O que é o Fastboot Xiaomi?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Fastboot Mode é uma aplicação avançada usada em dispositivos Android da Xiaomi e de outras fabricantes com esse sistema operacional. Ele também é conhecido como modo boot. O mesmo serve para que o usuário faça modificações e solucione problemas do aparelho.

A combinação dos botões Power e Volume para baixo pressionados por 10 segundos é o principal método para entrar no Modo Fastboot Xiaomi – tanto com o celular ligado, quanto desligado –, mas ele não é o único.

Como formatar um celular da Xiaomi

  1. Abra o aplicativo “Configurações”;
  2. Toque na opção “Sobre o telefone”;
  3. Toque em “Redefinir dados”;
  4. Na parte inferior da tela, toque em “Apagar todos os dados”;
  5. Insira a senha de desbloqueio;
  6. Uma janela avisará que todos os dados serão deletados. Toque em “Avançar” para confirmar.

Reboot system now: permite reiniciar o dispositivo; Apply update from ADB / SDCard: permite instalar um firmware oficial, previamente baixado e colocado em um diretório específico no aparelho. Dependendo do dispositivo, podem ser exibidas diferentes opções: Apply update(*.

Para desbloquear seu dispositivo Xiaomi, será necessário utilizar a ferramenta Mi Account Unlock Tool disponibilizada no site do fabricante.

No Android, o Modo de Segurança serve para diagnosticar problemas causados principalmente por aplicativos de empresas que não o fabricante do smartphone ou tablet. Isso porque ele inicializa o gadget com todos os apps adicionais desativados, mantendo apenas os que vieram de fábrica em funcionamento.

Para desativar o modo de seguro basta reiniciar o dispositivo. Para tal, mantenha os botões Ligar e Diminuir volume pressionados e toque na opção Reiniciar. Outra forma de desativar este modo é através do ecrã de notificações do dispositivo.

O modo de segurança permite que o usuário verifique se algum aplicativo instalado está causando problemas no celular - como lentidão, congelamentos ou reinicialização. Isso é possível porque a função interrompe apps terceiros, mantendo apenas os que vieram pré-instalados.

Como restaurar o seu Android para os padrões de fábrica

  1. Acesse as configurações do seu celular. Vá até o menu do seu celular e clique em “Configurações” representado pelo ícone de engrenagem;
  2. Clique em “Sistema” ...
  3. Vá em “Redefinir opções” ...
  4. Inicie a restauração para os padrões de fábrica.

Desligue o dispositivo Android. Mantenha pressionada a tecla Liga/Desliga até que o logotipo apareça e, então, solte-a. Rapidamente, mantenha pressionada a tecla Abaixar volume até que esteja no Modo de Recuperação. (Em alguns dispositivos, isso desativa automaticamente o Modo de Segurança)

Fazer backup manual de dados e configurações

  1. Abra o app Configurações do smartphone.
  2. Toque em Google. Backup. Se essas etapas não corresponderem às configurações do seu smartphone, pesquise a opção backup no app Configurações ou peça ajuda ao fabricante do dispositivo.
  3. Toque em Fazer backup agora.

A ferramenta é uma espécie de modo de manutenção utilizado principalmente por técnicos especializados, mas também pode ser usado pelo consumidor para restaurar o smartphone em caso de falhas de software que impeçam o funcionamento do aparelho.

Assim, o aparelho (smartphone, celular ou tablet) retorna às configurações originais de fábrica. Com isso, todos os arquivos, contas de e-mail, aplicativos, softwares e dados registrados durante o uso do aparelho são apagados.

Além de restaurar os elos do sistema operacional, o hard reset também eliminará rastros e dados desnecessários, que podem estar pesando no processamento e na memória do aparelho. Com um funcionamento mais fluido e suave para o usuário, tendo um resultado será bem mais visível.

Se o smartphone estiver congelado com a tela ligada, mantenha o botão liga/desliga pressionado por cerca de 30 segundos para reiniciá-lo.

Como ativar ou desativar os botões do Xiaomi

  1. Abra as configurações. Acesse o menu de configurações do seu Xiaomi e toque na aba “Configurações adicionais“;
  2. Selecione a opção. Na sequência, abra o menu “Tela infinita” e escolha entre botões e navegação por gestos.

Para forçar a reinicialização do Redmi Note 9, pressione e segure o botão liga / desliga (ou botão de desbloqueio) por pelo menos 8 segundos até que o logotipo da Xiaomi ou Android apareça na tela e solte o botão enquanto ele liga novamente.

A fabricante chinesa analisará o seu pedido. No entanto, a empresa reserva o direito de demorar três dias úteis para fornecer uma resposta. Lembrando que você pode usar aplicativos gerenciadores de senhas para te ajudar a lembrar de todos os seus acessos (e de forma segura).

O código PIN padrão é 8888. Se você inserir um código PIN errado três vezes, o chip será bloqueado. Para desbloquear o chip, você deve inserir o código PUK. Você pode ligar para a central de atendimento ao cliente para obter o código PUK.

Você também pode conferir a autenticidade e qual é a versão do produto (global ou chinesa) no site oficial da Xiaomi. Para isso, utilize o IMEI ou número de série do smartphone e acesse a aba “Autenticação de produto” do site mi.com/global/.

Ativar ou desativar o "Serviço de localização de emergência"

  1. No smartphone, abra o app Configurações.
  2. Toque em Local Serviços de localização. ...
  3. Ative ou desative o Serviço de localização de emergência ou oServiço de localização de emergência do Google.