O que é o letramento informacional?

Perguntado por: rbarbosa . Última atualização: 16 de maio de 2023
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O letramento informacional constitui um processo que integra as ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar informação e gerar conhecimento, visando à tomada de decisão e à resolução de problemas.

No Ensino Fundamental, o letramento científico faz parte das recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para garantir que os alunos compreendam e interpretem conhecimentos nos mais diferentes contextos.

Quais são os tipos de letramento digital?

  1. Letramento em SMS: O letramento em SMS está associado à habilidade de se comunicar eficientemente pelo dispositivo móvel. ...
  2. Letramento em e-mail. ...
  3. Letramento em hipertexto. ...
  4. Letramento multimídia. ...
  5. Letramento em jogos.

Letramento digital diz respeito às práticas sociais de leitura e produção de textos em ambientes digitais, isto é, ao uso de textos em ambientes propiciados pelo computador ou por dispositivos móveis, tais como celulares e tablets, em plataformas como e-mails, redes sociais na web, entre outras.

Embora seja uma discussão nova em solo nacional, questões ao redor do letramento informacional começaram a ganhar força ainda nos anos 1970 nos EUA. Esse é um conceito que faz referência à capacidade humana de entender e também de utilizar a informação gerada na internet de forma crítica e estratégica.

Quando o aluno é capaz de entender um texto, interpretar uma história, falar com clareza e se expressar de forma eficaz por meio das palavras empregadas por ele, torna-se então indivíduo letrado.

O letramento surgiu como objetivo de completar a alfabetização no contexto social, desenvolvendo habilidades nos alunos de forma que eles consigam interagir com segurança de se, no seu meio social, trazendo para os alunos os usos sociais da leitura e escrita.

Entende-se como letramento científico a capacidade de empregar o conhecimento científico para identificar questões, adquirir novos conhecimentos, explicar fenômenos científicos e tirar conclusões baseadas em evidências sobre questões científicas.

Para a análise dos resultados foram criados cinco indicadores de letramento científico (percepção da ciência e tecnologia com o cotidiano, trabalho com informações científicas, resolução de problemas, linguagem científica e argumentação), divididos em quatro níveis de letramento científico.

479) considera importante diferenciar alfabetização de letramento, pois segundo ele, “na tradição escolar, a alfabetização científica tem sido considerada na acepção do domínio da linguagem científica”, enquanto o letramento científico estaria ligado ao uso do conhecimento científico na prática social.

Segundo o prof. Rafael Falcón, existe cinco graus de letramento, sendo eles, começando pelos superiores, o passivo-culto, o passivo-refinado, o passivo-incipiente, passivo-bruto completo e, por fim, o passivo-bruto incompleto.

O letramento digital é, então, a capacidade de utilizar ferramentas virtuais como modo de exercer papeis sociais e contribuir, de alguma forma, com a comunidade.

Os pais podem tornar o processo de alfabetização e letramento mais fácil e rápido, promovendo: Interação verbal. Leitura dialogada. Narração de histórias.

O letramento digital incentiva a colaboração entre as pessoas por causa do foco em projetos e atividades que necessitam de trabalho em equipe. É possível desenvolver as relações interpessoais, fundamentais para a vida em sociedade.

Conforme pontuaram Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), os letramentos digitais podem ser didaticamente classificados pelos focos de Linguagem, Informação, Conexões e (Re)desenho. No foco Linguagem, estão relacionados: letramento impresso, em SMS, em hipertexto, em multimídia, em jogos, móvel e em codificação.

O letramento digital irá possibilitar que os alunos possuam senso crítico para a utilização do meio digital. Como consequência desse processo, há uma integração colaborativa do processo de aprendizagem – o aluno participa ativamente da sua jornada e com isso cria um resultado de conhecimento mais complexo e completo.

O termo letramento pode ser considerado bastante atual no campo da educação brasileira. Conforme Soares (2009, p. 33), esse termo parece ter sido usado pela primeira vez no país no ano de 1986 por Mary Kato, no livro “No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística”.

Reconhecer a linguagem, o som das palavras e simplesmente observar as letras já são o começo da alfabetização e letramento. Esse processo começa na família, mas é na Educação Infantil que ele ganha novos conhecimentos.

Os multiletramentos, conceito cunhado pelo Grupo de Nova Londres (GNL ou NLG) em seu manifesto de 1996, é uma perspectiva de letramento que considera a multiplicidade de linguagens (visual, verbal, sonora, espacial…) e a de culturas.

Os novos letramentos abarcam uma noção de linguagem como prática social (BRANDT; CLINTON, 2002) e a compreensão de que é necessário proporcionar o desenvolvimento do senso crítico dos cidadãos/ alunos (BRASIL, 2006), objetivando a mudança social.

“Já o letramento é o processo que envolve a capacidade de uso da escrita e remete às diferentes funções e práticas sociais e individuais ligadas a essa utilização, como ler, interpretar e produzir um texto ou ser capaz de pesquisar e registrar informações.”