O que é o exame de RIFI?

Perguntado por: dornelas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

O teste sorológico RIFI padrão para humanos, como já foi descrito na literatura, é apropriado para confirmação sorológica, em casos de dúvida, ou como contraprova de casos positivos, em que, segundo o Ministério da Saúde, é necessário o sacrifício do animal.

Sintomas: – Leishmaniose visceral: febre irregular, prolongada; anemia; indisposição; palidez da pele e ou das mucosas; falta de apetite; perda de peso; inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço.

Se o teste for REAGENTE, será realizado teste confirmatório com previsão de liberação de resultado final em 10 dias.

“O exame convencional para Leishmania pode apresentar resultados falsos positivos pois, no momento do exame, o animal pode ter produzido anticorpos contra outros parasitas que são da mesma família da Leishmania, como Trypanosoma cruzi.

NÃO REAGENTE: Este Resultado sugere a ausência de anticorpos para leishmania na amostra.

De acordo com Sibele, a leishmaniose pode ser confundida, pelos sinais clínicos, com outras doenças infecciosas, tumores, doença renal, infecção urinária, dermatopatias alérgicas e doenças neurológicas.

Hemograma: pode evidenciar uma pancitopenia: diminuição de hemácias, leucopenia, com linfocitose relativa, e plaquetopenia. A anaeosinofilia é achado típico, não ocorrendo quando há associação com outras patologias, como a Esquistossomose ou a Estrongiloidíase.

As drogas de primeira escolha para o tratamento da Leishmaniose são os Antimoniais Pentavalentes. Devem ser administrados por via parenteral (ou seja, intra-muscular ou intra-venosa), por uma período mínimo de 20 dias. A dose e o tempo da terapêutica variam com as formas da doença e gravidade dos sintomas.

Apesar de grave, a LV tem tratamento e cura para os humanos.

Dentre os medicamentos antileishmania, a anfotericina B lipossômica ou a miltefosina são as que têm mais probabilidade de serem eficazes para leishmaniose cutânea.

Atualmente, só há um remédio para tratamento dessa doença, que é o antimoniato de meglumina.

É um teste com ALTA SENSIBILIDADE. A recomendação para diagnóstico de leishmaniose inicia-se pela SOROLOGIA – por ELISA e IMUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA- RIFI. Em vários países e por recomendação do Ministério da Saúde este é o primeiro passo para um diagnóstico correto.

O diagnóstico, quando feito, é pela coleta de sangue para exames sorológicos (imunofluorescência indireta/IFI ou enzyme linked immmunosorbent assay/Elisa) ou através da intradermorreação de Montenegro reativa. Os títulos de anticorpos em geral são baixos e podem permanecer positivos por longo período.

Quanto tempo vive um cão com leishmaniose? Não há uma resposta precisa para essa questão. Quando o pet recebe o resultado positivo da doença, o que deve ficar claro para o tutor é que o acompanhamento com um veterinário deve ser feito pelo resto da vida dele, tratando os sintomas provenientes da doença.

Não existe comprovação de cura da leishmaniose visceral canina. É importante ressaltar que a leishmaniose visceral não é transmitida pelo contato direto entre cão e humano. Atualmente, existem medicamentos que reduzem o número de parasitas no organismo do animal. O tratamento pode aliviar os sinais.

Os principais sintomas da LVC são perda de apetite, emagrecimento, pelo opaco, queda de pelos, aparecimento de feridas na pele (em especial na face, focinho e orelhas) e, num estágio mais avançado, o crescimento exagerado das unhas (onicogrifose) e perda dos movimentos das patas traseiras (parestesia).