O que é o gênero textual argumentativo?

Perguntado por: lalves4 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

Texto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela. Tem uma estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois a defende.

O que são argumentos:
Argumentos são ideias lógicas relacionadas entre si e com o propósito de esclarecer e resolver determinada situação ou dúvida, por exemplo. Os argumentos são normalmente baseados em premissas que ajudam a construir uma conclusão.

  • Argumento de autoridade. É quando se utiliza uma personalidade importante para o tema que se está abordando ou até mesmo uma fala dela para enfatizar ainda mais seu ponto de vista sobre o assunto. ...
  • Argumento histórico. ...
  • Argumento de exemplificação. ...
  • Argumento de provas concretas. ...
  • Argumento de comparação.

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

O texto dissertativo-argumentativo é aquele que apresenta um ponto de vista por meio de argumentos. As principais características deste gênero são: uso da norma-padrão da língua portuguesa, presença de uma tese, desenvolvimento argumentativo que comprove a tese e conclusão em síntese ou proposta de intervenção.

O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.

Tipos de argumentação

  1. Argumento de autoridade. Você já deve ter visto que para elaborar alguns textos, especialmente jornalísticos, é comum que os autores recorram a opinião de especialistas, certo? ...
  2. Argumento por comprovação. ...
  3. Comparação. ...
  4. Causa e consequência. ...
  5. Exemplificação. ...
  6. Enumeração. ...
  7. Alusão histórica.

Um argumento é um conjunto de proposições que utilizamos para justificar (provar, dar razão, suportar) algo. A proposição que queremos justificar tem o nome de conclusão; as proposições que pretendem apoiar a conclusão ou a justificam têm o nome de premissas.

A estrutura geral de um texto argumentativo consiste de introdução, desenvolvimento e conclusão, nesta ordem.

Os argumentos devem ter um embasamento, nunca deve-se afirmar algo que não venha de estudos ou informações previamente adquiridas. Os exemplos dados devem ser coerentes com a realidade, ou seja, podem até ser fictícios, mas não podem ser inverossímeis.

O que é a parte de desenvolvimento da redação
Como o modelo cobrado pelo Enem é dissertativo-argumentativo, é esperado que o candidato apresente argumentos consistentes sobre o assunto. Porém, o ideal é que você não escolha mais do que dois argumentos para defender a sua intervenção.

Dicas para fazer uma boa argumentação

  1. Faça análises críticas da realidade. ...
  2. Comprove suas análises com fatos. ...
  3. Nunca faça análises desvinculadas da realidade. ...
  4. Não se apoie apenas na opinião de grandes autores. ...
  5. Não faça afirmações muito vagas. ...
  6. Não exponha apenas os fatos.

A estrutura padrão é muito importante na organização dos parágrafos, principalmente nos textos dissertativo-argumentativos. Vale a pena seguir a ordem de: Introdução (contextualização), tópico frasal (ideia-núcleo), desenvolvimento (ideias secundárias) e conclusão (mais usada em parágrafos mais longos).

CONECTIVOS: Então, enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a princípio, no momento em que, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em seguida, afinal, por fim, finalmente, agora, atualmente, hoje, frequentemente, constantemente, às vezes, eventualmente, por vezes, ocasionalmente, sempre, ...

Através do texto argumentativo, também aprendemos como convencer alguém a respeito de nossas ideias e/ou opiniões. Com base nos PCNs, “a argumentação de ideias é fundamental para aprender a respeitar o outro e para desenvolver atitudes de confiança e capacidade para interagir” (BRASIL, 1998, p. 41).

Chamamos de gênero textual as classificações criadas para agrupar textos de acordo com as suas características. Existem diversos tipos de gêneros textuais, que vão desde o romance e a fábula, até a bula de medicamentos, passando ainda por notícias. Alguns textos podem ainda ser compostos por mais de um gênero textual.

Argumentativo: parágrafos de texto em que predomina a tipologia argumentativa, isto é, a defesa de uma tese/ponto de vista acerca de um tema. Narrativo: presente em textos predominantemente narrativos, como a crônica, o conto e o romance.

Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos. É bastante comum que autores consagrados da literatura utilizem períodos longos em cada parágrafo.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.