O que é o exame Ionograma?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

O ionograma sérico determina a concentração dos iões: Sódio (Na+), Potássio (K+) e Cloro (Cl-), que provêm da alimentação sendo excretados através dos rins. O médico pode ainda solicitar o doseamento do cálcio, do fósforo e do magnésio.

CódigoNome do ExameValor
IONIONOGRAMA (SODIO,POTASSIO,FOSFORO,CALCIO)96.00

Pode ser feito para determinar se a doença/estado clínico que compromete o cérebro, pulmões, fígado, coração, rins, tireoide ou glândulas adrenais esteja causando ou sendo agravada pelo excesso ou deficiência de sódio.

O ionograma sérico determina a concentração dos iões: Sódio (Na+), Potássio (K+) e Cloro (Cl-), que provêm da alimentação sendo excretados através dos rins. O médico pode ainda solicitar o doseamento do cálcio, do fósforo e do magnésio.

As indicações para prescrição do ionograma por rotina, independentemente da situação clínica do doente, são as seguintes (Nível de Evidência C, Grau de Recomendação III): a) à entrada de um Serviço de Urgência ou de uma UCI; b) na admissão de um internamento; c) no pré-operatório; d) doentes em diálise.

Um desequilíbrio severo dos eletrólitos pode causar complicações neurológicas e cardíacas graves e, se não reconhecido e tratado prontamente, pode ser fatal.

As principais causas desse tipo de desequilíbrio são a ingestão excessiva ou redução na eliminação de um eletrólito, ou ingestão diminuída ou eliminação excessiva do mesmo, sendo a insuficiência renal a causa mais comum.

Os distúrbios hidroeletrolíticos ocorrem quando o paciente perde quantidade significativa de líquidos corporais e, consequentemente, de eletrólitos. Essa perda pode ocorrer pelo suor excessivo, pela poliúria (excesso de urina), pelos vômitos e pela diarreia.

Quando medimos o sódio, através de exame de sangue, e ele está alto, nós temos a hipernatremia. Ela é causada geralmente por um quadro de desidratação (falta de água no nosso organismo), e pode ser identificada pela presença de alguns sintomas, como sonolência, confusão mental e fraqueza.

Por isso, sempre que precisar armazenar suas amostras em vários tubos na mesma coleta, comece sempre pelo tubo de tampa vermelha e por último, o tubo de tampa roxa (EDTA).

Segundo a dra. Maysa Seabra Cendoroglo, médica geriatra do Einstein, uma pessoa saudável apresenta nível estável de sódio no plasma sanguíneo entre 135 a 145 mEq/L (miliequivalentes por litro). Abaixo desse limite, configura-se quadro de hiponatremia - detectável por meio de exame de sangue.

Na hiponatremia, os níveis de sódio no sangue estão excessivamente baixos. A presença de níveis baixos de sódio tem muitas causas, inclusive o consumo de um excesso de líquidos, insuficiência renal, insuficiência cardíaca, cirrose e uso de diuréticos. Os sintomas resultam de disfunções cerebrais.

O exame de creatinina é fundamental para que possamos avaliar se os rins estão funcionando adequadamente. Além disso, essa é uma boa forma de vermos se há qualquer outro tipo de alteração no funcionamento do organismo.

Eletrólitos são minerais responsáveis pelo transporte de água para dentro das nossas células e também pelos impulsos elétricos do nosso corpo, que por sua vez são importantes para os movimentos musculares, para o funcionamento de órgãos vitais e também para uma hidratação eficiente, por exemplo.

Eletrólitos são minerais que carregam uma carga elétrica quando estão dissolvidos em um líquido como o sangue. Os eletrólitos do sangue – sódio, potássio, cloreto e bicarbonato – ajudam a regular as funções dos nervos e músculos e manter um equilíbrio ácido-base.

As concentrações dos eletrólitos no sangue são mensuradas para determinar possíveis anormalidades e, caso ela exista, os resultados são utilizados para acompanhar a resposta ao tratamento. O sódio, o potássio, o cálcio, o fosfato e o magnésio são os eletrólitos envolvidos nos distúrbios do equilíbrio do sal.