O que é o lisossomo?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Os lisossomos são organelas membranosas repletas de enzimas que atuam na digestão intracelular e que estão presentes em células eucarióticas. Os lisossomos são sacos membranosos repletos de enzimas. Lisossomos são organelas celulares envoltas por membranas que estão presentes nas células eucarióticas.

Estrutura. Os lisossomos são vesículas delimitadas por uma membrana celular que, assim como as demais membranas das células, é composta pela bicamada lipídica associada a proteínas que acaba por exercer o controle do que entra e sai dessa organela.

A principal função do lisossomo é a digestão intracelular, isto é, as organelas quebram partículas do exterior da célula ou até mesmo de dentro da própria célula e as digerem em seu interior. Desta forma, podemos dizer que os lisossomos participam do processo de autofagia.

Os lisossomos podem se romper no interior da célula em um processo que recebe o nome de autólise. Quando se rompe, essa organela libera enzimas que destroem a célula. Esse fenômeno pode ser observado na cauda do girino, que aos poucos vai desaparecendo durante o processo de metamorfose.

Os ribossomos são pequenas estruturas granulares encontradas no interior do citoplasma, cujo papel é realizar a síntese de proteínas da célula. Já os lisossomos são organelas que podem ser encontradas em praticamente todas as células eucarióticas (que possuem carioteca).

Os ribossomos são organelas responsáveis pela síntese de proteínas na célula. Células responsáveis por grande produção de proteínas, como as do pâncreas, são ricas nessas estruturas.

O lisossomo é uma estrutura esférica rica em enzimas. Lisossomo é uma organela celular encontrada apenas em células eucarióticas que atua na digestão intracelular, garantindo a degradação de materiais capturados pela célula, bem como a reciclagem de alguns componentes celulares (autofagia).

Lisossomos são organelas que se caracterizam por serem sacos membranosos cheios de enzimas. As enzimas presentes nos lisossomos atuam na digestão intracelular. Essas organelas fazem com que partículas capturadas pelas células sejam degradadas. Atuam na reciclagem de partes da própria célula (autofagia).

O complexo golgiense é uma organela presente na célula eucarionte que está relacionada, entre outras funções, com o processamento, endereçamento e transporte de substâncias.

Qual é a causa das doenças lisossômicas? As DDLs são causadas por mutações em genes que codificam os diferentes tipos de proteínas presentes nos lisossomos – compartimento celular responsável por metabolizar e reciclar moléculas como proteínas, carboidratos e gordura, por exemplo.

A digestão ocorre nos lisossomos. f) ERRADA. A respiração celular ocorre nas mitocôndrias.

Autólise
Processo de autodestruição celular, onde a membrana do lisossomo se rompe e libera as enzimas digestivas no citoplasma, causando a destruição da célula.

Existem três tipos de RNA: o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossomal. Todas essas moléculas são fundamentais para a síntese proteica.

Retículo Endoplasmático

O Retículo Endoplasmático é um conjunto de bolsas (vesículas) e canais (cisternas) interligadas. São responsáveis pelo armazenamento, transporte (circulação) e armazenamento de substâncias. Estão presentes em todas as células eucariontes.

Organelas são estruturas que ficam dentro das células, mais precisamente dentro do citoplasma, que é composto por um líquido gelatinoso, do qual falaremos mais adiante. Por sermos seres pluricelulares e eucariontes, temos uma complexidade enorme dentro de nós e são essas estruturas que vão fazer a célula funcionar.

Essas organelas têm funções essenciais nas células humanas, como: a produção de energia (ATP) para as atividades do organismo, atuação na morte celular por apoptose, produção de calor e contribuição genética a partir do DNA mitocondrial.

A função do citoplasma é fornecer sustentação esquelética para a célula através da estrutura composta por filamentos e túbulos proteicos. Além disso, todo o conjunto de estruturas mergulhadas no citosol apresenta bastante dinamismo, fato que possibilita à célula realizar alguns movimentos.