O que é o indicador OTIF?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

O On Time In Full (OTIF) é um indicador de desempenho utilizado para acompanhar a qualidade das entregas dos produtos. A ideia é sempre aumentar a satisfação dos clientes em relação ao serviço prestado pela empresa. On Time: está ligado ao prazo (data e horário) e ao local que foram acordados com o cliente previamente.

Entenda a seguir como você pode implementar o indicador On Time In Full em sua gestão de entregas para melhorar seu percentual de serviço.

  1. Apresente o OTIF à sua equipe. ...
  2. Documente os processos de transporte. ...
  3. Utilize uma ferramenta de gestão. ...
  4. Atualize as informações regularmente. ...
  5. Analise os dados registrados.

O indicador Fill Rate é uma métrica importante na logística de distribuição e possui alguns diferentes tipos de medição que podem gerar insights valiosos para aprimorar o gerenciamento das operações. Em sua essência, o indicador está atrelado à disponibilidade e ao atendimento do nível de serviço.

Na tradução livre para o português OTD (On time Delivery) significa algo como entregar no prazo, enquanto OTIF (On Time in Full) é a entrega de um produto ou serviço no prazo e completo.

Pode ser traduzida como: no horário e completo. O indicador OTIF é usado para acompanhar entregas de produtos e serviços, seja para clientes internos ou externos. Ele pode afetar o nível de satisfação dos seus clientes e, por isso, deve ser acompanhado de perto.

O Overall Equipment Effectiveness, ou Eficiência Global do Equipamento, faz uma comparação entre a capacidade de produção que um equipamento possui e a quantidade que foi, de fato, entregue por ele.

Como calcular o índice OEE?

  • Disponibilidade% = (Tempo produzindo / Tempo programado para produzir) * 100%
  • Performance% = (Quantidade Produção Real / Quantidade Produção Teórica) * 100%
  • Qualidade% = (Quantidade de Itens Bons / Quantidade Total Produzida) 100%
  • OEE% = Disponibilidade% * Performance% * Qualidade%

O pedido perfeito nada mais é que um cálculo da eficiência das etapas de um pedido. E é medido do seguinte modo: % Acuracidade no Registro do Pedido x % Acuracidade na Separação x % Entregas no Prazo x % Entregas sem Danos x % Pedidos Faturados Corretamente.

Para calculá-lo basta pegar a data e hora de entrega do pedido ao Cliente e subtrair a data e hora do momento em que o pedido foi recebido pela empresa, que gera a seguinte fórmula: OCT = (data / hora da entrega do pedido ao Cliente) – (data / hora de recebimento do pedido pela empresa).

7 dicas para melhorar o serviço de entregas

  1. 1- Faça um controle de estoque. ...
  2. 2- Tenha uma boa organização das prateleiras. ...
  3. 3- Garanta uma boa comunicação na companhia. ...
  4. 4- Tenha bons funcionários. ...
  5. 5- Rastreie seus colaboradores. ...
  6. 6- Dê atenção às métricas. ...
  7. 7- Invista em um sistema próprio de entregas.

Descubra seis dicas práticas para melhorar a performance do seu time de vendas e garanta uma gestão verdadeiramente eficiente.

  1. Compartilhe a importância das metas. ...
  2. Ouça as sugestões. ...
  3. Valorize bons resultados. ...
  4. Capacite seu time de vendas. ...
  5. Invista na geração de leads. ...
  6. Mensure os resultados.

Principais indicadores de desempenho logístico

  • 1) Pedidos completos e no prazo (One time in full) ...
  • 2) Tempo de atraso das entregas. ...
  • 3) Tempo de ciclo do pedido. ...
  • 4) Pedidos sem incidente no caminho. ...
  • 5) Tempo médio de entrega. ...
  • 6) Indicador das notas de transporte. ...
  • 7) Acuracidade do Inventário. ...
  • 8) Custos do transporte.

O QUE SÃO INDICADORES OUTCOMES/LAGGING (Resultantes)
São indicadores relacionados com o atingimento de objetivos estratégicos, ou seja, permitem que se avalie se os efeitos finais das estratégias selecionadas foram atingidos. Estão diretamente ligados à medição de resultados.

Quais são os tipos de indicadores de desempenho? Indicadores de produtividade, qualidade, capacidade, estratégicos, de lucratividade, rentabilidade, de turnover, de competitividade e de valor.

A OTP tem como base a idade e o gênero do seu público-alvo. Ela é útil para avaliar a performance e a eficiência da segmentação das campanhas. Para calcular a OTP, divida o número de impressões no público-alvo pelo total de impressões da campanha.

On Time Processing (OTP) faz referência ao tempo total de processamento do pedido. Ele é essencial para mensurar o nível do serviço nas entregas, pois avalia todo o processo desde a disponibilização para separação dos produtos até a expedição para o envio e transporte.

O indicador OTP On Time Processing se refere ao tempo total que um pedido leva para ser processado. Isso significa que o OTP mede quanto tempo a empresa leva do recebimento do pedido, verificação de disponibilidade, separação dos produtos, envio para expedição e envio para transporte.

Antes de entendermos como funciona o cálculo do OEE, é preciso conhecer os 3 indicadores que formam o OEE, sendo eles:

  • Disponibilidade. Esse indicador é responsável por avaliar quanto tempo a máquina está disponível e qual é o índice dessa disponibilidade. ...
  • Desempenho. ...
  • Qualidade.