O que é o exercício resistido?

Perguntado por: wpimenta . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Exercício resistido é o treinamento contra resistência, geralmente realizado com a utilização de pesos, e tem como benefícios: o desenvolvimento de potência, força e resistência muscular, diminuição de gordura corporal, e aumento de massa magra e deste modo favorece uma melhor aptidão física e qualidade de vida por ...

O Treinamento Resistido com Pesos (TRP), também descrito como treinamento de força ou treinamento com pesos, é mais popularmente conhecido como “musculação”.

Esse tipo de treino pode aumentar a força em indivíduos não treinados, mas não implica em alterações fisiológicas mais complexas (FLECK et al., 1999). Um princípio importante a ser considerado no treinamento resistido é que não se deve treinar o mesmo grupo muscular dois dias seguidos (ANDRESON et al., 1995).

O exercício/ mobilização ativo resistido é o movimento ativo do MMSS ou MMII onde a contração muscular dinâmica ou estática é resistida por uma força externa aplicada de forma manual ( fisioterapeuta) ou mecânica ( uso de aparelhos).

Resumo. O treinamento resistido se fragmenta em vários aspectos positivos para os adolescentes que estão na faixa etária entre 12 a 20 anos de idade.

Sendo assim, a musculação e a calistenia são exemplos de treinamento resistido efetuados por praticantes de exercício físico.

Atualmente sabe-se que o treinamento resistido, não é apenas o mais eficiente para aumentar a massa óssea, mas também para aumentar a massa e a força dos músculos esqueléticos.

Para Tubino os cinco princípios do Treinamento Esportivo são: O Princípio da Individualidade Biológica, O Princípio da Adaptação, O Princípio da Sobrecarga, O Princípio da Continuidade, O Princípio da Interdependência Volume-Intensidade (TUBINO, 1984).

Os treinos de força, por exemplo, são praticados por aqueles que desejam aprimorar habilidades, tais como equilíbrio, agilidade, coordenação motora e outros atributos que exigem força do corpo para executá-las. Já o treino de resistência é mais utilizado por atletas que praticam atividades físicas regularmente.

O treinamento resistido promove melhoras em algumas aptidões como, força, resistência, coordenação e flexibilidade. O treinamento dessas aptidões, são importantes para realização confortável e segura dos esforços diários.

Os exercícios resistidos são classificados em dinâmico ou isotônico e estático ou isométrico, tais terminologias são relativas à mecânica de execução dos exercícios, ou seja, contração muscular dinâmica é caracterizada por uma contração onde há a produção de tensão no músculo, seguida de movimento articular (FORJAZ et ...

O número ideal de repetições
Se precisa, sobretudo, trabalhar a resistência muscular, o número de repetições é de 25 a 45. Se o requisito básico for o melhor desenvolvimento do sistema cardiovascular/respiratório, trabalhe mais de 100 repetições.

O treinamento resistido e manipulado por muitas variáveis como o número de séries e repetições, intensidade da carga, frequência semanal, ordem dos exercícios, intervalo de descanso, entre outras (Kraemer e Ratames, 2004).

As sessões de treinamento devem ocorrer de 2 a 3 vezes por semana, com 1 a 2 séries de 6-15 repetições por exercício, realizadas com um peso em torno de 40% de 1 RM. Essa carga corresponde a classificação entre 11 e 14 na escala subjetiva de esforço.

Exercícios resistidos não são indicados quando músculos ou articulações estão inflamados ou edemaciados. O uso de resistência pode levar a um aumento do edema, e mais lesão nos músculos e articulações.

Em alguns casos, pode ser apropriado fazer sessões de fisioterapia diariamente, especialmente em situações agudas ou em estágios iniciais de reabilitação. No entanto, é importante ressaltar que nem sempre fazer fisioterapia todos os dias é a abordagem mais adequada.

Basicamente, exercícios aeróbicos são aqueles que exigem oxigênio para produzir energia. Eles são prolongados, têm intensidade baixa ou moderada, longa duração e repetição dos movimentos.

O treinamento resistido é uma modalidade popular e eficaz para a melhora da função e desempenho muscular, além de trazer benefícios à saúde. Contudo, ainda restam inúmeras dúvidas a respeito dos efeitos de diferentes cargas de treinamento a hipertrofia muscular.