O que é o exame de gota espessa?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 9 votos

O exame da gota espessa permite diferenciação das espécies de Plasmodium e do estágio de evolução do parasito circulante. Por meio desta técnica é possível detectar outros hemoparasitos, tais como Trypanosoma sp. e microfilárias. Para mais informações, consulte o Manual de diagnóstico laboratorial de malária.

Secar a lâmina em temperatura ambiente, ar morno ou caixa com lâmpada ou estufa, tomando cuidado para o sangue não se fixar por calor excessivo; Desemoglobinizar a gota espessa, usando solução hipotônica de azul de metileno. Esta é aplicada sobre a gota espessa por dois segundos.

Antes de realizar o teste rápido de malária, é preciso que ele esteja em temperatura ambiente. Em seguida, o profissional responsável limpa o dedo do paciente para puncionar o aparelho e recolher o sangue que sair, e transferi-lo, imediatamente para o teste no local apropriado.

O diagnóstico da gota é feito sobretudo após um história clínica bem feita asssociada aos exames mostrando níveis elevados de ácido úrico no sangue. Outros exames podem ser solicitados como radiografias e dosagem de ácido úrico na urina.

Além da análise do líquido articular, a radiografia da área afetada e a dosagem de ácido úrico no sangue e na urina podem contribuir com a investigação diagnóstica."

No Brasil, 98 por cento dos casos de malária ocorrem na região da Amazônia – Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima -, além das regiões a oeste do Maranhão, noroeste do Tocantins e ao norte do Mato Grosso.

Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta (no início contínua e depois com freqüência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), aumento do baço e, por vezes, delírios.

A malária é uma doença infecciosa, febril, aguda e potencialmente grave. Ela é causada pelo parasita do gênero Plasmodium, transmitido ao homem, na maioria das vezes pela picada de mosquitos do gênero Anopheles infectados, também conhecido como mosquito-prego.

O que é exame parasitológico de sangue? É um exame que permite a diferenciação dos parasitos encontrados no sangue periférico a partir da análise morfológica. É possível, também, por essas técnicas diretas, avaliar a parasitemia do paciente, através da relação do número de leucócitos pelo número de parasitas.

Esfregaço de sangue periférico: A ferramenta padrão para o diagnóstico da malária é a detecção de parasitas em esfregaços sanguíneos, corados por Giemsa e observados à microscopia óptica.

Diversas doenças parasitárias que apresentam formas ou estágios no sangue podem ser diagnosticadas com precisão por meio do exame de sangue. Por exemplo, a malária, a filariose brancroftiana, a leishmaniose e a doença de Chagas em fase aguda são diagnosticadas parasitologicamente por esse exame.

Em 6x de R$75,04 no Cartão.

O P. falciparum é o tipo de malária que pode mais provavelmente resultar em infecções graves que, se não tratadas de imediato, podem levar à morte. Ainda que a malária possa ser uma doença mortal, a doença e a morte causadas pela malária podem geralmente ser prevenidas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza testes rápidos imunocromatográficos para a detecção de infecções como HIV, sífilis, hepatites B e C. Esses testes são, primariamente, recomendados para testagens presenciais.

A gota ocorre em virtude de um acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações. Provoca dor e inchaço nas articulações, principalmente nas do dedão, tornozelo e joelho. A gota provoca dor nas articulações, em especial no dedão do pé, no joelho e no calcanhar.

A gota é rara em jovens, mas geralmente é muito mais grave em pessoas que desenvolvem a doença antes dos 30 anos. A gota é causada por níveis altos de ácido úrico no sangue, um quadro clínico chamado hiperuricemia, que frequentemente ocorre em membros da mesma família.