – é uma escolha.” — Fawn Weaver. ...
  3. Respeito. ...
  4. Confiança. ...
  5. Apoio. ...
  6. Afeto. ...
  7. 0 resposta.

O amor saudável alimenta a autoestima, tem espaço para um diálogo maduro, a individualidade de cada um é respeitada e dá mais disposição ao casal. Por outro lado, o amor doentio traz raiva, angústia, dependência emocional, depressão, dependência emocional e comportamento controlador.