O que é o grafismo indígena como são representadas?

Perguntado por: uramos . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 15 votos

O grafismo indígena é uma forma de identificação interna dentro da sua sociedade, além de identificação étnica quando comparada às outras tribos. Algumas características deste tipo de arte são a simetria, formas simples e relacionadas à natureza, sendo, normalmente, feitas por mulheres.

Eles observam a natureza e a representam por meio das formas geométricas e, pela repetição e variação de tamanho, obtêm-se ritmo e equilíbrio e cada tribo tem seu próprio estilo.

O grafismo é um tipo de arte visual que surgiu da cultura indígena e, hoje, é presente em diversas manifestações artísticas — quadros, tatuagens e até mesmo na decoração de uma residência. No grafismo, as linhas seguem um equilíbrio e ritmo constante, formando desenhos que identificam determinados povos indígenas.

Como alguns resultados do trabalho, pôde-se perceber que: o grafismo é a representação gráfica da realidade da criança; é preciso deixar a criança vivenciar aquilo que está aperfeiçoando; e a criança vai evoluindo de acordo com o seu aprendizado.

O grafismo não é apenas para representar algo do objeto fisicamente, ou seja, uma simples decoração vai muito, além disso. Eles têm a função de informar às pessoas que não conhecem a sua história cultural, religiosa, ritos e mitos.

Segundo o dicionário4, grafismo é a “técnica que consiste na elaboração de traçados preparatórios para a escrita, desprovidos de qualquer significação. Modo de traçar uma linha, de desenhar”. E, “Maneira de escrever de alguém, considerada do ponto de vista da grafologia.

O grafismo pintado nos corpos indígenas, em seus trajes e utensílios marca a identidade de cada povo. Um determinado desenho na pintura corporal por exemplo, pode indicar a quantidade de filhos, a ocupação do indígena dentro de sua comunidade ou o cumprimento dos ritos de passagem.

A arte indígena é muito rica, composta por diversos elementos carregados de simbologias antigas e sabedorias sagradas recebidas de seus antepassados. As produções indígenas mais comuns à maioria das etnias brasileiras são: cerâmica, pintura corporal, máscaras, cestaria e arte plumária.

Os elementos gráficos mais usados são traços, círculos e pontos, que juntos podem desenhar sóis. Outro padrão de composição são três traços horizontais, que geralmente são feitos no rosto. Fonte: MONTEIRO, Lívia. A linguagem do Grafismo e a Identidade Cultural Indígena, 21 ago.

O grafismo indígena está presente na cultura material e na ornamentação corporal através dos suportes da cerâmica, trançado, madeira, pedra e na própria pele.

De acordo com o autor, o grafismo infantil é dividido em 3 estágios: 1) Estágio das garatujas; 2) Estágio Pré-esquemático; e 3) Estágio Esquemático.

O ponto, a linha e o plano, articulando a expressividade na interação entre eles.

A pintura corporal indígena tem grande importância e seu significado é muito amplo, podendo ir da simples expressão de beleza e erotismo à indicação de preparação para a guerra ou, até mesmo, como uma das formas de aplacar a ira dos demônios.

1. Maneira de escrever de alguém, considerada do ponto de vista da grafologia. 2. [ Belas-artes ] Maneira de desenhar particular a um artista: O grafismo de Picasso.

  • 1) Auá Mendes.
  • 2) Carmézia Emiliano.
  • 3) Denilson Baniwa.
  • 4) Jaider Esbell.
  • 5) Tamikuã Txihi.