O que é o exame de paquimetria?

Perguntado por: ncoutinho . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

O exame de paquimetria, também chamado de paquimetria ocular avalia e mede a espessura da córnea, parte transparente do olho pela qual visualizamos a íris, a pupila e o fundo ocular. Na paquimetria, os resultados são considerados normais quando a espessura da córnea está entre 470 micrómetros e os 550 micrómetros.

Agora que você já sabe o que é exame de paquimetria e como ele é feito, é importante reforçar que estamos falando de um procedimento rápido, simples e indolor, que geralmente dura cerca de 10 minutos.

Esse exame tem como principal objetivo medir a pressão dentro do olho. O tonômetro, aparelho utilizado no exame, encosta no olho do paciente e mede uma determinada área da córnea. Uma tira fina de papel com fluoresceína é aplicada na lateral do olho. É um exame indolor e rápido, que dura cerca de apenas 15 minutos.

consulta esse exame sai pelo valor de R$120.

No exame de paquimetria, portanto, sabe-se qual é o estado deste componente tão importante para a visão. Um resultado positivo, ou seja, que confirma a estrutura normal da córnea deve ficar entre 470 e 550 micrómetros.

QUAIS SÃO AS CAUSAS? O glaucoma surge preferencialmente em pessoas com predisposição genética, após cirurgias oculares, uso de medicações com corticóide e depois de outras doenças oculares como uveíte, retinopatia diabética, oclusão venosa, dentre outras.

A espessura comum para uma córnea costuma ficar em torno de 530 micrômetros.

“A espessura da córnea é um fator importante no diagnóstico preciso da pressão intraocular. Uma córnea muito fina pode mascarar uma leitura mais precisa. A PIO pode ser subestimada quando a córnea é mais fina e superestimada em córneas mais grossas”.

Geralmente, os olhos normais (sem glaucoma) apresentam pressão entre 10 a 21 mmHg, e é determinada facilmente pelo médico oftalmologista com um exame chamado Tonometria. Porém, muitos pacientes com pressão "normal" (16 mmHg por exemplo), podem desenvolver glaucoma.

Ceratocone é uma enfermidade não inflamatória que afeta a estrutura da córnea, camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular.

O astigmatismo é um problema no olho que faz com que uma pessoa tenha dificuldade de enxergar corretamente, causando dificuldade para focalizar a imagem e, assim, distorções.

Colinérgicos (mióticos)
É o tipo de colírio mais indicado para o tratamento de glaucoma de ângulo fechado, que costuma ser urgente e promove maiores danos ao nervo óptico em pouco tempo. A atuação ocorre diretamente nos músculos oculares, desobstruindo o canal de drenagem dos olhos em pouco tempo.

Produção de líquido ocular em excesso. Histórico familiar de glaucoma. Obstrução do sistema de drenagem do olho. Uso prolongado de medicação Prednisona ou Dexametasona.

São medicamentos recentes no tratamento do glaucoma e representam a classe com maior efeito hipotensor. As drogas são: Latanoprosta 0,005%, Travoprosta 0,004% e Bimatoprosta 0,03%, elas atuam aumentando o escoamento do humor aquoso que de certa forma facilitam a passagem desse liquido.

O exame de Pentacam costuma ser mais caro que a média dos exames oftalmológicos. No Rio de Janeiro, o exame de Pentacam custa em média R$500.

O glaucoma é uma doença que atinge diretamente o nervo óptico dos olhos e envolve de forma clara a perda de células da retina que são responsáveis por enviar impulsos nervosos ao cérebro. Essa pressão intraocular quando acontece de forma elevada aumenta significativamente o risco para o desenvolvimento do glaucoma.

A cirurgia refrativa é um procedimento a laser, eficaz e seguro, para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. As técnicas mais usadas são LASIK, PRK e Smile. Esses são recursos altamente adotados para a correção da córnea e fazem com que as imagens visuais sejam formadas com precisão.

O exame de CAMPO VISUAL, CAMPIMETRIA ou PERIMETRIA avalia a nossa visão periférica. Quem tem Glaucoma perde essa visão periférica e fica com uma visão apenas tubular central.

de 100 à 300 reais

Qual o valor do exame de mapeamento de retina? O procedimento de mapeamento, costuma ter o valor em torno de 100 à 300 reais, dependendo do local e cidade que irá realizar o procedimento. Além disso, é possível pesquisar com seu plano de saúde, se o mesmo não cobre parte ou totalmente o valor do procedimento.