O que é o GTT?
A gastrostomia (GTT) é um dos métodos para fornecer dieta ao paciente e garantir suporte nutricional adequado. Na gastrostomia, um tubo (sonda ou cateter) é colocado no estômago e fica acessível através da pele do abdome (implantação percutânea).
Quanto tempo pode ficar com a GTT?
um ano
Quanto tempo Dura a GTT As sondas costumam durar cerca de um ano a um ano e meio. Elas podem entupir ou sofrer deterioração ao longo do tempo, o que pode exigir sua retirada e/ou troca.
Quais são os tipos de GTT?
A gastrostomia cirúrgica pode ser realizada basicamente de duas formas: 1) via laparotomia – a forma mais frequentemente realizada na maioria dos hospitais no Brasil; e 2) via laparoscópica – que pode, inclusive, auxiliar na técnica endoscópica, uma vez que permite um acolamento da parede gástrica contra a parede ...
Como cuidar de um paciente que usa GTT?
O cuidado mais importante é manter o local sempre limpo e seco e, por isso, é aconselhado lavar a região, pelo menos, 1 vez por dia com água morna, uma gaze limpa e sabão de pH neutro. Mas também é importante evitar roupas muito apertadas ou colocar cremes com perfumes ou produtos químicos no local.
Quais os riscos da GTT?
As principais complicações associadas à gastrostomia são: extravasamento de suco gástrico e/ou dieta pelo óstio da gastrostomia; inflamação do óstio da gastrostomia por irritação química (suco gástrico) e infecção do óstio com drenagem de secreção purulenta.
Quem está com sonda pode beber água pela boca?
porque a ingestão de alimentos é via enteral, a água. filtrada deve ser oferecida no intervalo das refeições, por meio da sonda, usando o frasco descartável.
Quem usa GTT pode ter refluxo?
Sim. Os pacientes que recebem alimentação enteral pós-pilórica podem aspirar o conteúdo gástrico ou regurgitar fórmulas provenientes do intestino.
Quanto tempo é a sobrevida de um idoso com a sonda no estômago?
(2003) demonstraram mediana de sobrevida de 59 dias dos pacientes submetidos a gastrostomia endoscópica e de 60 dias dos idosos com manutenção da via oral (p = 0,37). Meier et al. (2001) revelaram taxa de sobrevida média nos idosos com via alternativa de 195 dias e dos pacientes com via oral de 189 dias (p = 0,90).
Quem usa GTT pode andar?
Sim, não só pode como deve. O uso da sonda em si deve limitar o mínimo possível as atividades rotineiras.
Pode colocar soro na GTT?
Higienização do orifício da gastrostomia (estoma) poderá ser feito diariamente com água morna e sabão neutro, secando bem após a limpeza. Outra opção é o uso de soro fisiológico a 0,9%.
Quando a GTT vaza?
Geralmente esse vazamento se deve a um alargamento do trajeto onde ocorre extravasamento do conteúdo gástrico (dieta )ou por uma irritação local e ou infecção. Ideal procurar o cirurgião ou o PS para avaliação.
Como é colocada a sonda GTT?
É criada uma pequena abertura através da pele do abdome superior para o interior do estômago com o auxílio da endoscopia. Através desta abertura, a sonda é inserida e fixada. O procedimento é habitualmente realizado sob sedação e anestesia local, sob cobertura antibiótica para minimizar riscos de infecção.
Qual a diferença entre GTT e sonda nasogástrica?
Nasoentérica: introduzida pelo nariz e que fica localizada no intestino. Nasogástrica: introduzida pelo nariz e que fica localizada no estômago do paciente. Orogástrica: introduzida através da cavidade oral e que fica localizada no estômago (1). Sonda localizada na porção duodenal ou jejunal do intestino.
Como é feita a retirada da GTT?
A retirada da sonda é feita desinsuflando o balão e retirado a sonda. Faz-se um curativo e aguarda a cicatrização. Lembre-se que geralmente colocamos sonda cada vez menores antes de retirar completamente, para que não fique vazando eternamente.
Pode molhar a GTT no banho?
A GTT deve ser lavada com 30ml de água após administração dos medicamentos, evitando resíduos. O banho de chuveiro pode ser dado normalmente.
Quem está com sonda pode se alimentar pela boca?
Depois de colocar a sonda ,pode se alimentar pela boca normalmente? Depende do caso. Paciente que necessitou de gastrostomia durante tratamento de câncer ou internação prolongada em UTI pode recuperar a alimentação via oral e retirar a sonda. Estar com a gastrostomia não impede alimentação via oral.
Qual a manutenção da sonda GTT?
Enxágue a sonda de alimentação com água a cada 4 a 6 horas durante a alimentação contínua, antes e depois de cada alimentação intermitente ou em bolus ou, no mínimo, a cada 8 horas se a sonda não estiver sendo usada.
O que acontece quando a GTT sai do lugar?
Com a saída do cateter para alimentação em 48 a 72 horas o orifício se fechará o que pode dificultar o posicionamento de novo cateter e a impossibilidade de alimentar o paciente caso não haja outra via. Não existe risco de vida com a perda inadvertida ou retirada programada.
O que fazer se a GTT entupir?
Em caso de obstrução (entupimento), rachadura, furo, perda ou saída parcial da sonda, você deverá procurar a Unidade Básica de Saúde (Posto de Saúde) ou outro serviço que lhe for indicado, levando a sonda, lavada com água e sabão, e seu guia metálico, para que o enfermeiro verifique se podem ser reaproveitados.