O que é o limite de tolerância?

Perguntado por: galencastro . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

15.1.5 Entende-se por "Limite de Tolerância", para os fins desta Norma, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.

Ou seja, o Limite de Tolerância (LT) é um parâmetro que guia gestores, trabalhadores, empresas e demais órgãos em relação à intensidade de exposição do trabalhador durante a jornada de trabalho e às ações de segurança, separando as práticas seguras (e os valores relacionados a ela) das práticas não seguras.

O que são os Limites de Exposição? O Limite é um valor padrão de comparação que acredita-se que a maioria das pessoas caso estejam expostas abaixo daquele valor não vão ter nenhum tipo de adoecimento, mal estar ocasionado pela exposição ao agente físico, químico ou biológico.

Estabelecer limites pessoais é fundamental para se criarem relações saudáveis com os outros. Para além desta vantagem, é também, um elemento essencial na construção e desenvolvimento da autoestima, confiança e estabilidade emocional.

Não é permitida exposição a níveis de ruído acima de 115 dB(A) para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos. exceder a unidade, a exposição estará acima do limite de tolerância.

Limite de tolerância para insalubridade conforme a NR-15
Limite de tolerância é a concentração ou intensidade máxima ou mínima. E essa é relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.

Os limites de tolerância propostos pela ACGIH (American Conference of Governmental Industrial Hygienists), Threshold Limit Values (TLVs), estabelece o valor de 4ºC para uma exposição ao frio sem risco.

36. LT – Limite de Tolerância. 37. LER – Lesão por Esforço Repetitivo.

O Nível de Ação é um recurso preventivo no ambiente de trabalho, ou seja, ele antecipa possíveis problemas que podem ser causados devido à exposição do trabalhador próximo ao limite de tolerância permitido.

O excesso de exposição em redes virtuais pode sinalizar que algo não está bem! Todo excesso mostra alguma fragilidade. A exposição excessiva do corpo, por exemplo, pode mostrar insatisfação e necessidade de autoafirmação ou auto aceitação.

O limite individual para o total das exposições a um mesmo cliente passa a ser de 25% do Nível I, enquanto o total de exposições concentradas é limitado em 600% do Nível I. São entendidas como as exposições concentradas aquelas de valor igual ou maior do que 10% do Nível I.

Limites são princípios que você estabelece para se manter seguro(a) e confortável no sentido emocional e físico. Limites saudáveis envolvem dar a si mesmo(a) o espaço interpessoal e mental para que você possa ser você mesmo(a) plenamente.

Assim, devemos perceber que tudo começa no respeito que tenho por mim mesmo, na gentileza que eu mesmo dispenso às minhas necessidades. Dizer “sim” mais vezes para si mesmo é tratar-se com amor e gentileza. Se não começar por você, o outro dificilmente vai ter por você a consideração que você mesmo deveria ter.

Dar limites é solicitar que o outro respeite minhas decisões, meu espaço. As pessoas invadem a vida do outro. Seja nas questões do trabalho ou da vida pessoal. Acreditam que só a opinião delas valha, não respeitando a maneira de agir e de enxergar do outro.

80 decibéis

Em linhas gerais, a lei determina que o nível máximo de barulho que um trabalhador pode ficar exposto em uma jornada de 8 horas de trabalho é de 80 decibéis. Após esse limite, a legislação adota o passo de cinco: 85 decibéis para cada 4 horas trabalhadas, 90 decibéis para cada 2, e assim por diante.