O que é o foco narrativo de uma história?

Perguntado por: lzaganelli . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

O foco narrativo é, em síntese, o ponto de vista do narrador acerca de uma história. Ele pode ser dividido em dois tipos: em primeira pessoa e em terceira pessoa. Enquanto o foco narrativo trata da perspectiva dos acontecimentos narrados, o narrador é aquele que conta a história.

No foco narrativo em primeira pessoa, podem existir os tipos de narrador: Narrador personagem: quando é o protagonista quem narra; Narrador testemunha: quando é narrado sob a visão de um personagem secundário.

A palavra que indica o foco narrativo é o pronome "me", pois se refere à primeira pessoa. Nesse trecho, podemos perceber que o conto possui um narrador-personagem, pois ele participa da história.

O foco narrativo consiste em definir qual é o ponto de vista do narrador da história, sendo que este pode ser apenas quem assiste aos fatos narrados ou um personagem ativo em sua própria narração.

O narrador é quem conta a história, podendo ser, grosso modo, em primeira pessoa (narrador definido) ou em terceira (indefinido). Já o foco narrativo é em quem a narração está centrada. Um texto costuma ter um único narrador, com mudança de capítulo quando há troca.

Em terceira pessoa
Traz o ponto de vista daquele que não participa da história. Por isso, ele tem um conhecimento mais amplo sobre os fatos e os personagens da narrativa. Assim, esse narrador pode ter apenas uma visão de observador dos acontecimentos ou apresentar uma perspectiva onisciente acerca da situação.

Foco narrativo de segunda pessoa
A história é narrada por um narrador externo que se dirige diretamente ao leitor. Neste caso o leitor acaba por se transformar em um personagem da história, na maioria das vezes como protagonista.

  1. narrador em primeira pessoa: narrador personagem protagonista: possui relação íntima com a narrativa. narrador personagem testemunha: conta a história de outra pessoa e possui relação próxima com ela.
  2. narrador em terceira pessoa: narrador observador: conta uma história como alguém que a percebe de fora.

O foco narrativo designa o ponto de vista daquele que narra a história. Dessa forma, ele pode ser em primeira pessoa, isto é, quando pertence a uma das personagens (principal ou coadjuvante), e também pode ser em terceira pessoa, ou seja, quando não pertence a uma das personagens, localizando-se fora da história.

Resposta. Sim, pois você tem duas alternativas: Reescrever o texto com o foco de um narrador observador, ou seja, não participa da história e narrado que participa da história.

Resposta verificada por especialistas. O texto apresenta foco narrativo em primeira pessoa, pois o texto apresenta narrador-personagem, aquele que conta a história, mas também participa da ação.

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

Os elementos da narrativa são o enredo, os personagens, o espaço, o tempo e o principal o narrador. O enredo diz respeito a trama, o encadeamento dos fatos, é o esqueleto da narrativa, o desenrolar dos acontecimentos.

Elementos da narrativa: quais são e como usar na prática?

  • enredo;
  • espaço;
  • tempo;
  • narrador;
  • personagens.

Resposta. Resposta:O. foco narrativo é a perspectiva por meio da qual o narrador narra os ... o foco narrativo, narrador observador, narrador onisciente, primeira pessoa, terceira pessoa, ... Tendo em vista que o narrador representa um ser fictício do qual o autor se ...

Como fazer um texto narrativo? Para escrever um bom texto narrativo, é preciso saber construir e descrever as personagens. Lembre-se de caracterizá-las de forma física, mas também psicologicamente. Depois que você mostrar cada envolvido na história e o contexto, é hora de apresentar os fatos e seus desdobramentos.

O narrador personagem que participa da história, mas como personagem secundário, recebe o nome de narrador testemunha ou homodiegético. Esse tipo de narrador, embora seja personagem da narrativa, não está no centro dos acontecimentos e se dedica a narrar principalmente as ações do protagonista.