O que é o fio vermelho?

Perguntado por: abernardes6 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Akai Ito, ou "Fio vermelho do destino" é uma lenda chinesa que se espalhou por toda a Ásia há mais de 2 mil anos atrás. Conta a lenda que no momento to nascimento, os deuses amarram uma corda vermelha ivisível nos tornozelos daqueles que estão predestinados a se encontrar e se tornam ali, "almas gêmeas".

Fio vermelho do destino / Reprodução; Google
Os japoneses contam a lenda de outra forma, ao invés de serem conectados pelos tornozelos, os deuses amarram o fio no dedo mindinho dos que estão predestinados a serem almas gêmeas.

Diz a lenda que o fio vermelho é a união astral do verdadeiro amor. Estudos indicam, de forma imprecisa, que essa lenda é originária da China ou do Japão. O fio vermelho nos mantém, desde o nosso nascimento, junto da pessoa amada — que podem ser os pais, os irmãos ou alguns amigos.

A “'Akai Ito' é uma lenda que diz que quando a pessoa é destinada a outra, ambas têm um laço vermelho que as ligam, no dedo mindinho. O laço pode embaraçar, emaranhar, mas ele nunca quebra. O laço não é visível a olho nu, mas está lá desde o momento do nascimento.

Akai Ito, ou "Fio vermelho do destino" é uma lenda chinesa que se espalhou por toda a Ásia há mais de 2 mil anos atrás. Conta a lenda que no momento to nascimento, os deuses amarram uma corda vermelha ivisível nos tornozelos daqueles que estão predestinados a se encontrar e se tornam ali, "almas gêmeas".

Preste bastante atenção na cor do fio positivo e negativo: o cabo vermelho é o da corrente positiva e o preto, da negativa.

Ela é usada (normalmente amarrada) como uma espécie de pulseira no pulso esquerdo do utente (o lado de recebimento).

Dizia a lenda que “Purple Aki”, ou “Aki Roxo”, era um gigante que rondava as ruas em busca de jovens garotos. Segundo alguns, Aki seria “tão preto que era roxo”, já outros diziam que ele teria cabelo com essa cor, ou vestia uma capa.

Aqui no Brasil, a norma NBR 5410 determina as cores dos revestimentos de acordo com a função do condutor: – Azul claro: para condutores neutros com isolação; – Verde ou verde com amarelo: para condutores de proteção (popularmente conhecidos como “fio terra”); – Vermelho, preto ou marrom: para condutores fase.

Os cabos verde ou verde e amarelo são usados para condutores de proteção (fio terra).

Você pode simplesmente amarrar um fio vermelho ao pulso com um nó duplo (para evitar que solte), mas a lenda da Kabala diz que devemos dar 7 nós, representando os 7 maiores desejos que você tem.

"Akai" significa vermelho, o que explica a cor do logo, antigamente acompanhado por um ponto vermelho.

O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano. Simboliza a chama que mantém vivo o desejo, a excitação sexual e representa os sentimentos de amor e paixão. No contexto religioso, o vermelho é a cor da carne, do pecado, do diabo, da tentação; é a cor que provoca a paixão carnal e o desejo.

Akai Ito ou fio vermelho do destino, é uma lenda de origem chinesa e, de acordo com este mito, os deuses amarram uma corda vermelha invisível, no momento do nascimento, nos tornozelos dos homens e mulheres que estão predestinados a ser alma gêmea.

Conheça alguns as histórias mais curisosas dessa riquíssima cultura, como o complexo (e misterioso) zodíaco chinês:

  • A lenda de Bai She Zhuan, a Mulher Cobra Branca. ...
  • A fábula de Kua Fu. ...
  • Os dragões. ...
  • O ano-novo chinês. ...
  • O zodíaco chinês.

Curupira. Defensor da natureza, o Curupira vive nas matas brasileiras, tem os cabelos vermelhos e os pés virados para atrás. O seu nome tem origem tupi-guarani e sua função é espantar todos que querem destruir as matas. Para cumprir sua missão, emite sons e assovios que dão medo.

azul: são os condutores neutros com isolação; verde ou verde com amarelo: também conhecidos como "fio terra", são os condutores de proteção; qualquer outra cor: são os condutores fase, ou seja, os que possuem "carga". Neles, há uma tensão elétrica (127v ou 220v).

De origem chinesa, o Akai ito se popularizou no Japão há milhares de anos e ficou conhecido como a lenda do fio vermelho. Acredita-se que na hora do nascimento, os deuses amarram no dedo mínimo um fio vermelho que é ligado ao mesmo membro de outra pessoa.

Além de servir de referência para criar uma tensão de 127V, o fio neutro tem a função de fechar o circuito elétrico. Portanto, a corrente que vem da rede elétrica pelo fio fase passa pelo aparelho e retorna pelo neutro.