O que é o lucro mensal?

Perguntado por: isanches . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Basicamente, o lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho (a fórmula para calcular é: lucro bruto = receitas totais – custos).

Fundamentalmente, chamamos de faturamento todo o montante financeiro gerado pela empresa. Dessa forma, qualquer valor em receita que entra no negócio é somado ao faturamento total do negócio. Em contrapartida, lucro é o valor restante do faturamento após a subtração de todos os custos (fixos e variáveis) da empresa.

Para ficar mais claro, vamos a um exemplo: Para uma empresa que teve R$ 30.000,00 de lucro líquido no mês, a cobrança do IRPJ será a seguinte: 15% sobre R$ 30.000 = R$ 4.500. 10% sobre o lucro adicional (R$ 10.000) = R$ 1.000.

O lucro representa todo o faturamento do período menos os custos e despesas da venda.

  1. 1 – Amplie sua carteira de clientes. ...
  2. 2 – Busque estratégias de fidelização. ...
  3. 3 – Organize o financeiro e corte custos desnecessários. ...
  4. 4 – Tenha uma boa gestão de fornecedores. ...
  5. 5 – Invista em tecnologia.

1 – Estes "100% de lucro" que você ganha sobre o produto são a Taxa de Marcação (ou markup). Ou seja, quanto você está colocando acima do seu custo do produto / serviço para gerar lucro, pagar impostos, comissões e pagar as contas fixas (os detalhes deste assunto são tema para outro artigo).

Logo, existem os seguintes tipos de lucro em um resultado de uma empresa:

  • Lucro operacional.
  • Lucro bruto.
  • Lucro antes do Imposto de Renda (LAIR)
  • Lucro líquido.

A partir disso, percebemos que só existiria a chance alguém ter 100% de lucro se o negócio não tivesse nenhum tipo de custo, o que na prática é impossível – para não dizer que não haveria nenhuma possibilidade, se você ganhasse algo e vendesse logo em seguida, sem gastar nada nada, aí você teria um lucro de 100%.

O lucro é o faturamento menos as despesas e custos do negócio. O lucro pode ser dividido em normal e econômico. No primeiro caso, é a quantidade que um negócio precisa para se manter vivo. Já o lucro econômico, é o resultado da diferença entre a receita total que entra na empresa e todos os seus custos.

20%

Qual a margem de lucro permitida por lei? O limite permitido para a margem de lucro é de 20%. E um percentual acima deste seria considerado abusivo pelo PROCON. Na prática, essa porcentagem serve para deixar claro que não é permitido que uma empresa tenha uma lucratividade excessiva em cima do consumidor.

O que é o lucro da empresa? O lucro é todo aquele valor que é recebido derivado de uma venda de produto ou serviço, mas, depois da redução de todos os gastos que devem ser aplicados. Porém, é preciso compreender demais fatores ao invés de apenas realizar essa conta, como é o caso da saúde financeira da empresa.

Alíquotas do Lucro real
No Lucro Real, a alíquota (percentuais de determinado valor a serem pagos) do IRPJ é de 15% para lucro de até R$ 20 mil mensais com acréscimo de 10% para o lucro que exceder R$ 20 mil mensais, enquanto a CSLL tem uma alíquota de 9% sobre o lucro auferido.

Ou seja, para o IR são 15% (*) 32% igual a 4,8% do faturamento de uma empresa; e CSLL são 9% (*) 32% igual 2,88% também sobre o faturamento mensal, lembrando que também haverá 10% de IR sobre a base de presunção que ultrapassar R$ 20 mil mensais ou R$ 60 mil trimestrais.

lucro real: a adesão é obrigatória para empresas que possuem um faturamento superior a R$ 78 milhões no período de apuração.

Como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço
Basicamente, o lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho (a fórmula para calcular é: lucro bruto = receitas totais – custos).

A margem ideal de lucro em vendas depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro deve ser de 20% a 30% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas.

Por exemplo: quando você tem um Ecommerce que vendeu 40 mil e imagina que a “margem” é de 40%, significa que sua lucratividade é de 16 mil. Em outro cenário com a mesma “margem”, quando vende 100 mil e lucratividade de 40 mil. E, com 10 mil, lucratividade de 4 mil.