O que é o IRRF a recuperar?

Perguntado por: rsalazar . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 18 votos

O Imposto de Renda retido na fonte é um imposto antecipado e, por isso, parte do seu valor pode ser recuperado. Contudo, esse cálculo depende das despesas e dos rendimentos tributáveis. Dessa forma, quanto mais despesas dedutíveis você informar, maior a chance de restituir o IRRF.

Os impostos recolhidos são recuperados de acordo com a compensação de tributos. Para que haja a recuperação, os impostos devem ser da mesma natureza. Lembrando que o imposto a recuperar só acontece quando o valor das compras com direito ao crédito for superior às vendas com débito contabilizadas no mesmo período.

Uma forma de contabilizar os impostos recuperáveis pagos na aquisição de mercadorias e insumos da produção é o registro, por ocasião da aquisição desses bens, em contas próprias, classificáveis no ativo circulante, intituladas "IPI a Recuperar" e "ICMS a Recuperar".

Quem deve declarar o Imposto de Renda este ano? O grupo de quem precisa declarar Imposto de Renda deste ano inclui: Quem recebeu rendimentos passíveis de tributação em um valor total acima de R$28.559,70. Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima do limite (R$ 40.000,00).

Para fazer o cálculo do PL, basta subtrair seus valores ativos e valores passivos. Ou seja: Ativos (bens e direitos) – Passivos (obrigações) = Patrimônio Líquido da sua empresa.

Os impostos recuperáveis pelas empresas na atividade industrial são: IPI (Imposto sobre produtos industrializados) e o ICMS (imposto sobre operações relativas a circulação de mercadorias e sobre prestação de serviço de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicação).

A solicitação de recuperação do ICMS pode ser feita no órgão responsável do seu estado. Nesse momento, os órgãos fazem a análise do valor relacionado aos impostos pagos nos últimos cinco anos. A partir dessa etapa, é feito o levantamento do valor a que se tem direito.

Por outro lado, ter imposto a pagar implica dizer que, após todo esse mesmo processo, o contribuinte deverá pagar um valor de imposto de renda à Receita Federal. Não é possível, portanto, que no mesmo ano-calendário o mesmo contribuinte tenha imposto a restituir e a pagar.

  1. Acesse o menu Arquivos > Impostos;
  2. Localize o cadastro do imposto '18-ISS Retido';
  3. Na guia Contabilidade, marque a opção '[X] Gera lançamentos contábeis por nota', e;
  4. No quadro Imposto a recuperar, preencha conforme abaixo: ...
  5. Clique no botão [Gravar], para gravar o cadastro de imposto.

É considerada uma ação que gera o equilíbrio e igualdade entre duas partes, fazendo com que não haja nenhuma com maior ou menor peso que a outra. No âmbito do direito, a compensação consiste na anulação de uma obrigação quando esta apresenta uma situação de reciprocidade entre as partes.

Os impostos a compensar são caracterizados pelo crédito que constitui moeda de pagamento de tributos da mesma espécie ou não e que, se não houver débito com o qual compensar, pode gerar solicitação de sua restituição em dinheiro, como é o caso do saldo credor do IRPJ e da CSLL, apurados no ajuste anual pelas Pessoas ...

O IPI não recuperável no comércio é o valor que não pode ser compensado, em função de o fornecedor não ser contribuinte do imposto. Na indústria, o que é pago em uma cadeia deve sofrer o abatimento do que foi cobrado na etapa anterior, pela lógica da não cumulatividade.

É possível aproveitar os créditos de ICMS de fornecedores quando o que for consumido estiver relacionado com a execução das atividades-base da empresa. No caso de uma transportadora, é possível, por exemplo, aproveitar créditos para a compra de veículos e de combustível.

Nas hipóteses que o ICMS não é recuperável, como por exemplo, quando se destinar a consumo próprio, o montante do imposto passa as ser um ônus do adquirente e, portanto, passa a integrar o seu custo.

Esteja atento, ano a ano, para saber se você está ou não obrigado a declarar. Uma dúvida que contribuintes que têm IRRF descontado em folha geralmente possuem é se ao declarar o Imposto de Renda terão que pagar imposto novamente. Fique tranquilo, não existe essa possibilidade.

O Imposto de Renda Retido na Fonte, ou IRRF, ou ainda IRF, processa-se quando a Receita Federal cobra o imposto de forma mensal e diretamente do salário dos trabalhadores CLT que ganham quantias que ultrapassam o teto estipulado pelo órgão. Essa cobrança ocorre na folha de pagamento do colaborador.

Como saber se tenho imposto retido na fonte? Uma das formas consultar imposto de renda retido na fonte é no próprio recibo da entrega da declaração: o documento traz a informação em “Imposto a restituir”, com o valor exato que será creditado pela Receita.

O patrimônio líquido é um indicador contábil que representa a diferença entre o ativo e o passivo da organização. Ou seja, o PL demonstra a subtração entre os bens e direitos que uma empresa possui em relação às suas obrigações.

Como saber qual o seu patrimônio
A Receita divide o patrimônio em bens e direitos: Bens: dinheiro em espécie, saldo em conta bancária, imóveis, automóveis, barcos, aeronaves, joias e obras de arte; Direitos: ações, participações societárias em empresas, aplicações financeiras, fundos de previdência privadas.

Portanto, o patrimônio líquido é aumentado pelas receitas e diminuído pelas despesas. Para os gestores, é importante saber o quanto a empresa ganhou e como ela ganhou.

pis não confie em e o que são tributos não recuperáveis são aqueles que integram o. custo do bem exemplo aquisição de material para uso ou consumo da empresa.