Para que serve o extrato etéreo?

Perguntado por: lbonfim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Extrato Etéreo: São mais conhecidos como as "gorduras" de uma ração. Têm a mesma função dos carboidratos, ou seja fornecer energia para todas as atividades metabólicas dos organismos que a consomem.

Extrato etéreo (EE): A determinação do EE é feita, na maioria dos casos, pela extração com solventes como, por exemplo, o éter em aparelho do tipo Soxhlet, seguida da remoção por evaporação ou destilação do solvente empregado.

Os rótulos das rações animais deverão informar, de forma clara e legível, os nutrientes contidos em suas composições, e as respectivas quantidades.

Em média, eles necessitam de, pelo menos, 420 a 650 gramas de ração diárias para mantê-los saudáveis. Vale ressaltar que uma xícara (chá) equivale a 160 gramas de ração.

Para o cachorro que pesa entre 1 a 4 kg, oferece de 55 gramas a 95 gramas de ração diariamente. Esta quantidade é equivalente a 1,5 xícaras de alimento. Cachorros que pesam entre 4 a 8 kg, um pouco maiores, ou cachorros adultos de porte pequeno devem consumir entre 95 gramas a 155 gramas de ração por dia.

A ensilagem pode ser usada como a única forma de volumoso para equinos, desde que seja de qualidade e fornecido várias vezes ao dia. É comum ensilagem feita de sorgo, milho, capim - elefante, cana-de-açúcar e até mesmo de alfafa.

Caso o cavalo esteja muito abaixo do peso normal, procure uma ração extrusada, de alta caloria e rica em proteína. Misture 500~700 g de ração para cada 100 kg de peso do cavalo a uma porção de palha de igual volume. Ou ofereça a mesma quantidade de uma mistura de flocos de cevada e farelo de arroz umedecido.

Melhora o sistema imunológico do animal e resistência muscular. Previne rabdomiólise em cavalos de corrida. Aumenta os níveis de glicose plasmática após exercícios. Garante pelagem sedosa por aumentar a absorção de vitaminas lipossolúveis.

Por meio da textura, pode-se avaliar sua maciez, elasticidade, crocância, entre outras características; Sabor: O gosto do alimento é percebido ao identificar características primárias (doce, amargo, ácido, etc.). O paladar é responsável por identificar o sabor.

Existem dois tipos básicos de métodos de análise de alimentos: métodos convencionais e métodos instrumentais. Os primeiros são aqueles que não necessitam de nenhum equipamento sofisticado, isto é, utilizam apenas vidraria e reagentes, e geralmente são utilizados em gravimetria (peso) e volumetria.

O termo FDA refere-se a celulose, lignina, sílica e proteína, sendo utilizada para quantificar a hemicelulose por diferença da FDN. A fibra estimula a mastigação, serve como substrato aos microrganismos, contribui para manutenção dos padrões fermentativos e estabilidade do ambiente ruminal.

O alimento é dividido em algumas categorias: Standard, Premium e Super Premium, que são ranqueados de acordo com a quantidade de absorção dos nutrientes pelo animal.

Já as fibras, que são carboidratos não-digeríveis, são necessárias à microbiota e à estrutura e funcionamento do trato gastrointestinal.

O cálcio participa de diversas funções vitais no organismo animal, como participar da contração muscular e da composição óssea. Logo, tanto o excesso quanto a falta desse mineral podem causar sérios problemas pra saúde desses indivíduos.