O que é o exame de machado guerreiro?

Perguntado por: ofurtado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

O exame chagas (machado guerreiro) é solicitado como instrumento auxiliar para diagnóstico da doença de chagas. A patologia é transmitida pelo protozoário Trypanosoma Cruzi, que tem os barbeiros da família Triatominae como vetor de transmissão.

Chagas – Hemaglutinação - R$49,00 - Labi Exames.

O diagnóstico da doença de Chagas se dá em sua grande maioria por exames de sangue, sendo que o diagnóstico do agente causador poderá ser identificado por meio de métodos laboratoriais de visualização do parasito direto ou indiretamente, e por presença de anticorpos no soro.

Quanto tempo leva: A partir do dia em que a amostra é entregue na Funed, o resultado é liberado em até 11 dias úteis. Em caso de alguma adversidade ou necessidade de realizar algum exame extra para esclarecer o diagnóstico, este prazo poderá ser alterado.

Interpretação: Diagnóstico de infecção por Trypanosoma cruzi ou Doença de Chagas. Exame útil no diagnóstico da doença de Chagas ou para se verificar se um indivíduo foi infectado pelo Tripanossoma cruzi, o agente etiológico.

Na fase aguda e nas formas crônicas da doença de Chagas o diagnóstico etiológico poderá ser realizado pela detecção do parasito através de métodos parasitológicos (diretos ou indiretos) e pela presença de anticorpos no soro, através de testes sorológicos sendo os mais utilizados a imunofluorescência indireta (IFI), ...

Para definição diagnóstica de doença de Chagas na fase crônica há necessidade de dois testes sorológicos positivos – anticorpo IgG – por técnicas ou antígenos diferentes, pois nenhum dos testes possui acurácia suficiente para ser utilizado isoladamente no diagnóstico.

Transmissão por via oral, que ocorre quando há ingestão de alimentos contaminados por triatomíneo ou suas fezes e, também, por meio de ingestão de carne crua ou mal cozida provenientes de caça.

PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES EM PACIENTES COM DOENÇA DE CHAGAS
Na fase aguda, onde o parasita está na corrente sanguínea, às manifestações são febre, cefaleia, adenomegalia, palidez, dispneia, dor abdominal ou torácica, enquanto na fase crônica pode haver o comprometimento cardíaco, digestivo e neurológico.

O óbito na doença de Chagas pode ser devido a cau- sas cardiovasculares – notadamente a principal causa – e a causas não-cardiovasculares.

Febre, aparecimento de gânglios, crescimento do baço e do fígado, alterações elétricas do coração e/ou inflamação das meninges nos casos graves. Na fase aguda, os sintomas duram de três a oito semanas. Na crônica, os sintomas estão relacionados a distúrbios no coração e/ou no esôfago e no intestino.

Alterações no batimento do coração como arritmias, taquicardia e insuficiência cardíaca podem levar à morte súbita. Outras complicações como o aumento do esôfago e cólon também são percebidas podendo levar à desnutrição.

Tratamento: O tratamento deve ser indicado por um médico, após a confirmação da doença. O remédio, chamado benznidazol, é fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, e deve ser utilizado em pessoas que tenham a doença aguda assim que ela for identificada. O tratamento tem duração de 60 dias.

Ela pode ter consequências graves para a saúde, incluindo problemas cardíacos. Isso porque, ao picar o ser humano, o inseto transmite um microorganismo protozoário (Trypanosoma Cruzi), que ao entrar na corrente sanguínea, pode ir até as células do coração e gerar a doença cardíaca.

Um resultado IgM e IgG não reagentes sugere que você não entrou em contato com o antígeno responsável pela doença. No entanto, também pode sugerir que você está com a doença, mas os anticorpos ainda não foram produzidos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste.