O que é o mal de borderline?
O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade.
Como funciona a mente de um borderline?
Pessoas com esse transtorno tendem a ter uma visão distorcida de si mesmos e de seus afetos. Como consequência disso, vivem 'nas bordas' ou ' nos limites' da neurose (sentimentos mais relacionados à ansiedade e obsessão) e da psicose (sintomas de distorção da realidade) daí o sentido da palavra inglesa 'borderline'.
Qual o comportamento de uma pessoa com borderline?
Mudanças no humor e nos interesses
Pessoas com o Transtorno de Personalidade Borderline sofrem com mudanças repentinas no estado mental e com incertezas sobre a forma como enxergam a si mesmas e o seu papel na sociedade. Por isso, os seus interesses também podem mudar repentinamente.
Como é a vida de uma pessoa com borderline?
Elas apresentam alterações súbitas e expressivas de humor e as relações interpessoais são intensas e instáveis, sendo muito difícil o convívio próximo com elas. A situação é complicada para as pessoas próximas, porque uma só palavra mal colocada, pode levar do amor ao ódio em instantes.
Como saber se um borderline está em crise?
Alguns recontam episódios semelhantes a ataques de ansiedade ou pânico; em outros casos, toma a forma de pensamentos obsessivos e intrusivos. Borderline em crise para alguns, eles se parecem com ataques histéricos, outros ficam paralisados. Depois, há desrealização, despersonalização, alucinações visuais ou auditivas.
O que é a pessoa favorita de um borderline?
A pressão de uma relação amorosa com um border é extrema, já que toda nossa ideia de um amor lindo e perfeito recai sobre a pessoa. Por outro lado, não economizamos em amar: o borderliner ama com entrega e muita dedicação e faz de tudo para ver alguém do seu afeto feliz.
Como acalmar uma pessoa com borderline?
6 dicas de como conviver com pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline
- 1) Identificação Projetiva e a pessoa com Borderline. ...
- 2) Integrar as partes. ...
- 3) Faça a pessoa refletir sobre seus atos. ...
- 4) Não abandone a pessoa com Borderline. ...
- 5) Estabeleça limites claros. ...
- 6) Fique atento aos riscos.
Quais são as crises de borderline?
Alguns dos possíveis sintomas de transtorno de personalidade borderline são: Instabilidade afetiva e mudanças de humor. Mal-estar, irritabilidade ou ansiedade, que podem durar horas ou até mesmo dias. Raiva ou ódio sem muita razão, intensos e de difícil controle.
Como é a cabeça de um borderline?
Estes sujeitos fazem um esforço imensurável para evitar situações de abandono (em que sintam o abandono, não propriamente que estejam a ser abandonados). Podendo aqui incluir atitudes impulsivas como a automutilação ou mesmo tentativas de suicídio.
Quem tem borderline ama?
Logo, tem que saber que a pessoa com perturbação borderline é emocionalmente instável, muito impulsiva, poderá culpabiliza-lo(a) sem motivo aparente, vive em constantes altos e baixos emocionais, que num momento diz que o(a) ama e no outro que o(a) odeia.
Como é o amor de um borderline?
Exigem do parceiro(a) dedicação exclusiva e quando não atendidos nas suas intermináveis necessidades, sentem-se abandonados e sozinhos, pois nada aplaca a sensação de vazio e angústia que os assolam constantemente. São exageradamente instáveis emocionalmente. Transitam entre o amor e ódio com muita frequência.
Tem algum exame que detecta borderline?
É essencial realizar exames fisiológicos. O borderline no exame de sangue, ou hemograma, é identificável, assim como a sorologia. Ambos são utilizados na comparação e descarte de outras doenças mentais como depressão ou esquizofrenia, por exemplo.
Porque o borderline se machuca?
Automutilação: Não raramente, pacientes com transtorno de personalidade borderline se machucam propositalmente. Esse comportamento pode estar ligado a sentimentos negativos, assim como pode ser feito a fim de impedir que uma pessoa vá embora (vide “Esforços para evitar abandono”);
Quando suspeitar de borderline?
— Há pelo menos dois sintomas que fazem suspeitar da presença da patologia borderline: as automutilações, que estão presentes em até 80% dos casos, e as tentativas repetidas de suicídio — diz.