O que é o fator de correção de uma solução volumétrica?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

O fator de correção (FCr) é o fator utilizado para corrigir a diluição de uma substância, o teor de princípio ativo, o teor elementar de um mineral ou a umidade. Essas correções são feitas com base nos certificados de análise das matérias-primas ou nas diluições feitas na própria farmácia.

O fator de correção é uma constante para uma determinada qualidade de alimento decorrente da relação entre peso bruto e peso líquido, sendo capaz de prever as perdas inevitáveis durante a etapa de pré-preparo, quando os alimentos são descascados, desossados ou cortados.

DEFINIÇÃO: É UM PROCEDIMENTO QUE PERMITE DETERMINAR A CONCENTRAÇÃO EXATA DE UMA SOLUÇÃO, GERALMENTE PARA USÁ-LA EM UMA ANÁLISE VOLUMÉTRICA (QUANTITATIVA). CONSISTE EM FAZER UMA TITULAÇÃO DA SOLUÇÃO PREPARADA, EM RELAÇÃO À UM PADRÃO PRIMÁRIO (OU SECUNDÁRIO).

Se o Fator de Correção for maior que 1, quer dizer que perdemos algo após o preparo do alimento. Ao descascar uma maçã, retiramos a casca e sementes. O peso do resultado final nunca será o mesmo da maçã inteira. Então FC > 1 : perda.

A diluição aplicada irá gerar um fator de correção necessário para ser inserido nos cálculos de pesagem. Por exemplo o ácido fólico numa diluição 1:10. Sabemos que 1 parte em 10 equivale a 10%, logo o Fc será (Fc=100/10 = 10).

Em relação à cenoura a média do fator de correção foi 1,11 (grupo 1 = 1,04; grupo 2 = 1,12 e grupo 3 = 1,18), nesta hortaliça foi encontrado o menor fator de correção pelo grupo 1 que apenas raspou a cenoura com o auxilio da faca.

Como calcular o fator de cocção dos alimentos
Como vimos, o índice de cocção (IC) trata da relação entre o peso dos alimentos cozidos e prontos (PC) e o peso dos alimentos limpos e crus (PL). Para calculá-lo, utilizamos a seguinte fórmula: IC = PC / PL.

O indicador de desperdício chamado Fator de Correção (FC) é definido como a relação entre o peso do alimento bruto, ou seja, na forma como foi adquirido, com cascas, talos, sementes, e o peso do alimento líquido, após passar por processo de limpeza.

Para calcular o Fator de Correção (FCr), divide-se 100 pelo teor da substância ou do elemento. Cálculo: 10 mg x 9,09 = 90,9 mg de Betacaroteno por cápsula.

A sua forma fatorada pode ser encontrada utilizando suas raízes, ou seja, os valores de x que zeram tal expressão. Para determinar os valores que zeram tal expressão, basta resolver a equação ax2 + bx + c = 0 utilizando o método que achar conveniente. Aqui ressaltamos o método mais conhecido: método de Bhaskara.

A fatoração numérica corresponde à decomposição de um número em fatores primos, para isso é necessário obedecer a uma sequência. O número a ser fatorado deverá ocupar a coluna da esquerda e a coluna da direita será preenchida com os fatores primos.

O número natural m = 1260 tem a seguinte fatoraç˜ao: 1260 = 22 × 32 × 5 × 7 .

Existem diversos índices para realização da correção monetária. Os principais índices utilizados no Brasil são o IPCA, IGP-M, Taxa Referencial (TR), CDI e Selic. Além desses índices, também há situações em que a variação na cotação do dólar pode ser utilizada para realizar correção monetária.

Dessa forma, para calcular o per capita, basta dividir a quantidade utilizada pelo número de comensais (20kg / 160 comensais = 0,125kg ou 125g).

A correção do fator de potência busca deixar a rede elétrica muito mais eficiente através da instalação de bancos de capacitores. O objetivo dos bancos é “anular” as curvas de tensão e corrente de carga.

Resultados: Os FT das saladas variaram de 1,49 a 0,67, as carnes de frango de 0,97 a 0,42; de boi - 0,83 a 0,32, de porco - 0,90 a 0,51, de peixe - 0,50 e ovos - 0,95.

Resposta: O IC desse macarrão é 2,83.

Tudo o que é eliminado com a limpeza dos alimentos, como ossos, gordura, pele, talos, sementes e cascas dos alimentos, está dentro do fator de correção dos alimentos.

A beterraba reduziu seu FC de 1,27 para 1,21; a cenoura de 1,08 para 1,04 e o chuchu de 1,30 para 1,25, o que pode ser visto na Tabela 1, na qual está descrito o percentual de redução do fator de correção de cada hortaliça avaliada.