O que é o goodwill na contabilidade?

Perguntado por: vamorim . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

O Goodwill é um valor excedente pago pela aquisição de uma empresa. Ou seja, quando uma companhia é comprada, em grande parte das vezes, o interessado paga um valor maior do que o valor que ela está valendo no mercado.

Goodwill é um valor reconhecido pela contabilidade financeira e pode aparecer quando existe a venda de uma empresa ou de parte dela. Também pode ser conhecido como ágio. Um goodwill existe quando o valor oferecido na compra da empresa é maior do que o valor contábil ou valor justo dela.

Quando um investidor tem interesse em adquirir um negócio, é comum que ele pague um valor além daquele estipulado pelo mercado. Essa quantia ”extra” é o goodwill, ou patrimônio da marca. Isso ocorre porque o patrimônio da empresa pode ir muito além do contabilizado.

Quando uma empresa adquire outra por um valor diferente do seu valor justo, a diferença, se positiva, constitui um ágio (goodwill) e, se negativa, constitui uma compra vantajosa.

Goodwill pode ser descrito como a soma daqueles atributos intangíveis de um negócio que contribuem para o seu sucesso, tais como: uma localização favorável, uma boa reputação, a habilidade e perícia dos seus empregados e gestores e sua relação duradoura com credores, fornecedores e clientes.

Muito embora, a mais-valia (por diferença do valor justo dos ativos líquidos identificáveis) e o Ágio (por rentabilidade futura – goodwill), integrem o saldo contábil do investimento, sua contabilização deverá ser feita em contas separadas para fins de controle interno.

Menos valia = VP no PL da investida menos VJP no PL da investida. (ANC-RET. INV.) Fundamentação: Existência de ativo na investida que vale menos que o valor que está registrado (contabilizado).

Mais ou menos valia: Valor que corresponde à diferença entre o valor justo dos ativos líquidos da investida e o valor do patrimônio líquido; e. Goodwill: Valor que corresponde à diferença entre o custo de aquisição do investimento e o somatório do patrimônio e a mais ou menos valia. (Art.

O goodwill subjetivo, também chamado de goodwill criado, segundo Iudícibus (2009), surge de uma possibilidade de lucro em relação aos benefícios futuros da organização, maior do que seu custo de oportunidade. Para o autor, ele normalmente não é contabilizado devido à falta de credibilidade para apuração de seu valor.

Os ativos intangíveis de sua empresa são bens que não podem ser tocados, ou seja, não possuem existência física. Segundo a definição técnica do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), no pronunciamento 04, o ativo intangível é um bem não monetário identificável sem substância física.

Ativo intangível nada mais é do que um bem que a empresa possui, mas que não existe fisicamente. O mais famoso exemplo de ativo intangível (não se vê ou não se toca), é um software. Ele está registrado no grupo do “ativo não circulante”, dentro do ativo.

Como calcular o valor desse ativo? Apesar de ser um bem não monetário, o ativo intangível possui o seu valor financeiro, que é determinado pelo CAPEX (Capital Expenditure) — quantia que foi gasta para que ele se tornasse realidade e o OPEX (Operational Expenditure), valor gasto na pesquisa para a produção do bem.

Goodwill = P – (A+L)
Onde: P é o valor pago pela empresa; A é o valor justo do ativo; L é o valor justo do passivo.

O Goodwill é a chave para encontrar o valuation de uma empresa. Isto é, o valor que uma empresa possui! Os principais interessados no valuation de uma empresa são os investidores, sejam eles os sócios que compram ações da empresa ou as outras empresas que desejam adquirir o patrimônio de outra.

O ágio é a diferença excedente entre o valor inicial e o valor final. O deságio de títulos é uma operação conhecida no mercado financeiro que, muitas vezes, é confundida com uma operação de títulos. Para cálculo de uma operação de deságio de um fluxo de recebíveis devemos realizar o cálculo do deságio título a título.

Ágio é um termo usado em contabilidade e finanças para se referir à diferença entre o preço pago por um ativo e o seu valor nominal ou contábil. Em outras palavras, quando um ativo é adquirido por um preço superior ao seu valor nominal, o valor adicional pago é considerado ágio.

9. Este Pronunciamento define valor justo como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.