O que é o lixo 6 ano?

Perguntado por: aespinosa2 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Lixo corresponde a todo material descartado que não pode ser transformado ou reutilizado. Resíduos são materiais que, depois de usados ou de terem ultrapassado sua data de validade, ainda podem ser reaproveitados.

É chamado de lixo todo material que já não possui mais utilidade e, por isso, é descartado. É possível classificar o lixo de acordo com sua composição e destino, facilitando a coleta seletiva e auxiliando na conservação do meio ambiente e preservação da saúde de todos.

branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde; roxo: resíduos radioativos; marrom: resíduos orgânicos; cinza: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.

A palavra “lixo” vem do latim lix, e significa “cinzas”. De acordo com o dicionário, lixo é “qualquer coisa sem valor ou utilidade gerado pela atividade humana que pode ser eliminado”.

Separar o lixo seco do lixo orgânico. Essa atitude simples e diária, que todo mundo pode adotar em casa, tem tudo para facilitar a vida de quem trabalha com a coleta seletiva. E não é só isso: a separação correta contribui também para reduzir a contaminação do meio ambiente e para evitar a disseminação de doenças.

Uma escola é capaz de gerar uma grande quantidade de lixo por dia: além de papéis e materiais, há a hora do recreio, em que alunos e professores descartam restos de alimentos e itens como sacos plásticos, embalagens, guardanapos e copos.

Os seres vivos, inclusive os do mundo vegetal, produzem e eliminam algum tipo de resíduo. Por não existir órgão, máquina ou aparelho que utilize toda a matéria e energia consumida, surge o lixo.

Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a grande produção de lixo, pois esse processo tem como consequência a liberação de gases que promovem o efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais.

Tipos de lixo: quais são os principais existentes e como descartá...

  1. Lixo doméstico. ...
  2. Lixo comercial. ...
  3. Lixo público. ...
  4. Lixo orgânico. ...
  5. Lixo hospitalar. ...
  6. Lixo eletrônico. ...
  7. Lixo radioativo.

Quando o lixo é disposto nas vias públicas causa problemas de infraestrutura e alagamentos. Ao chegar nos rios, provoca desequilíbrio ambiental, representando uma grande ameaça à vida aquática, além de contaminar a água utilizada para consumo humano, tornando-a inapropriada e causando doenças.

1.INTRODUÇÃO
No Brasil o problema dos resíduos sólidos é grave, as estatísticas apontam que 11% de tudo que se joga na lata do lixo é de fato reciclado. Neste cenário a conscientização ambiental é de fundamental importância, e precisa começar desde a infância sendo que a escola exerce um papel vital neste processo.

Isso para que eles recebam um tratamento correto, por exemplo, os lixos: doméstico, público, orgânico, hospitalar, industrial, eletrônico, radioativo, espacial, dentre outros.

O lixo pode ser classificado como: Lixo Domiciliar – gerado pelas atividades residenciais, em sua composição existe grande quantidade de matéria orgânica. É composto por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais, revistas, embalagens em geral, papel higiênico, etc.

Classificação do Lixo
Pode ser domiciliar, industrial, hospitalar ou tecnológico. Além disso, há ainda uma divisão mais básica, em orgânico ou inorgânico. Orgânico é aquele que possui origem animal ou vegetal e inorgânico o que não possui.

Segundo a (WWF), Fundo Mundial para a Natureza, os principais produtores de lixo são: Estados Unidos (1 º lugar), China (2º lugar), Índia (3º lugar), Brasil , Indonésia (5º lugar), Rússia (6º lugar), entre outras regiões do Leste Asiático e Pacífico.

No Brasil, como prova disso, os problemas relacionados ao lixo estão se acentuando, seja[1] pelos poucos recursos empregados pelo Estado na manutenção sustentável dos resíduos bem como[2] pelo consumo exacerbado da população, o que corrobora para o desequilíbrio ambiental.

4 dicas para fazer a reciclagem do lixo em sua casa

  1. Aproveite o máximo do lixo orgânico. ...
  2. Separe o lixo seco pelo tipo de materiais.
  3. Tenha muito cuidado no descarte de resíduos perigosos.
  4. Adote e ensine atitudes sustentáveis às crianças.