O que é o exercício Stiff?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

O stiff é um exercício simples, praticado em pé com halteres, barra ou o peso do próprio corpo. Sua principal função é movimentar os membros inferiores, sem a flexão das pernas.

O Movimento do Exercício Stiff
Flexione levemente os joelhos. Em seguida desça o peso em direção aos pés, levando seu quadril para trás, mantendo as costas eretas. Ao passar pelos joelhos (apenas um referência) volte para posição inicial. O movimento todo fica apenas no quadril!

O que é bom comer depois do treino? Iogurte, leite e ovo podem ser os representantes mais famosos quando falamos de proteínas, mas há uma série de outros alimentos ricos neste macronutriente, sabia? O clássico prato brasileiro arroz com feijão é uma fonte de aminoácidos de cadeia ramificada, o BCAA.

Quase todos podem executar o exercício stiff sem problemas - é o que garante o personal trainer Lucas Moreira. "Mas, é claro, desde que execute de forma correta o exercício", reforça o especialista. Segundo ele, apenas quem tem alguma lesão ou outro problema na coluna deve evitar o movimento durante o treino.

O stiff é um exercício multiarticular (ou seja, que envolve mais de uma articulação e grupo muscular) aliado para trabalhar o core, além do posterior (parte de trás) de coxas e o bumbum.

Máquina Abdutora
É a cadeira em que você abre as pernas, empurrando o peso para fora e fortalecendo os músculos na parte lateral externa da coxa e quadril.

Neste contexto, o stiff, que tem a carga nas mãos, tem um menor braço de momento de resistência do que o good morning, tendo em vista que a trajetória da carga é menor. Com isso, podemos concluir que o stiff tem um menor torque e necessita de menos produção de força do que o good morning.

“O agachamento sumô é um exercício que recruta de maneira bastante eficaz os músculos da parte de trás da coxa e também glúteos. Pode ser uma opção muito boa no treino de membros inferiores”.

A Cadeira extensora e flexora é um aparelho da linha Biodelta com sistema de alavancas e pesos livres que permite os dois movimentos básicos do joelho. Na extensão ativa de forma completa os quatro feixes do quadríceps. Na flexão, ativa os posteriores da coxa.

Levantamento terra
Esse exercício é o oposto do stiff, ou seja, ao invés de descer a carga, deve-se levantar a carga até a altura do quadril, usando a musculatura da posterior da perna e dos glúteos, até a perna ficar esticada e, depois, voltar para a posição inicial.

De acordo com o especialista, os principais exercícios para quem quer engrossar as pernas são os básicos, como agachamento livre, leg press, stiff e cadeira extensora. Exercícios que tem grande ativação de fibras musculares, e perfeitos para quem quer tonificar as pernas de um modo completo”, explica.

Exercícios para fortalecer a região lombar

  1. 1 – Agachamento. O agachamento é considerado um dos melhores exercícios para serem feitos com o objetivo de fortalecer a região lombar. ...
  2. 2 – Stiff. ...
  3. 3 – Perdigueiro. ...
  4. 4 – Elevação de braços e pés (hiperextensão lombar) ...
  5. 5 – Prancha isométrica. ...
  6. 6 – Prancha oblíqua. ...
  7. 7 – Elevação pélvica.

Ao Metrópoles, a nutricionista Monik Cabral listou sete alimentos que podem auxiliar no ganho de massa magra e, consequentemente, na definição dos glúteos. São eles: Proteína animal (ovos, peixes, frango e carnes vermelhas);

Agachamento afundo
Ele é um dos que mais exige força, equilíbrio e resistência física, mas também é um dos agachamentos mais eficientes para glúteos, sabia? Além dessa região, o movimento também traz benefícios como o fortalecimento das coxas, dos glúteos e das panturrilhas.

O agachamento é campeão quando o objetivo é ter um bumbum mais empinado. Isso porque ele trabalha vários músculos de uma só vez.

Carboidratos integrais: pão, arroz e macarrão integral aliam a reposição energética dos carboidratos às fibras. A famosa batata-doce e o inhame também são boas opções.

Antes do treino, pode-se associar a ingestão de proteínas, mas a prioridade deve ser consumir carboidratos, que são alimentos energéticos, como frutas e cereais integrais.

No caso de atividades mais longas e com alta intensidade, vale investir em carboidratos que têm uma absorção mais lenta, por exemplo: integrais, aveia, granola, castanhas e batata-doce. Nas práticas mais curtas, é melhor ingerir carboidratos de rápida absorção, como frutas, tapioca, geleia e água de coco.

“Assim como em qualquer outro exercício, não é recomendado fazer agachamento diariamente. O descanso é fundamental para a recuperação muscular e para evitar lesões” diz Gisele Santos, professora e consultora do Smart Fit Coach.

Ele trabalha a musculatura das pernas como um todo: quadríceps, coxa, panturrilhas e glúteos. Ajudando a conquistar coxas mais grossas, durinhas e tonificadas. O que é importante não apenas para a estética, mas também para manter seu treino bem distribuído.