O que é o exame Anti-HCV hepatite C?

Perguntado por: rgarcia9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

O exame anti-HCV é de extrema importância. Consiste em retirar uma pequena amostra de sangue para detecção de anticorpos contra o vírus da Hepatite C, o anti-HCV. O anti-HCV é um anticorpo específico contra o vírus da Hepatite C. Ele é produzido pelo sistema imune de pessoas infectadas por esse vírus.

A Hepatite C é uma infecção causada pelo vírus C da hepatite (HCV). Diferente da Hepatite B, não é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível, uma vez que a transmissão sexual do HCV é pouco frequente.

entre 100 e 100 milhões de UI/mL.

Uso de sangue e seus derivados contaminados; Relações sexuais sem o uso de preservativos (menos comum); Transmissão de mãe para o filho durante a gestação ou parto (menos comum).

Se o teste de anti-HCV for positivo, é necessário realizar um exame de carga viral (HCV-RNA) para confirmar a infecção ativa pelo vírus. Após esses exames, o paciente poderá ser encaminhado para o tratamento, ofertado gratuitamente pelo SUS, com medicamentos capazes de curar a infecção e impedir a progressão da doença.

A hepatite crônica pelo HCV é uma doença de caráter silencioso que evolui sorrateiramente e se caracteriza por um processo inflamatório persistente no fígado. Aproximadamente 60% a 85% dos casos se tronam crônicos e, em média, 20% evoluem para cirrose ao longo do tempo.

Quando surgem, costumam aparecer de 15 a 50 dias após a infecção. Diagnóstico: É realizado por exame de sangue.

Diagnóstico. O principal exame para diagnóstico da hepatite C é a pesquisa de anticorpos contra o vírus VHC, o anti-VHC. Quando o resultado é positivo, a pessoa deve ser encaminhada para exames complementares.

A doença atinge principalmente dependentes químicos que compartilham seringas e pessoas que fazem tatuagens e piercings. Mas existe outro grupo de risco insuspeito. A hepatite C é considerada a mais perigosa das hepatites. A razão é que ela se torna crônica em pelo menos 75% dos casos, um índice altíssimo.

A hepatite C é uma doença inflamatória do fígado, via-de-regra crônica, e que geralmente cursa de forma assintomática. A regeneração do fígado, que está sendo agredido continuamente pelo vírus, leva à formação de um tecido endurecido que se insinua entre as células hepáticas normais (a “fibrose”).

Sem vacina, a hepatite C é a mais severa entre os vírus, com 80% de chance de ser tornar crônica após ser contraída. O surgimento dos sintomas é muito raro, mas podem aparecer cansaço, tontura, enjoo, vômito, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, além da urina escura e fezes claras.

Caso o resultado seja positivo, é necessário realizar um exame de carga viral (HCV-RNA). É importante salientar que pessoas com a hepatite C podem levar uma vida normal e saudável, como a prática de esportes (incluindo os de contato), o compartilhamento de alimentos e beijar outras pessoas.

O exame anti-HCV, que detecta a Hepatite C é de extrema importância e muito simples de fazer. O vírus HCV é o responsável por causar Hepatite C, uma inflamação no fígado. O HCV invade o organismo silenciosamente e fica alojado por um bom tempo no fígado, pode ficar até anos sem manifestar os sintomas.

Resultado do anti-HCV negativo (não reagente) indica que a pessoa não teve contato com o vírus da Hepatite C. Em torno de 20% das pessoas que entraram em contato com o vírus da Hepatite C curam, enquanto que em torno de 80% das pessoas desenvolvem a doença crônica.

15- O portador de HCV pode trabalhar em qualquer tipo de atividade? Sim. Não há contágio nas relações sociais e estar infectado com a hepatite C, por si, não significa limitação para o trabalho. As pessoas poderão trabalhar em creches, manipulando alimentos, em estabelecimentos de saúde, etc.