O que é o indicador ROE?

Perguntado por: ujordao . Última atualização: 24 de abril de 2023
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ROE: indica o valor que uma empresa consegue gerar a partir do que é aplicado pelos acionistas, que representa o patrimônio total. ROIC: indica qual é a capacidade da empresa em gerar lucro a partir do capital total investido.

Ele é a diferença entre a receita total e o custo total da companhia, isto é, entre os valores do ativo e do passivo na contabilidade. Nesse caso, vamos imaginar que o patrimônio líquido do ano é de R$500 mil. Veja na fórmula: ROE = (200.000 / 500.000) x 100.

A sigla ROA vem de return on assets – ou “retorno sobre ativos” – e indica quanto do valor que a empresa investiu na operação voltou para o negócio sob a forma de lucro. Em outras palavras, o ROA mostra se a organização foi eficiente ao colocar os seus ativos para trabalhar e gerar resultados.

ROE negativo
Como você viu, o cálculo do ROE se dá a partir da divisão entre o lucro líquido e o patrimônio líquido de uma companhia em determinado período. Assim, se esse número for negativo significa que a organização apresentou prejuízos ao invés de lucro.

O ROA está relacionado ao retorno que o negócio alcançou com seus investimentos. Já o ROE serve para avaliar a geração de valor da empresa de acordo com seus recursos. Ambas as métricas são importantes para que investidores escolham as empresas que desejam investir, por exemplo.

Observem quais as formas de aumentar o ROE: uma maior margem líquida, um aumento na alavancagem (empréstimo de capital de terceiros) e o giro dos ativos (relacionado a rapidez que seu estoque vira caixa). É importante verificar que esses componentes são interligados.

Exemplo de cálculo
ROI = $((260.000,00 – $200.000,00) / $200.000,00) x 100 = 30%. Isso significa que o retorno sobre o investimento para desenvolver o produto foi de 30%. Cabe à empresa analisar se foi um bom retorno ou não.

O ROI é uma sigla em inglês para Retorno sobre Investimento, já o ROE mede o retorno que uma empresa tem com os investimentos de sócios ou acionistas.

Há três indicadores de rentabilidade principais que devem ser aplicados por qualquer negócio: ROE, ROI e ROA. Eles são de cálculo simples, mas essenciais para estudar a saúde financeira.

Resumidamente, o ROA mostra se a instituição está fazendo um bom uso de seus recursos. Já o ROE, que em inglês significa Return On Equity, ou Retorno Sobre o Capital, mensura o quanto a organização consegue agregar valor a si mesma com seus próprios recursos.

Um ROA de 10% significa que a cada R$ 1 investido em ativos, o percentual de retorno será de R$ 0,10. Mas esse valor é alto ou baixo? Quanto maior for o resultado em relação à taxa básica de juros, a Selic (atualmente 2% ao ano), mais poderemos dizer que o retorno é atrativo.

O EBITDA é um indicador financeiro muito usado para avaliar empresas na bolsa de valores, informando o lucro da companhia antes dos descontos com impostos, juros, amortização e depreciação.

ROIC: Mede a capacidade da empresa de gerar retorno com base no capital total investido por investidores e credores. ROE: Indica o retorno financeiro que a empresa consegue obter com o patrimônio líquido. ROI: Avalia a lucratividade ou prejuízo de cada investimento.

Empresas que não oferecem dividendos
Quando a companhia não distribui seu lucro líquido entre investidores, pode utilizá-lo para reinvestir nela mesma e, assim, possibilitar o alcance de melhores resultados. No entanto, com o PL mais alto, o ROE tende a diminuir.