O que é o istmo da garganta?

Perguntado por: amoreiras . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

O istmo da garganta é a comunicação entre a cavidade da boca com a parte oral da faringe (orofaringe). Acima está delimitado pelo palato mole, abaixo pela raiz da língua e lateralmente pelos arcos palatoglosso e palatofaríngeo.

O palato, que é o céu da boca, divide-se em duas partes. A parte anterior possui sulcos e é dura (palato duro). A parte posterior é relativamente mole e macia (palato mole).

cavidade bucal: é a porção interna da boca. É o nome dado ao espaço entre a arcada dentária superior e a inferior. Quando a boca está totalmente fechada e as arcadas dentárias se unem, a cavidade bucal é preenchida pela língua. Tem como limites os lábios, bochechas, palato, língua e istmo da garganta.

Consiste de uma parte superior (nasofaringe), uma parte média (orofaringe) e uma parte inferior (hipofaringe). A garganta é uma passagem muscular através da qual os alimentos passam para o esôfago e o ar para os pulmões.

“A úvula participa da deglutição direcionando os alimentos para a faringe e impede que os alimentos e líquidos entrem na cavidade nasal vedando esta passagem, ou seja, é imprescindível para evitar o engasgamento”, revela. Além disso, a estrutura também contribui para a produção e emissão de sons na fala.

Trata-se de um acidente geográfico que consiste na união de duas áreas através de uma faixa estreita de território. Este estreito pedaço de terra permite que duas extensões diferenciadas se mantenham em contato. Neste sentido, um istmo pode unir duas ilhas, duas massas continentais e uma península com um continente.

Tecnicamente, um istmo pode ter canais que vão de costa a costa (por exemplo, o Canal do Panamá ), e assim assemelhar-se a duas penínsulas; no entanto, os canais são características artificiais distintas dos estreitos.

Ela termina no sulco terminal, que pode ser visto estendendo-se lateralmente em uma direção oblíqua a partir do forame cego até o arco palatoglosso. A mucosa da superfície dorsal da porção oral da língua é formada por papilas circunvaladas, filiformes e fungiformes.

A fenda palatina é uma abertura no céu da boca, no palato duro ou mole, que pode estar em um ou nos dois lados da boca, podendo se estender até afetar os lábios e o nariz. Em crianças, a fenda palatina também pode estar recoberta por mucosa.

Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca.

O Arco do Cupido é o nome que se dá para a estrutura da anatomia labial localizada no centro do lábio superior. É uma depressão em forma de V delimitada abaixo pelo vermelhão do lábio e acima pelo filtro e suas colunas.

Os principais sinais que devem ser observados são:

  • lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
  • manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
  • nódulos (caroços) no pescoço;
  • rouquidão persistente;

Em uma boca saudável, as mucosas devem ser rosadas, nem muito claras nem muito escuras. Não deve haver sangramentos nem inchaços na gengiva. A língua deve estar limpa, sempre rosa, porém sem estar lisa demais ou marcada nas laterais, e não deve haver sinais de acúmulo de placa bacteriana ou tártaro.

O palato duro deve ter coloração rosa clara e ser bem lisinho. Quando há alguma alteração, como céu da boca amarelo, é um sinal de alerta.

A úvula (corretamente chamada de úvula palatina) é encontrada no palato mole, ladeada pelas amígdalas. Ambas as estruturas estão localizadas na abertura da garganta, também conhecida como faringe.

Essa sensação de um bolo na garganta tem sido associada à ansiedade e outras como depressão, estresse, tristeza que podem desencadear a sensação. E todas elas também eles também podem piorar essa sensação se for por outra causa.

Sabe aquela sensação de alguma coisa trancada na garganta quando engole? Essa sensação de que parece que engolimos um comprimido que não desceu é chamada de globus faríngeo. Existem diversas causas para ela. A mais comum é por doença do refluxo.

Esse é um procedimento seguro e muito eficaz para liberar a passagem do ar e aumentar as dimensões da garganta. Assim, a pessoa pode respirar sem nenhum problema enquanto dorme, e também ocorre uma redução do ronco, já que não existe a vibração dos tecidos quando o ar entra no organismo.

A úvula pode ser removida parcial ou totalmente. Dependendo do caso, ainda é possível retirar apenas as amígdalas. Essa opção pode ser viável quando elas sofrem hipertrofia (aumento).