O que é o índice de Castelli 1 e 2?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

O Índice de Castelli corresponde a um cálculo matemático realizado entre as frações do colesterol. Existem dois cálculos possíveis – o Índice de Castelli I, onde é realizada a razão entre o colesterol total e o HDL e o Índice de Castelli II, onde é realizada a razão entre a fração LDL e o HDL.

Foram considerados como valores referenciais normais para Índices de Castelli I < 5,1 , Índices de Castelli II < 3,3 e PCR < 6,5 mg/L.

Índice de Castelli I = colesterol total / HDL; Índice de Castelli II = LDL /HDL.

Valores de referência para o colesterol total
Os valores de referência desejável para homens e mulheres, com ou sem jejum deve ser inferior a 190 mg/dl. Valores superiores a este são considerados altos e é importante que procure um médico para iniciar o tratamento adequado.

Praticar atividade física, ingerir alimentos ricos em fibra e parar de fumar também ajuda a controlar o colesterol, reduzindo os níveis de LDL e aumentando os de HDL.

O resultado ideal para o colesterol total é menor que 200mg/dL, para os triglicérides até 150mg/dL. De acordo com o cardiologista, os níveis ideais de cada tipo de colesterol são individualizados a partir de uma avaliação médica.

Os resultados

  1. LDL.
  2. Pessoas com risco muito alto: abaixo de 50 mg/dl.
  3. Pessoas com risco alto: abaixo de 70 mg/dl.
  4. Pessoas com risco intermediário: abaixo de 100 mg/dl.
  5. Pessoas com risco baixo: abaixo de 130 mg/dl.

O HDL é conhecido como o 'colesterol bom'. Em quantidades adequadas, ele protege as artérias e dificulta a entrada do LDL. O LDL é conhecido como 'colesterol ruim' ou 'mau colesterol'.

Valores de colesterol HDL e LDL
Menor que 100 mg/dL: ótimo. Entre 101 e 130 mg/dL: normal. Entre 131 e 160 mg/dL: normal/alto. Entre 161 e 190 mg/dL: alto.

Tontura, mal estar, falta de ar, cansaço e aumento da circunferência abdominal podem ser sintomas de que a quantidade de gordura do organismo está em desequilíbrio e que é hora de mudar o estilo de vida.

Já níveis acima de 150 mg/dL, representam triglicérides elevados em adultos e, portanto, devem ser tratados com melhora dos hábitos de vida, incluindo dieta mais saudável, realização de atividade física regular e redução da ingestão de bebidas alcoólicas.

Para tal, aplica-se a fórmula LDL= CT-HDL –TG/X, onde X é um fator que varia de 3,1 a 11,9, dependendo da concentração encontrada de triglicérides na amostra.

Como elevar o HDL?

  1. 1 – Pratique exercícios aeróbicos. ...
  2. 2 – Perca peso para aumentar o HDL. ...
  3. 3 – Pare de fumar. ...
  4. 4 – Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. ...
  5. 5 – Consuma gorduras saudáveis. ...
  6. 6 – Consuma mais fibra.

O colesterol VLDL é um tipo de gordura no sangue. É considerado uma das formas “ruins” de colesterol, juntamente com o colesterol LDL e os triglicerídeos. Isso ocorre porque níveis elevados de colesterol podem entupir suas artérias e levar a um ataque cardíaco.

Colesterol LDL (Colesterol ruim):
Normal menor que 130 mg/dL para pessoas com baixo risco cardiovascular. Normal menor que 70 mg/dL para pessoas de alto risco para doenças cardiovasculares.

Nível de LDL
Normal: menos de 100 mg/dL; Limite: 130 a 159 mg/dL; Alto: 160 a 189 mg/dL.

O colesterol LDL é o tipo de colesterol considerado ruim.
As altas taxas do LDL-col é que estão relacionadas ao risco de doenças cardiovasculares e, geralmente, são associadas a fatores hereditários e/ou maus hábitos de vida, como dieta rica em gorduras saturadas e trans, além do sedentarismo.

Quem tem colesterol pode comer ovo cozido todos os dias? Pode sim! O ovo é um alimento nutritivo, fonte de colina, proteína, boa gordura e demais nutrientes, sem contraindicações, exceto para quem tem alergia ao mesmo. Sendo assim, até mesmo pessoas com alterações no colesterol podem consumir ovos.

Experimente, para emagrecer, espremer meio limão em um copo de água com adoçante e tomar meia hora antes do desjejum, do almoço e do jantar. Além das propriedades emagrecedoras, o limão ajuda a baixar o colesterol, a desintoxicar e alcalinizar o sangue e ativa o sistema imunológico.

Triglicérides pode ser mais perigoso que colesterol para AVC, diz estudo.