O que é o exame HLA?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

É o exame realizado para se determinar a identificação da variante de cada subtipo do HLA. Cada indivíduo possui duas variantes de cada subtipo de HLA (exemplo: HLA-A, HLA-B, HLA-DR ...), um herdado do pai e outro da mãe. A escolha dos subtipos que serão tipificados depende da indicação.

Detecção de HLA-B51 - R$228,00 - Labi Exames.

O antígeno HLA-B27 (e o gene correspondente) é considerado um marcador associado às espondiloartrites, que compreendem a espondilite anquilosante (EA), a artrite reativa (antigamente denominada síndrome de Reiter), a artrite psoriásica, a espondiloartrite relacionada à doença inflamatória intestinal e a ...

Os genes HLA estão presentes em praticamente todas as células do nosso corpo, exceto os glóbulos vermelhos do sangue. Eles coordenam as respostas do nosso organismo a diversas doenças, reações a medicamentos, e também a transplantes de órgãos ou de medula óssea.

Os genes de classe I codificam as moléculas clássicas de histocompatibilidade HLA-A, B e C, os de classe II as moléculas clássicas HLA-DR, DQ e DP.

Pelo teste dos leucócitos obtidos por amostra de sangue, os laboratórios de imunogenética podem determinar o tipo de HLA do paciente e dos doadores potenciais. A determinação do HLA é dominada pelos genes que se localizam no cromossomo número 6 nas células dos tecidos.

O sistema de antígenos leucocitários humanos (HLA), o principal complexo de histocompatibilidade (MHC) em seres humanos, é uma parte importante do sistema imunológico e é controlado por genes localizados no cromossomo 6.

HLA e as doenças autoimunes
As descobertas também podem ser testadas em outras doenças autoimunes, incluindo diabetes tipo 1, artrite reumatoide, doença de Crohn e esclerose múltipla, diz ele.

Se duas pessoas têm o mesmo tipo sanguíneo, não significa que ambas têm o mesmo tipo de HLA. Além disso, ela é muito mais complexa do que a tipagem sanguínea. A maior chance de se encontrar doador com compatibilidade HLA com o paciente é buscando na família, principalmente entre os irmãos.

São eles: radiografia, mamografia, cintilografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada (CT), ressonância magnética (MRI) e endoscopia.

HLA B27 – Detecção por PCR - R$91,00 - Labi Exames.

Resultado do exame HLA-B27
Logo, sua presença não significa, necessariamente, uma doença, mas sim um risco maior para o desenvolvimento de condições autoimunes (que é quando o nosso corpo não reconhece células próprias e saudáveis e as ataca, na tentativa de se proteger).

Para que serve o exame HLA B27? O diagnóstico da Espondilite Anquilosante é clínico e, portanto, no caso de suspeita deve-se consultar com um médico especialista. Existem testes que podem auxiliar na definição do quadro mas não são diagnósticos ou preditivos. Um dos testes que podem ser utilizados é o HLA-B27.

As doenças autoimunes, como exemplo o lúpus, vitiligo e psoríase, acontecem quando o sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis, passando a produzir anticorpos contra o próprio organismo. Sabe-se que existem mais de 100 tipos dessas doenças e que podem desenvolver-se em qualquer órgão/local do corpo.

Os antígenos HLA de classe I e II são glicoproteínas que diferem quanto a sua estrutura, distribuição tissular e função. As moléculas de classe I clássicas são heterodímeros constituídos de 2 cadeias polipeptídicas que se expressam na superfície de todas as células nucleadas.

O exame pode ser feito na Fundação Hemominas em Belo Horizonte ou em qualquer unidade do interior, se houver um pedido médico autorizado pela Comissão Municipal de Nefrologia e Transplantes. Sem essa autorização não é possível a realização do procedimento.

O HLA-b27 é uma molécula apresentadora de antígeno encontrada na superfície de várias células do sistema imune. A presença dos alelos que codificam o HLA-b27 está fortemente associada com o desenvolvimento das espondiloartites.