O que é o furo no queixo?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

O inusitado pontinho no centro do queixo nada mais é do que uma aderência do tecido fibroso presente entre a pele e o osso. Muito comum em bebês, as covinhas no queixo costumam desaparecer quando a criança cresce, pois o desenvolvimento do músculo preenche a cavidade.

Obrigada, ciência, por esse erro genético!
De acordo com a ciência, as covinhas podem ser consideradas um defeito congênito, já que significa que a pessoa tem alguma falha no tecido conjuntivo subcutâneo. Ou seja, na camada base da pele.

O sorriso deve ser bem aberto, pois essa é a expressão em que as covinhas costumam aparecer naturalmente. Os dedos devem estar posicionados próximos dos cantos da boca, onde as covinhas surgiriam naturalmente se as tivesse.

O inusitado pontinho no centro do queixo nada mais é do que uma aderência do tecido fibroso presente entre a pele e o osso. Muito comum em bebês, as covinhas no queixo costumam desaparecer quando a criança cresce, pois o desenvolvimento do músculo preenche a cavidade.

É devido à presença de uma rachadura em forma de Y no osso do queixo e ocorre como resultado da fusão incompleta das duas metades da mandíbula durante o desenvolvimento embrionário. A covinha no queixo também é um traço hereditário e é tradicionalmente considerada um símbolo de beleza, por isso é muito valorizada.

Qual procedimento se faz para retirar covinha da bochecha? Neste caso pode ser feito um preenchimento com ácido hialurônico . Entretanto, é imprescindível a avaliação do seu médico para determinar o procedimento mais adequado.

Para quem curtiu a ideia e quer realizar a cirurgia, o valor varia entre 800 e 2,500 dólares (cerca de R$ 2,500 a 7,840), dependendo do nível de dificuldade em cada rosto.

O cirurgião plástico Matthias Weimstock explica que o processo consiste em fazer um corte na área lateral da bochecha, tirar a gordura abaixo e fixar a pele nesse músculo mais profundo. “Assim, quando o tecido se contrai traz a pele junto e forma a covinha”.

De toda a população mundial, 20% das pessoas possuem covinhas, os outros 80% só pode sonhar em tê-las. Essas covinhas são, na verdade, uma má formação genética.

Sendo assim, somente aqueles que fazem parte do 39,2% puderam responder se possuem covinhas dos dois lados da bochecha ou não, sendo obtido o resultado que apenas 34,4% possuem covinhas nas duas bochechas, enquanto que 65,6% das pessoas tem em apenas um lado.

Você sabia que segundo estimativas, apenas 20% da população mundial tem covinhas? As covinhas têm origem genética, e ocorrem quando o tecido fibroso do rosto fica aderido entre a pele e os músculos da face.

As covinhas de Vênus (também conhecidas como covinhas nas costas ou covinhas nas nádegas) são recortes simétricos sagitais às vezes visíveis na região lombar humana, logo superiores à fenda glútea. Elas são diretamente superficiais às duas articulações sacroilíacas, os locais onde o sacro se liga ao ílio da pelve.

Pequena depressão que algumas pessoas têm no queixo ou nos lados da face.

São orifícios minúsculos na pele que fazem a secreção de líquidos como o suor e o sebo. No rosto há cerca de 300 mil poros, concentrados na testa, no nariz e queixo. Poros dilatados são mais característicos de peles mistas e oleosas, pois o excesso de óleo “preenche os furinhos” da pele e aumenta o tamanho dos poros.

Marca de nascença
Longe de ser uma característica estética - embora hoje existam cirurgiões que “confeccionem” essa marquinha - as covinhas nas costas são fruto de informações genéticas, assim como o furo no queixo e a covinha na bochecha.

Na maioria dos casos, ele é apenas uma curiosidade a mais do corpo humano. Mas, em alguns grupos étnicos, pode estar presente em até 10% da população. Essas peculiaridades são resultado de uma malformação congênita, que pode ter forma de nódulo ou de um furo que aparece perto do ouvido externo.

Apesar de serem causadas por uma má formação genética, as covinhas são consideradas um charme por muita gente. Por conta disso, uma nova tendência vem ganhando cada vez mais espaço no ramo da cirurgia plástica: é a dimpleplastia, procedimento realizado para criar os "buraquinhos" no queixo e nas bochechas.