O que é o genótipo AA?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

Dessa forma, o genótipo representa a constituição gênica de cada pessoa, composto dos genes maternos e paternos. A sua representação é baseada nos genes alelos dominantes, indicados pelas letras maiúsculas (AA) ou genes recessivos (aa).

Resposta verificada por especialistas
o genótipo AA é uma característica dormintes, como por exemplo, cor dos olhos ou cor da pele mais escura.

· Comunidade (facebook): GbolNews

CruzamentoProbabilidadeAA
AA x AA0,50x0,500,25
AA x Aa(*)2x0,50x0,500,25
Aa x Aa0,50x0,500,0625
Total1,000,5625

Nos estudos genéticos os genes dominantes de um indivíduo homozigoto puro é representado pelas letras maiúsculas, a exemplo de AA, BB, VV. Nos estudos genéticos os genes dominantes de um indivíduo heterozigoto híbrido é identificado através da representação de uma letra maiúscula e uma minúscula, como Aa, Bb, Vv.

Características dos genes alelos
Homozigoto: chamamos de homozigotos ou puros os indivíduos que apresentam genes alelos idênticos. Ou seja, são representados por pares de letras apenas maiúsculas ou somente minúsculas. É o que apresenta alelos AA ou aa. Estes alelos iguais podem ser recessivos ou dominantes.

Isso significa que temos homozigotos recessivos (aa) e homozigotos dominantes (AA).

b) Aa: Sendo heterozigoto, o indivíduo irá gerar dois tipos de gametas, um dominante (A) e um recessivo (a).

Em organismos homozigotos são representados pelas letras 'AA' ou 'aa'. Já organismos heterozigotos são representados pela letra 'Aa'.

Alcoólicos Anónimos teve o seu início em 1935 em Akron, Ohio, como resultado do encontro de Bill W., um corretor da Bolsa de Nova Iorque, com o Dr. Bob S., médico cirurgião. Eram ambos alcoólicos considerados irrecuperáveis.

A formação desses pares pode se dar de três formas: AA (homozigoto dominante); Aa (heterozigoto dominante); aa (homozigoto recessivo).

O genótipo é definido como a composição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de todos os genes daquele organismo. O gene, por sua vez, pode ser definido como uma sequência específica de nucleotídeos do DNA que armazena as informações hereditárias.

Nos seres humanos, o genótipo é formado por uma combinação entre os genes do pai e da mãe. Imagine, por exemplo, que uma mulher apresente pigmentação normal da pele, mas que possua um gene para o albinismo, sendo ela, portanto, Aa. Quando nos referimos aos genes que ela possui, referimo-nos ao seu genótipo.

O genótipo de um indivíduo também pode ser representado pela sequência de bases que formam seu DNA. Assim, testes genéticos que realizam sequenciamento do DNA podem analisar o genótipo de uma pessoa.

A diferença entre genótipo e fenótipo está no fato de que o genótipo refere-se aos genes, e o fenótipo, às características físicas, morfológicas e comportamentais.

Apresentam genótipo Aa as linhagens: a) I e II.

Para o cálculo do número de fenótipos, utilizamos: número de fenótipos = número de genes + 1.

É necessário ter em mente que existem genes dominantes, por um lado, e genes recessivos, por outro. Os primeiros são “mais fortes”, de tal forma que eles representam maior probabilidade de determinar certas características.

Centimorgans (cM) são unidades de ligação genética entre dois indivíduos. Por exemplo, se você compartilha 1800 cM com um indivíduo, isso significa que você compartilha cerca de 25% do seu DNA com eles. Uma partida forte terá cerca de 200 cM ou mais.