O que é o mal e tudo que surge da fraqueza?

Perguntado por: epinho3 . Última atualização: 30 de abril de 2023
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O que é mau? – Tudo o que vem da fraqueza O que é felicidade – O sentimento de que o poder cresce, que uma resistência foi superada."

Nietzsche critica a ideia de que o homem de hoje seria superior aos antigos, que estaria se desenvolvendo para um tipo mais elevado e superando a barbárie. Para o filósofo do martelo, essa ideia de "progresso" é uma ideia moderna, ou seja, uma ideia falsa.

Tornar-se quem se é significa transvalorar os valores, escolher outros, novos, brilhantes. Encontrar um modo de vida propício ao aumento de suas próprias forças vitais. Quebrar a corrente de escravo, nem mestre nem Deus, não ter mais nenhum senhor além de si mesmo.

Nietzsche vai ao cerne do problema: Deus está morto como uma verdade eterna, como um ser que controla e conduz o mundo, como um pai bondoso que justifica os acontecimentos, como sentido último da existência, enfim, como uma ética, como um modo de vida, independente de sua existência ou não.

Suas ideias-chave incluíam a crítica à dicotomia apolíneo/dionisíaca, o perspectivismo, a vontade de poder, a morte de Deus, o Übermensch e eterno retorno.

Neste estado emocional ficamos mais vulnerável porque amar libera muita dopamina e seretonina ( entre outros hormônios), isto é, ativa nosso circuito de prazer (o mesmo envolvido em vícios). Amar implica em uma grande descarga de respostas fisiológicas de relaxamento que melhora sono e o bem estar.

Biologicamente, o amor desenvolve no ser humano os hormônios de noradrenalina, dopamina, endorfina e oxitocina, que causam euforia, felicidade, aceleração no batimento cardíaco e prazer. Entretanto, é possível que o amor gere sensações negativas e dependência psicológica - é aí que ele vira doença.

A melhor liberdade é quando você se liberta de algo que te faz mal. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

A sentença "Deus está morto" significa: o mundo supra-sensível está sem força de atuação. Ele não fomenta mais vida alguma. A metafísica, isso significa para Nietzsche a filosofia ocidental entendida como Platonismo, está no fim.

A Filosofia do Martelo, portanto, destina-se a “martelar” os ídolos, que é todo tipo de modelo mental que escraviza a vida. Nietzsche martela as certezas. Por isso a filosofia de Nietzsche é uma filosofia de desconstrução, pois com ela tenta mostrar que não existem verdades absolutas.

A crítica da racionalidade em Nietzsche refere-se decisivamente ao dogmatismo metafísico-racionalista e almeja consistir em uma instância crítica proba e atuante. Este é um aspecto decisivo para o entendimento da orientação filosófica do autor a partir de Humano, demasiado humano.

Quanto de verdade suporta, quanto de verdade ousa um espírito? Cada conquista, cada passo avante no conhecimento decorre do ânimo, da dureza contra si, do asseio para consigo... Pois até agora o que se proibiu sempre, por princípio, foi somente a verdade.

“Ouse conquistar a si mesmo” esta é uma afirmação de Nietzsche ao proclamar que a opção da vida é a negação de Deus. Vamos entender o pensamento de Nietzsche e ficar por dentro dos conteúdos de Filosofia e se preparar para o Enem!

Embora Nietzsche seja um crítico feroz de Sócrates, seu aforismo "sê tu mesmo" é praticamente a maiêutica socrática, ou seja, é o parto de ideias próprias, o parto de si mesmo, o parto de um novo ser que surge a partir das cinzas e detritos ocasionados pela violência do martelo.

Nietzsche negou Deus o tempo todo em suas obras, em contrapartida viveu o tempo todo entranhado na metafísica, ele era inegavelmente um religioso. Há um chocante paradoxo nessa afirmativa, já que a maioria dos nietzschianos considera a religião simples sobrevivência histórica e cultural.

O Niilismo é uma concepção filosófica baseada na ideia de não haver nada ou nenhuma certeza que possa servir como base o conhecimento. Ou seja, nada existe de fato. Assim, em sua extensão para o existencialismo, o niilismo é a compreensão de que a vida não possui nenhum sentido ou finalidade.

1 No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. 3 Disse Deus: haja luz. E houve luz.

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