O que é o frizz do cabelo?

Perguntado por: epacheco . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

O que acontece é que, quando a umidade entra em contato com o cabelo seco ou danificado, surge uma eletricidade estática que faz com que alguns fios fiquem assim, arrepiados. A estática faz os fios mais curtos e danificados se repelirem entre si, criando o indesejado frizz.

Uma das grandes dicas pra controlar o frizz é apostar em hidratações, como falamos acima. Mas, não só depois de lavar, como também antes de passar o shampoo. Opte por óleos essenciais ou capilares e aplique-os com massagens meia hora antes de entrar no banho.

O Corte que da jeito:
Corte bordado, tira todas as pontas mais ásperas e duplas do cabelo garantindo que o frizz seja domado somente pelo tratamento, não sendo mais as pontas o problema dos desgastes. O corte reto obriga o fio a pesar e não fica fio voando a toa se garante tratamento com selador de pontas.

1- O óleo de argan é perfeito para cabelos secos e com frizz
Se você está procurando uma forma de hidratar e deixar o cabelo macio, o óleo de argan é o melhor para dar mais brilho. O produto acaba com as pontas duplas, protege os fios durante o uso de secador e chapinha.

Uso excessivo de chapinha e secador
O uso excessivo dos modeladores de calor - como secador, chapinha e babyliss - sem proteção térmica, pode deixar a fibra capilar mais fragilizada, facilitando a quebra e o aparecimento do frizz.

Terça-feira. Para ter cabelos sem frizz, é preciso desapegar da parte que está danificada. As pontas duplas pioram o aspecto e, quando retiradas, garantem nova vida aos fios.

Se a produção é de última hora e você precisa esconder o frizz, a dica é: não arranque os fios arrepiados, já que o frizz nada mais é do que fios inteiros que quebraram. Portanto, as chances de nascer outro fio rebelde é muito maior.

A principal causa do frizz é a umidade do ar - ou seja, ele vai ser mais intenso em ambientes úmidos e tende a aumentar nos dias chuvosos. O que acontece é que, quando a umidade entra em contato com o cabelo seco ou danificado, surge uma eletricidade estática que faz com que alguns fios fiquem assim, arrepiados.

Cabelos cacheados e crespos têm mais frizz que os lisos? Como uma das causas do frizz é o ressecamento, os cacheados e crespos têm, sim, uma tendência maior a sofrer com o problema. Como o formato do fio é espiralado, a oleosidade natural precisa enfrentar obstáculos físicos para conseguir chegar até as pontas.

O frizz, aquele fio arrepiado que aparece no topo da cabeça, é um problema presente em todos os tipos de cabelo. Ele pode ser tanto cabelo novo que está nascendo, como também pode ser cabelo quebrado que está curto e, por isso, se arrepia.

O cabelo ondulado tem uma tendência natural ao frizz por ser mais ressecado. Por isso, a hidratação frequente é fundamental para controlar os fiozinhos arrepiados. O uso de leave-in também ajuda a deixar as mechas mais alinhadas.

Trata-se de um produto sem enxágue indicado para ser usado nos cabelos limpos, funcionando como um tratamento instantâneo para os fios. É o finalizador ideal para quem quer manter as madeixas disciplinadas e com aspecto saudável, sendo útil também na luta contra o frizz.

Lavar os cabelos todos os dias ajuda no crescimento? Não, lavar os cabelo todos os dias não ajuda no crescimento. O que pode prejudicar o crescimento dos fios é o contrário, ficar muito tempo sem lavar os fios.

A resposta varia de acordo com as características do seu cabelo. Fios secos, por exemplo, podem ficar mais tempo longe da água. No entanto, a recomendação é lavar, pelo menos, a cada dois ou três dias. Isso porque o cabelo fica constantemente exposto à poluição, poeira e outros poluentes que podem deixar resíduos.

Portanto, o melhor horário para lavar o cabelo é pela manhã. Prender o cabelo também abafa a região e favorece quadros como esse e a queda. Géis gordurosos, que retêm umidade e deixam o cabelo oleoso, podem piorar a caspa. É importante que cada pessoa fique atenta aos sinais e procure ajuda profissional.

Quantas vezes posso usar o óleo no cabelo? Se você quer usar o óleo como um leave-in, pode passar diariamente, apenas algumas gotinhas, no comprimento. Quem quer investir em um tratamento mais profundo pode investir na umectação com o produto uma vez por semana.

1 - Você pode dormir com o óleo nos cabelos
A técnica nada mais é do que deixar o óleo agindo puro nos cabelos por bastante tempo. Geralmente é feito pelas cacheadas e crespas, principalmente na fase da transição capilar, para hidratar e nutrir os cabelos que estão muito ressecados.