O que é o folclore simboliza?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 25 de maio de 2023
4 / 5 3 votos

Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares, é formado pelos costumes que são passados de geração em geração: como lendas, mitos, artesanato, provérbios e danças. O folclore simboliza a cultura popular e caracteriza a identidade de um povo, de uma nação.

O folclore brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo, é através dele que mantemos o saber popular, as histórias que são passadas de geração em geração e que fazem parte da história dos nossos antepassados.

As manifestações do folclore dão-se por meio de mitos, lendas, canções, danças, artesanatos, festas populares, brincadeiras, jogos etc.

Simboliza, de fato, a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo. Para não perder a tradição é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações.

Arte Folclórica é geralmente empregue para designar as realizações de âmbito artístico produzidas no seio de culturas tradicionais e pré-industriais, de carácter popular e tendencialmente rurais ou primitivas.

Características do folclore
As manifestações folclóricas são ensinadas oralmente, de uma geração para outra, e sem formalismos; A autoria das manifestações folclóricas são anônimas; As manifestações folclóricas destacam regionalismos; O folclore está associado ao passado, mas pode surgir de costumes contemporâneos.

Folclore é o que entendemos como as formas pelas quais a cultura popular manifesta-se e que são parte da identidade cultural de um povo. As representações folclóricas podem ser manifestadas por meio de ações individuais e coletivas e são formadas por costumes e tradições que são transmitidos de geração em geração.

As lendas têm como função básica historiar ou explicar fatos como a origem das coisas, fenômenos naturais, figuras sobrenaturais, as lendas fazem parte da vida social das pessoas.

O termo foi criado em 1846, pelo arqueólogo inglês William John Thoms, estudioso da cultura popular, que uniu as palavras “folk”, que em português significa povo, popular e “lore”, cultura, saber. Em agosto de 1965, a data, que é celebrada em todo o mundo, passou a fazer parte do calendário brasileiro.

Entre figuras como Saci Pererê, Cuca, Boitatá, entre outras, os personagens folclóricos são diversos. Podemos considerar o folclore como uma cultura popular, ou seja, o que conhecemos de cultura erudita não é representado como parte do folclore.

São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate. A utilização de elementos do folclore em obras literárias ajudou na popularização dos personagens.

Existem várias lendas e personagens folclóricos no Brasil, como o boitatá, o boto-cor-de-rosa, o caboclo d'água, o curupira, a iara, a vitória-régia, a mula sem cabeça, o negrinho do pastoreio, o saci e a cidade encantada em Jericoacoara.

Como inovar para trabalhar o Folclore na escola

  • Faça teatros e festas. Carnaval, Festa Junina e Folia de Reis são parte do nosso Folclore. ...
  • Cante e dance. ...
  • Explore provérbios, adivinhações e piadas. ...
  • Não se esqueça dos pratos típicos. ...
  • Use as lendas e os mitos.

Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes, que são passados de geração em geração. A palavra é originada do inglês, "folklore" significa sabedoria popular.

Bonecas, flores de palha, panela de pedra-sabão, colchas de tear, crochês, bordados, tricô, bróia, balaios de taquara, tapetes de arrailo, amarrados de corda, escultura (pedra-sabão e madeira), objetos de lágrima de Nossa Senhora, colchas de retalho, trabalhos feitos com vela e com penas de aves.

Por fim, explique para a turma que folclore é o conjunto de manifestações que forma a cultura popular de um determinado povo. Ele pode ser formado por músicas, danças, festas, histórias e artesanato, dentre outros.

Saci-Pererê

1. Saci-Pererê Um menino negro, travesso e com uma perna só, que vive com um gorro vermelho na cabeça e um cachimbo na boca. Assim é descrito o personagem mais famoso do folclore brasileiro.

O Saci-Pererê

O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro que se originou entre tribos indígenas do sul do Brasil, mas que sofreu influência de diferentes culturas. Tem apenas uma perna, usa um gorro vermelho e um cachimbo. Já foi retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena e um rabo.

O folclore pode ser manifestado tanto de forma coletiva quanto individual e reproduz os costumes e tradições de um povo transmitidos de geração para geração. Sendo assim, todos os elementos que são parte da cultura popular e que estão enraizados na tradição desse povo são parte do folclore.