O que é o maxilar?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
3.9 / 5 20 votos

"É a estrutura da região frontal do crânio que suporta os dentes superiores e forma uma parte do palato, da cavidade nasal e da órbita ocular", explica Thales Wilson Cardoso, cirurgião-dentista.

A mandíbula é um osso móvel localizado na parte inferior da cabeça. Nela estão acoplados os dentes da arcada inferior. O componente se articula com o osso temporal de cada lado do crânio, onde fica inserido. Algumas pessoas a chamam de maxilar inferior.

A estrutura responsável pela abertura da boca divide-se em duas partes: a maxila (maxilar superior) e a mandíbula (maxilar inferior). Esses ossos vitais trabalham em sincronia para ajudar você a comer, falar e fazer expressões faciais. A mandíbula é o único osso móvel do crânio.

Em boa parte dos casos, as dores e desconfortos no maxilar estão ligados ao desgaste da articulação temporomandibular (ATM), que liga a mandíbula aos ossos temporais do crânio. O problema pode ser leve e de fácil resolução, mas, em alguns casos, pode indicar algo mais grave.

O médico especialista em maxilar normalmente é o próprio cirurgião-dentista. Mais precisamente, o ortodontista ou o dentista especializado em cirurgia buco maxilofacial. No entanto, há ocasiões em que o tratamento tem de ser multidisciplinar. Portanto, é requisitado a intervenção do otorrinolaringologista.

O inchaço da glândula submandibular geralmente é causado por pequenos cálculos que bloqueiam os ductos que levam a saliva para a cavidade bucal. De acordo com o Manual Merck, esses cálculos podem ser formados a partir dos sais presentes na saliva, principalmente se a pessoa estiver desidratada.

Sentir dor no maxilar perto do ouvido pode ser associado ao que chamamos de distúrbios da articulação temporomandibular (DTM).

Os tratamentos mais recomendados para amenizar as dores e sintomas da DTM são a placa de mordida (iguais às usadas em tratamento de bruxismo), fisioterapia e fonoaudiologia e medicamentos, quando necessário, como analgésicos e relaxantes musculares.

"É a estrutura da região frontal do crânio que suporta os dentes superiores e forma uma parte do palato, da cavidade nasal e da órbita ocular", explica Thales Wilson Cardoso, cirurgião-dentista.

Exercício envolvendo o maxilar
Fique com a boca fechada, empurre e levante o maxilar e o lábio inferior, alongando a parte abaixo do queixo. Os resultados são obtidos quando se permanece nesta posição em torno de 10 a 15 segundos entre uma repetição e outra.

O Maxilar é uma parte de um rosto bonito e harmonioso. Se você tiver mandíbulas com formato quadrado e largo você pode submeter a redução da mandíbula, que é um procedimento cosmético para remodelar a mandíbula para ter uma aparência mais refinada e mais feminina.

Os principais sintomas de uma inflamação no maxilar são as dores moderadas a intensas, o edema local, vermelhidão e geralmente a perda de mobilidade da articulação temporomandibular.

Disfunções temporomandibulares
A articulação temporomandibular liga o maxilar inferior ao osso temporal do crânio. Ela é a responsável pelos movimentos da mastigação e da fala, por exemplo. Dentre os sintomas do problema, podemos citar: Estalos ao abrir e fechar a boca.

Massageie todo o maxilar onde há dor com as pontas dos dedos em movimentos leves e circulares. Belisque suavemente a região com o dedo indicador e o polegar para soltar a pele do músculo por algumas vezes. Com as duas mãos, alongue sua mandíbula para baixo, abrindo lentamente a boca para cada um dos lados.

O maxilar deslocado acontece quando a ATM, a articulação da mandíbula, “desencaixa”. Os principais motivos costumam ser a abertura excessiva da mandíbula e problemas na própria ATM. Com o osso da mandíbula fora do lugar, o paciente pode apresentar dores fortes, mandíbula torta e extrema dificuldade em fechar a boca.

Mandíbula estalando ao abrir e fechar a boca pode ser sinal de disfunção na ATM (Disfunção Temporomandibular) Ouvir a mandíbula estalando ao bocejar, mastigar ou falar é indício de que algo não vai bem.

O estalo que acontece no maxilar está relacionado com a articulação temporomandibular (ATM), que pode caracterizar um sinal de dano ao disco articular ou nos ligamentos da ATM. O disco articular impede que os ossos tenham contato direto, amortecendo o impacto da mandíbula, enquanto falamos, mastigamos e bocejamos.

Medicamentos: na fase aguda, os anti-inflamatórios não esteroides (diclofenaco, naproxeno, ibuprofeno, etc.) estão indicados por 7 a 10 dias, em pessoas com função renal preservada. Nessa fase, relaxantes musculares podem ajudar, mas não são úteis nos distúrbios crônicos.

Os remédios podem ser indicados pelo médico ou dentista, e costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, como Dipirona ou Ibuprofeno, para aliviar crises de dor. Nestes períodos, o uso de um relaxante muscular, como Ciclobenzaprina, também pode ser recomendado, para diminuir a tensão na musculatura.