O que é o Instagram for Business?

Perguntado por: amarinho8 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Como o próprio nome sugere, o Instagram for Business é a ferramenta do Instagram dedicada a empresas. Ela permite que negócios que possuem conta na rede social conheçam quem são os seus seguidores e alavanquem resultados.

A criação de uma conta comercial no Instagram ou a modificação de um perfil pessoal para Business é gratuita.

Ela é muito mais limitada, ou seja, não há dados estatísticos, programação de postagens ou possibilidade de fazer anúncios. Também não é possível vincular a outros aplicativos (exceto o Facebook). Outra diferença é que nesse tipo de conta você pode manter seu perfil fechado, enquanto nas outras duas não.

Por exemplo, se você vir qualquer botão que oferece a opção de entrar em contato diretamente com a empresa ("Mensagem" ou "Contato"), essa conta específica está usando um perfil comercial. Além disso, se você vir uma tag indicando uma categoria comercial, é uma conta comercial.

Conta comercial (Instagram for Business)
O Instagram for Business ou conta comercial é totalmente voltado para empresas, com recursos extras que facilitam com que os negócios promovam seus produtos ou serviços através da rede social.

A conta pessoal é a conta padrão do Instagram. É o ideal para quem quer manter uma interação mais comum na rede social, seguindo amigos e interagindo sem se preocupar com alcance, número de likes, vendas, entre outros.

Os recursos da conta empresarial do Instagram permitem que você acesse métricas de desempenho de stories e postagens e veja informações detalhadas sobre os seguidores. Também é possível fazer anúncios, vender no Instagram Shopping e acompanhar o desempenho das publicações.

Ao contrário do perfil pessoal, o perfil profissional do Instagram oferece acesso detalhado sobre o desempenho de suas atividades na plataforma. Com as métricas disponíveis, é possível saber quantas pessoas viram suas postagens, além de dados sobre a idade, localização e gênero de seus seguidores.

Uma pesquisa realizada pelo Grouphigh Influencer Marketing Report sugere que um influenciador de nível médio pode cobrar de 200 a 500 dólares por publicação. Não é inédito para aqueles com mais de 100.000 seguidores ganhar de 700 a 900 dólares por foto.

Conta Business (ou conta comercial/para negócios) é um tipo de conta criada especialmente para empresas, marcas e produtores de conteúdo. Ela oferece à estes usuários a possibilidade de ter acesso à diversas funções que os usuários de contas pessoais não têm.

Felizmente este número é ilimitado no Instagram. Logo, independentemente de quantas pessoas você pode seguir, seu perfil não é prejudicado — a exposição da sua marca está garantida no que se refere a este quesito.

O principal diferencial entre as duas contas é a caixa de mensagens. Enquanto a conta de empresa exibe apenas uma aba de mensagens, a de criador de conteúdo tem três janelas: principal, geral e solicitações.

Mudar uma conta comercial para uma conta pessoal do Instagram

  1. Acesse o seu perfil e toque em no canto superior direito.
  2. Toque em Configurações e Privacidade.
  3. Toque em Conta.
  4. Toque em Trocar de tipo de conta.
  5. Toque em Mudar para a conta pessoal e, em seguida, em Mudar para pessoal para confirmar.

Buscando se tornar um ambiente mais seguro e inclusivo, o Instagram adicionou um espaço no perfil dos usuários para que eles possam colocar quais são os seus pronomes (ele/ela; dele/dela).

Assim, a fabricante americana de materiais esportivos Nike está no topo com 1,69 milhões de seguidores. Enquanto o segundo lugar é ocupado pela Starbucks. A Forever 21, Adidas, e Topshop vêm logo em seguida.

A bio do Instagram é a seção do seu perfil na rede social posicionada logo abaixo do nome, onde é possível incluir informações relevantes sobre você ou sobre sua empresa. Na biografia do Instagram, você pode incluir uma breve descrição, informações de contato, hashtags, emojis e uma URL, o link na bio.

São eles:

  • Sobre o profissional/empresa. ...
  • Sobre produtos e serviços. ...
  • Informações de contato ou instruções de compra. ...
  • Endereço e horário de funcionamento. ...
  • Feedback dos clientes. ...
  • Outros canais digitais. ...
  • Conteúdo mais relevante para o nicho de atuação.