O que é o instrumento Kabuletê?

Perguntado por: adias . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

O Kabuletê é uma pequena caixa de ressonância com couro dos dois lados e um pequeno cabo. Quando girado, o couro é percutido por duas pequenas sementes que saem das suas laterias, peduradas por um barbante.

Dois instrumentos clássicos usados nas músicas afro - brasileiras, são os tambores e o Berimbau.

Muito comum entre a população indígena de todo o território brasileiro, o maracá tem a companhia de outros instrumentos semelhantes a ele: o para-cá, o chuatê e o yaxsã-ga. Por sua vez, os chocalhos indígenas ganham versões bem parecidas como o mutomburé, o cutõe e o cotecá.

- kabuletê: instrumento musical que tem um pequeno tambor preso a uma haste de madeira com dos barbantes nas laterais finalizados por sementes. Quando o instrumento é girado, as sementes batem no couro que geram um som de batida.

O oboé surgiu em França, no século XVII e descende da charamela, um instrumento de sopro fisicamente semelhante - longo, ligeiramente cónico e de palheta dupla mas com buracos para dedilhação - mas rapidamente a substituiu e ganhou espaço nas orquestras e nas obras de Bach, Mozart, Schumann.

Entre os brinquedos confeccionados pelas crianças, destaque para: peteca, pião, bilboquê, tambor, chocalho e pessoa-graveto.

O objetivo é a estimulação da motricidade ampla, o reconhecimento das cores, e o movimento humano e suas linguagens. Sugestão: Caso não tenha um bambolê em casa a fita adesiva pode ser colada em duas cadeiras (ou banquinhos).

A brincadeira estimula a atividade em grupo e desenvolve a coordenação motora. Para brincar, basta ter um bambolê e algumas crianças cheias de vontade de se divertir. Um fica parado a frente, com os braços levantados, enquanto os demais arremessam o objeto.

Os instrumentos musicais estão divididos em três grandes grupos: percussão, sopro e cordas. Além desses, há também instrumentos musicais eletrônicos.

Original de Salvador, no estado da Bahia, e fundado no final da década de 40, o grupo foi criado pelos estivadores baianos.

O maracá era um instrumento muito apreciado pelos índios tupis da costa do Brasil, e os índios costumavam dançar em círculos cantando e batendo os pés.

O maracá é um dos instrumentos musicais indígenas mais conhecidos, sendo seu nome muitas vezes utilizado como uma designação genérica para chocalhos.

Como todo instrumento musical primitivo, a flauta teve um papel mágico. Ela era usada para acompanhar os rituais religiosos.

O pião é um desses exemplos: na cultura indígena, ele é um brinquedo feito com uma vareta de bambu fincada em uma fruta ou semente. No jogo, o objetivo é fazer o pião soltar um zunido enquanto roda pela terra.

SEGUNDO O HISTORIADOR CÂMARA CASCUDO, ESTE JOGO EXISTE HÁ MAIS DE 20 SÉCULOS. NO BRASIL ELE CHEGOU COM OS PORTUGUESES E ERA CHAMADO DE “CINCO MARIAS”. EM OUTROS PAÍSES, NO LUGAR DOS SAQUINHOS DE ARROZ, AS PESSOAS USAVAM PEDRAS E ATÉ OSSINHOS DE FRANGO PARA BRINCAR.

A única forma de reconhecimento dos povos indígenas, segundo a organização, é o autorreconhecimento, que é um processo individual e coletivo, pois a comunidade ou povo tem a autoridade de reconhecer os indígenas, independentemente do local onde vivem.

oboísta

O músico que toca o oboé é denominado oboísta.

oboísta

O músico que toca o oboé é denominado "oboísta".

É um instrumento musical muito difícil de tocar, principalmente porque exige uma técnica de respiração exemplar. A palheta dupla é constituída por duas canas, separadas por um espaço muito pequeno.

Cabas-Maë
Essa é uma brincadeira muito popular nas tribos indígenas da Amazônia. Para começar, todas as crianças são divididas em dois grupos. Um deles representará os roçadores, que cuidam da roça, e outro, as cabas, que são espécies de ninhos de marimbondos.

Heiné Kuputisü
Popular entre o povo Kalapalo, no Alto Xingu (Pará), essa brincadeira de resistência e equilíbrio desafia os jogadores a atravessarem um trecho demarcado em um pé só. Ganha quem for mais longe sem usar os dois pés — e nada de trocar de perna no meio do caminho!